Xadrez Verbal Podcast #269 – América Latina, 76ª AGNU e eleições

Tem eleição na Alemanha! E tem eleição na Islândia, plebiscito em Berlim e um monte de outras eleições. Retornamos à 76ª Assembleia Geral da ONU e também damos uma volta pela nossa quebrada latino-americana. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fechando mais uma edição da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Um ato de liberdade

Exposição Lamento das imagens, de Alfredo Jaar – SESC Pompeia

Filme Não devore meu coração

Livro Curva de rio sujo, de Joca Terron

Repertório #2.13 – Irapuã Santana

Matéria Rebelião em presídio no Equador deixa ao menos 116 mortos, por Thiago Amâncio

Fronteiras Invisíveis do Futebol #67 – França Ultramarina

Coluna na Gazeta do Povo Uma vitória do comunismo em Berlim? Mais para Adam Smith e Churchill

Músicas de encerramento:

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:01:45 – Giro de Notícias #01
  • 00:24:40 – Coluna Aberta: América Latina
  • 01:09:15 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:14:50 – Match: 76ª AGNU
  • 02:11:40 – Xeque: girão eleitoral
  • 02:54:00 – Giro de Notícias #02
  • 03:03:10 – Peões da Semana
  • 03:05:45 – Sétimo Selo
  • 03:16:25 – Música de encerramento #01
  • 03:19:05 – Música de encerramento #02

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

13 Comentários

  • Agradecer ao Matias pela escolha de músicas para o fim do programa, pois há anos não ouvia música punk, principalmente por causa dos ditos “revolucionários dos anos 80” que se tornaram reacionários nos últimos anos, principalmente no caso do Marcelo Nova.

  • Gostaria de convidá-los a visitar minha página do Instagram sobre História e Arte Cemiterial brasileira, sou historiador e utilizo muito material historiográfico para criar algumas postagens sobre o tema.
    @arte_cemiterial

  • Diogo Maia de Carvalho

    Ecletismo musical é aqui no Xadrez Verbal: de Live At Pompeii a Cólera e DZK.

    Abraços de BH.

  • LUIS FELIPE GONCALVES

    Gostaria de deixar aqui um clip do show humorístico britânico Spitting Image, no clip aparece o Boris Johnson tentando resolver a crise de desabastecimento e sendo abordado pelo Tom Cruise que se voluntaria para dirigir os caminhões.

  • Álvaro Carnielo e Silva

    Olá Filipe e Matias,

    Achei interessante o pessoal do Canadá criar um “Dia Laranja”.

    Eu e meus amigos aqui em São José dos Campos já fazíamos isso antes de ser moda.

    Aqui a gente usa roupa laranja às quintas como um modo de homenagem a uma grande amiga (Marília Montadon).
    (Essa era uma brincadeira do time com ela que espandiu as fronteiras)

    Já aproveito e mando um abraço para ela e seu esposo, Marílio (Thiago Borges).

    Excelente programa!

  • Muito bom o programa. Parabéns. Um grande abraço ao Matias que estava especialmente inspirado nos trocadilhos nessa edição.

  • Flavio Correa Prado

    Olá!

    Sobre a rota do tráfico, acho importante destacar o as apreensões de drogas pela Receita Federal do Brasil (mais de 100 toneladas nos últimos anos) evidenciam que os portos brasileiros estão sendo usados como rota para o tráfico internacional. Em particular, como ponto de envio de drogas para os portos europeus da Antuérpia e Roterdã. O tráfico inclusive tem diversificado as rotas utilizadas, usando como destino (ou ponto de parada intermediária) países africanos com menor controle aduaneiro, como, por exemplo, Costa do Marfim.

  • João Carlos Niehues Neto

    Muito obrigado pelo ótimo programa. Escutei o episódio da semana, como sempre, fazendo faxina no apê, e dei uma gargalhada com a piada do Matias com a Papua-Nova Guiné, justamente enquanto estava limpando o banheiro. Então é isso, Xadrez Verbal tornando as tarefas domésticas mais agradáveis.

  • Sobre as eleições, senti falta de 2 acontecimentos que podem ter grande implicância na política Austríaca.

    Na cidade de Graz (Segunda maior cidade da Áustria) o KPÖ (Kommunistische Partei Österreichs – Comunistas) venceu quebrando um domínio da ÖVP, o que levou a renúncia do Siegfried Nagl que era prefeito a 18 anos. Devem formar governo com os verdes e o SPÖ. E isso já se refletiu nas pesquisas nacionais onde o KPÖ agora aparece com 4 ou 5% dos votos votais e 42% dos austríacos já dizem que poderiam votar na KPÖ. E com as notícias das últimas horas o Kurz pode sofrer um voto de desconfiança (Os verdes já sinalizam isso) e podemos ter eleições logo.

    Outro acontecimento foi a eleição do estado da Alta Áustria onde o partido Menschen-Freiheit-Grundrechte (MFG) conquistou 3 assentos (+ de 6% dos votos) sendo que é um partido abertamente anti vacina e anti qualquer restrição relativa a Covid (Falando que são a favor de “liberdades individuais”)

  • Coloquei uma playlist de clássicas no Spotify e uma hora parou em uma música chamada La Musica Notturna delle Strade di Madrid, também conhecida como musiquinha do Fronteiras.

  • Ótimo programa como sempre!!

    Muito obrigado pelo conteúdo!

  • Jaime Fassin Junior, Biologo de Londres

    Grande Matias e Filipe. Parabens por mais um probrama excelente. Estou sentindo falta do Atila, porem devido as atual situacao paternal, ele esta mais que perdoado.
    Eu gostaria de falar sobre a noticia da compra do Newcastle United pela “Arabia Saudita”, o que a imprensa inglesa tem chamado de “insidious Sportswashing” e vem levantado muitas criticas pelo uso do esporte para melhorar a imagem de certos paises no Ocidente. https://www.independent.co.uk/sport/football/premier-league/sportswashing-newcastle-takeover-latest-man-city-ffp-a9557241.html
    Eu acho que tem tudo a ver com seu programa, como uma demonstracao de soft-power.
    Espero que voces achem esse artigo interessante.
    Continuem com esse trabalho excelente.
    Do seu ouvinte de longa data na Bretanha.

  • Queridos Hadji e Johnny Quest,
    Podem ficar relaxados, Olho Vivo e Faro Fino são um gato e um rato, uma dupla detetives de um daqueles desenhos meio genéricos da Hanna-Barbera dos anos 50/60….
    Parabéns pelo programa e pelos sempre deliciosos trocadilhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.