Xadrez Verbal Podcast #284 – State of the Union e Ucrânia

Continuamos na invasão da Ucrânia pela Rússia! Atualizamos vocês com tudo o que aconteceu na última semana, análises, cenários possíveis e um giro pelas principais sanções, enquanto a professora Vivian Almeida analisa os cenários futuros possíveis para o Brasil. Também giramos pelo Pacífico, com eleições na Coreia do Sul e discurso de State of the Union nos EUA. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais abrindo mais um ano da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Podcast Quem lê tanta notícia

Série Inventando Anna

Livro Os cossacos, de Lev Tolstoi

Discurso de Joe Biden – State of The Union Address

Fronteiras Invisíveis do Futebol #66 – Chile

Fronteiras Invisíveis do Futebol #79 – Bolívia

Fronteiras Invisíveis do Futebol #67 – França Ultramarina

Site Sanctions Tracker

Thread de Monica de Bolle sobre as sanções à Rússia

Xadrez Verbal #283 – Gambito da Dama: Sistema SWIFT

Capítulo Os negros dos Cárpatos – Livro Como o futebol explica o mundo: um olhar inesperado sobre a globalização, de Franklin Foer

Matéria Imigrantes negros na Ucrânia dizem ser alvo de racismo e barrados em trens ao tentar fugir, por Flávia Mantovani

Xadrez Verbal #283 – Coluna Aberta: Viagem de Bolsonaro ao Leste Europeu, com Guilherme Casarões

Xadrez Verbal #283 – Xeque: Rússia versus Ucrânia

Canal Aviões e Música

Matéria Russian Troop Deaths Expose a Potential Weakness of Putin’s Strategy, por Helene Cooper e Eric Schmitt

Thread de Jeff Nascimento sobre emergências em usinas nucleares

Thread do Filipe sobre Putin

Coluna O heroico comediante contra o covarde ex-agente da KGB, por Guga Chacra

Música de encerramento Jailhouse Rock, com The Blues Brothers

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:02:00 – Giro de Notícias #01
  • 00:11:20 – Coluna Aberta: Bacia do Pacífico
  • 01:01:45 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:11:55 – Match: Invasão Russa à Ucrânia (questões políticas e culturais)
  • 01:54:55 – Xeque: Invasão Russa à Ucrânia (conflito armado)
  • 03:52:10 – Gambito da Dama: impactos da guerra na economia brasileira
  • 04:02:15 – Giro de Notícias #02
  • 04:08:30 – Peões da Semana
  • 04:10:45 – Sétimo Selo
  • 04:17:10 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

15 Comentários

  • Diogo Maia de Carvalho

    Bom dia, boa tarde, boa noite pra todo mundo.

    Em primeiro lugar, parabéns por mais uma edição. Eu nunca tinha ouvido falar na expressão “xibolete”, mas logo que vocês começaram a explicar que ela é um sinal convencionado de identificação, eu me lembrei da clássica sequência da taverna de Bastados Inglórios, quando o Major Hellstrom, interpretado pelo August Diehl, percebe que o Lt. Archie Hicox, um britânico vivido pelo Michael Fassbender, é um impostor infiltrado entre os nazistas, quando ele pede três copos de cerveja fazendo o sinal com os dedos indicador, anelar e médio, quando a tradição alemã é fazer o pedido utilizando o polegar em vez do anelar.

    Abraços de BH.

  • Boa noite meus caros!
    Só vim aqui comentar uma informação extra. O fornecedor de ligas de titânio da Embraer é a empresa Russa VSMPO-AVISMA que é controlada pela estatal Rostec.
    Será que que a Embraer terá que correr atrás de um novo fornecedor ou teremos uma queda de braço?
    Fonte: https://rostec.ru/en/news/embraer-aknowledges-vsmpo-avisma-as-the-best-supplier-of-the-year-for-the-fourth-time/
    Um grande abraço.

  • Obrigado por mais um episódio Filipe e Matias.

    Esse numéro de voluntários é realmente muito alto, mas imaginava que os números seriam ainda mais altos considerando o impacto que a invasão está tendo na opinião pública mundial.

    Abs!

  • Galera, meus cumprimentos e congratulações.
    Já faz um bom tempo que escuto o podcast e quase sempre fica adiando o envio de um recado com felicitações.
    Dessa vez não resisti e tive que escrever para dizer que NÃO TO AGUENTANDO MAIS OUVIR O EPISÓDIO COM O TANGO DO GOTAN PROJECT AO FUNDO!
    Já faz um tempo que carinhosamente atribuí a vocês o prêmio de Podcast com a pior seleção de musicas em vinhetas, pela infame mistura de tango com heavy metal, entre outros. Dessa vez eu até fui o google para procurar (e encontrar) o vídeo em que o Felipe explica a relação entre Xadrez Verbal e Música. Claro que Felipe explicou brilhantemente todos os motivos e claro que a mistura continua não fazendo sentido nenhum.
    Um grande abraço de um admirador que não lhes suporta, mas não tira do ouvido.
    Fred Costa

    P.S.: Por favor, revejam pelo menos a escolha de música de fundo.
    P.S.2: Todo meu ranço foi sublimado no dia que The Obvious Child foi a música de encerramento!

  • Olá e boa semana!
    Só passando pra comentar brevemente que gostei tanto do xibolete que estava pesquisando enquanto vocês falavam. Provavelmente na pressa de procurar a origem da palavra Lollapalooza e apresentar o programa, o Filipe se confundiu: O nome do *festival* tem origem por que o criador do evento ouviu o termo num filme dos três patetas, mas a palavra em si já existia antes. É um “da hora pra caramba” de americano dos anos 1900.

    Nada muito digno de nota, pois o trabalho do Filipe, do Matias e da Vivian é excelente como sempre. Muito obrigado por mais esse episódio e um abraço!

  • Ola e boa semana!
    Agradeço o episódio, sempre ouço o podcast e acho a melhor fonte de noticias não tendenciosas disponível.
    Porém gostaria de ressaltar um problema técnico com o PODCAST, temos o costume de ouvir o PODCAST na TV do trabalho e o volume tem que ser minuciosamente calibrado para ser entendível para o nosso setor e que não atrapalhe os demais setores da empresa, e existe uma diferença GRITANTE entre o volume da voz do Filipe e do Matias, o que ja gerou sustos e reclamações dos demais setores. Se voces arrumarem isso nos ajudaria muito!!! Obrigado.

  • Parabéns mais uma vez pelo episódio Filipe e Matias, especialmente os blocos dedicados a questão na Ucrânia. Gosto bastante da música de encerramento, mas com tantas menções aos cossacos no ‘xeque’ eu acho que essa aqui cairia melhor :

  • William Zimmermann

    Olá pessoal. Obrigado pelo episódio. Fiquei com uma dúvida no que vocês disseram. A Ucrânia PROIBIU o uso do idioma russo, conforme o Filipe declarou algumas vezes no programa, ou apenas LIMITOU e/ou o retirou da lista de idiomas oficiais? Acho que há uma grande diferença entre os dois termos. Se eu não me engano, durante a Segunda Guerra, o governo brasileiro PROIBIU o uso do alemão fora de ciclos familiares. É o mesmo que aconteceu na Ucrânia com o idioma russo? Pelas informações que encontrei, o idioma russo faz parte de uma lista de 13 línguas minoritárias reconhecida pela Ucrânia – ou seja, não seria um idioma proibido, apenas não seria um idioma oficial. Mas posso estar errado. Poderiam explicar um pouco melhor no próximo episódio, por favor?

  • William Zimmermann

    Sobre o Russo e o Ucraniano serem idiomas semelhantes, pelas minhas pesquisas, não diria que é a mesma diferença entre o português luso e o português brasileiro como comentado no programa. Na verdade, está mais para a diferença entre o português e o espanhol. Segundo alguns dados, a diferença é até mais gritante. O canal Langfocus, em uma comparação há dois anos atrás, mostrou dados de que há apenas 62% de similaridade léxica entre ambos os idiomas. Já em um artigo de 2014 escrito por Vasylyna Golovnya (tradutora e fluente em russo, ucraniano e francês) afirma que o Russo está em 5˚ lugar na diferença linguística. O polonês, o tcheco, o eslovaco e o bielorrusso tem, tecnicamente falando, maior similaridade léxica com o idioma Ucraniano do que o Russo. Já entre o português e o espanhol, por exemplo, a similaridade léxica é superior – a similaridade lexical entre o espanhol e o português superior aos 80%.

  • Luis Eduardo Reis

    Ótimo programa como sempre!!

    Gosto bastante dos comentários de vocês e acho que foi acertado vocês terem se concentrado no Xadrez, pois com a velocidade das informações tudo acontece muito rápido, sendo essa visão do que aconteceu na semana necessária para ter uma certa distância. As análises ficaram muito boas e completas na minha humilde opinião.

    Sobre a Anna Chlumsky (atriz de “Meu primeiro amor”, filme que ainda tenho o VHS), após ouvir no programa fui pesquisar para ver como ela estava hoje em dia e me deparei com a informação de que ela fala português, morou no Brasil e foi estudante de Relações Internacionais (fonte: https://br.vida-estilo.yahoo.com/anna-chlumsky-de-inventando-anna-fala-portugues-e-ja-morou-em-salvador-150317754.html ). Diante disso, acho que seria uma boa convidada para o Repertório, visto que ela teve contato com o país antes, fala nosso idioma e pode dar sua visão com base seus conhecimentos em Relações Internacionais e Hollywood (quem sabe ela não tem o zap do Macaulay Culkin para uma futura entrevista), porém não sei como seria com a acessória dela, torço para que eles sejam receptivos.

    Muito obrigado pelo conteúdo incrível!!

  • Gabriel M. Quaresma

    Baita programa!

    Sobre a russofobia: a demissão do Maestro Valery Gergiev da orquestra de Munique não foi só por ele ser russo, mas por ele ser bastante ligado ao Putin, inclusive participou de campanhas eleitorais em favor do Wladimir e fez concerto na Ossétia do Sul. Já exisita pressão contra ele desde 2014, por conta da Crimeia, e agora ele se recusou a manifestar-se contra a guerra. Inclusive o Gergiev vai se apresentar em Moscou nesta semana.

    Ainda sobre russofobia/xenofobia aqui na Alemanha, como se os próprios alemães já não fossem problema suficiente, ainda tem uma quantidade considerável de russos apoiadores do Putin, turcos apoiadores do Erdogan etc. O brabo é que esse pessoal acaba colocando gasolina na fogueira.

    Ah! Se der, mandem um abraço pro Giu Iannarelli que escuta vcs na Polônia e pro Lucas Couto que vos ouve em Portugal!

    Um grande abraço virtual

  • Olá Filipe e Matias…
    Outra sanção nos esportes foi a saída do piloto de F1, NIkita Mazepin, que corria pela Haas e junto com ele um patrocinador russo que pertence ao pai do piloto.

  • Fala, galera do Xadrez!!!

    Vocês citaram no programa anterior sobre a questão do Kwait. Com isso, fiquei curioso e gostaria de pedir recomendações para entender melhor sobre as guerras do golfo, irã-iraque, essas coisas.

    De qualquer forma, obrigado demais pelo programa!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.