Fronteiras Invisíveis do Futebol #67 – França Ultramarina

Vamos girar o mundo inteiro! Mesmo! Antes do referendo sobre uma possível independência da Nova Caledônia, Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão viajar pela França Ultramarina. Da América do Norte até o Pacífico Sul, vamos ver um pouco de todas as posses francesas ainda reminiscentes de seu império colonial.

Isso inclui o antigo colonialismo e as colônias americanas, desde o século XVI, até o imperialismo contemporâneo, com as várias (várias!) ilhas do Índico e do Pacífico. Enquanto isso, vamos aos futebóis dos territórios, tanto a prática doméstica quanto, principalmente, os jogadores que você já ouviu falar e não sabia da onde vinham, mostrando que esse império colonial tem efeitos bem visíveis. E uma música que é um puro suco de Matias fecha o seu podcast de História preferido!.

Referências no programa

Livro Comunidades Imaginadas, de Benedict Anderson

Filme Mercenaire

Música Peuples du Monde, de Tonton David

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinatura

Filipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

8 Comentários

  • Olá Mathias e Felipe. Quero deixar minha resposta aqui. O senhor Rodrigo me denunciou aqui, dizendo que não ouço o podcast por preconceito por futebol, mas vou só lembrar ele que me ofereci para ir em um jogo do Coxa quando não tinha ninguém pra ir com ele.
    É um excelente trabalho, mesma qualidade que me chamou pro Xadrez. Vejo que realmente tava perdendo por não ter ouvido antes. Vou ter que encaixar os episódios entre as bagunças do meu pequeno, que tem quase 2 anos!
    Um grande abraço, e conseguiram mais um ouvinte “preconceituoso”.

  • Sr. Filipe Figueiredo, por que essa perseguição ao melhor esporte de todos o rugby? Tomou muitos tackles do pessoal da FFLCH hahaha? Brincadeiras a parte, ótimo podcast. Comecei a ouvir essa semana e não consigo parar.

  • Lucas Mioto - Ariquemes/RO

    Pessoal, o programa é simplesmente sensacional! Descobri há alguns meses e já zerei todos.

    Aproveitar tb pra fazer justiça aqui: na Copa de 2002, Anderson Polga foi titular contra a China (o Edmilson não jogou bem a primeira partida contra a Turquia) e contra a Costa Rica (o Roque Jr foi poupado, Edmilson voltou e fez aquele golaço). Aliás, na Copa de 2002 só os goleiros reservas não entraram em campo, mas depois o Dida foi titular em 2006 e o Rogério Ceni jogou uns minutos contra o Japão

    Abraços!

  • Muito bom o programa. To esperando o fronteiras invisíveis do hóquei sobre o Canadá, ou pelo menos dois porque tem Quebec

  • Parabéns pelo programa! Queria lembrar que a França também invadiu Alagoas, estabelecendo um porto onde hoje é a praia do francês. Tanto que a atual bandeira de Alagoas faz alusão à bandeira francesa, tendo os mesmos ideias da revolução francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

    Saudações azulinas. CSA na série A em 2019!

  • Bruno Leonardo Amorim

    Filipe e Matias, olá rapazes!
    Agradeço muitíssimo ao programa já que era um tema que não imaginava ser abordado, foi bem diferente, mas muito informativo. Aqui em Alagoas, a poucos minutos de Maceió, tem no Município de Marechal Deodoro a Praia do Francês, local batizado por conta da presença francesa na costa alagoana no século XV para contrabando de pau-brasil, algo que os portugueses só vieram descobrir só no século seguinte, e que, por sinal, é uma praia muito bonita caso tenham intensão de visitar.
    E, só por curiosidade, foi em Reunião que foi executado Olivier Levasseur; La Buse, para os íntimos, dono de um dos maiores tesouros pirata e que nunca foi encontrado. No dia da execução, 07/07/1730 ele jogou uma mensagem criptografada ao público e disse “Encontre meu tesouro, aquele que entender”, e é afirmado que isso serviu de inspiração para mangá/anime One Piece e o tesouro perdido de Gol D. Roger, mas não encontrei nenhuma confirmação do autor sobre isso.
    Obrigado mais uma vez pelo programa e continuem com esse trabalho incrível de vocês!

  • Programa muito bom Filipe e Matias. Agora, sério mesmo, eu não lembro se vocês falaram do Pascal Varihua, polinésio que jogou pela França.

    Já que falaram da França, vocês precisam fazer depois um programa sobre o Reino Unido Ultramarino e a Holanda Ultramarina rsrsrsr.

  • Estou desapontado com o Xadrez Verbal ignorando o menino Ney e meu comentário denunciando vocês por lá…

    Mas ouvindo o Fronteiras precisei parar e comentar…

    Eu estava no Espanha e Taiti no Maracanã!!!

    Xinguei torcedores da Espanha!!!

    Gritei que 8 a 0 é 0 a 0!

    Comemorei as substituições do técnico do Taiti, gritando “Agora vai!”

    Vi o jogador do Taiti tirando foto com o Fernando Torres, de quem ele foi guia turístico em uma viagem de férias do espanhol.

    Foi muito divertido. Pena que saí logo no fim do jogo, pois era dia de manifestação e a cidade estava um caos.

    E mandem o abraço do Dênis Mello que pedi no Xadrez Verbal, divulgando a hq dele…

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.