Jerusalém: Sua posse e seu significado

Caros leitores e ouvintes do Xadrez Verbal, com o provável anúncio por Donald Trump da transferência da embaixada dos EUA em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, o tema resurge na mídia e no debate público. Ele certamente estará presente no podcast da próxima sexta-feira, mas, até lá, algumas referências aqui no Xadrez Verbal para vocês não precisarem esperar.

O podcast especial do fim de 2015 foi justamente sobre Jerusalém e qual sua importância religiosa. O programa contou com um representante de cada uma das três religiões que possuem vínculos com a cidade: um judeu, um cristão e um muçulmano. Pode ser acessado aqui. 

Também de 2015 é o meu texto A quem pertence Jerusalém, discutindo seu status jurídico internacional. 

O tema também esteve no texto de Marcelle Pujol sobre as iniciativas de paz no Oriente Médio conduzidas pelos governos recentes dos EUA. 

E, claro, a cidade também é discutida, de forma direta ou indireta, no podcast do Xadrez Verbal e em outros textos da categoria Oriente Médio. 

Façam bom-proveito!


assinaturaFilipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

7 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s