Xadrez Verbal Podcast #43 – Daniel Sousa, Panama Papers e Cáucaso

O assunto da semana não poderia ser outro: Panama Papers! Tanto pediram para falarmos disso que dois blocos do programa serão dedicados ao tema. O professor do Ibmec Daniel Sousa retorna ao programa para falar um pouco sobre o que são offshores, legais ou ilegais, quais os problemas e motivos dessa prática econômica. E também falamos das consequências e aspectos políticos, a repercussão mundial do vazamento recorde de mais de dois Terabytes de documentos.
A contextualização do conflito de Nagorno-Karabakh, entre Armênia e Azerbaijão, e a situação no Cáucaso fecham os temas principais do programa, que também passou pela América Latina, Síria, África e o terrorismo na Europa. A semana na História, dicas culturais e um Menino Neymar honorífico fecham esse programa dedicado especialmente aos Panama Papers.
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo
Filme O alfaiate do Panamá, trailer aqui
Filme A Grande Aposta, trailer aqui
Música Hiprocresia, de Ruben Blades
Dicas de leitura
Twitter do professor Daniel Sousa
Texto HSBC leaks: O sistema é f., e ainda vai morrer muita gente inocente
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
O podcast ta me ajudando a me manter atualizado. Pra min, a melhor fonte de noticias internacionais em português.
Melhor podcast atual,boa qualidade além do ótimo carisma e conhecimento dos apresentadores e os convidados selecionados para todos,parabéns.
Olá meninos fofos!
Ótimo programa sobre os papéis do Panamá.
Uma coisa não abordada é que este vazamento mostrou que a Mossack Fonseca não pode mais alegar desconhecimento das atividades ilegais de seus clientes. Principalmente os clientes que são acusados de tráfico de crianças. As consequências políticas estão recebendo grande destaque, mas há este aspecto criminal e sórdido, muito sórdido, de como são usados as tais offshores.
E total apoio à campanha pela liberação total dos papéis, pois quero saber se os candidatos a prefeito e vereador deste ano tem empresas abertas por este escritório inescrupuloso e que acoberta tráfico de crianças e pedofilia.
abraços
Nilda Alcarinquë
48 anos – Jandira-SP
mitografias.com.br – agenciatransmidia.com.br
Nilda, esse é outro aspecto importante; como dissemos, é tema pra vários programas!
Quando felipe falou “e voce ai jogando league of legends” eu estava ouvindo o xadrez verbal e jogando league of legends
Não querendo fazer jabá, mas se alguém quiser acompanha algum outro blog, além do Xadrez Verbal, sobre a guerra síria:
https://maclout.wordpress.com/
Muito bom, muito bom mesmo esse episódio do Xadrez Verbal!! Sem dúvida nenhuma a melhor cobertura sobre os Panama Papers na imprensa brasileira. E a parte do conflito entre o Azerbaijão e a Armênia foi o outro ponto alto do programa. E que também faz juz ao nome do podcast. O intricado equilíbrio na região lembra mesmo um jogo de xadrez, daqueles bem travados, onde um movimento mal calculado pode por tudo a perder para um dos lados. Ou para todos nós, no caso.
Parabéns pelo trabalho e muito obrigado!!
se eu fosse representar a evolução de vocês desde o episódio n°1 num gráfico, evolução x tempo, seria uma linha quase vertical.
Sou de humanas mas acho que foi um elogio
Essa questão de Nagorno-Karabakh teve até mesmo implicação no mundo do futebol recentemente. Lá no Doentes por Futebol, tratei um pouco da questão. Caso seja do interesse de vocês, trago o link (aquele jabá clássico). Mais uma vez, parabéns pelo excelente programa!
Link: http://doentesporfutebol.com.br/2015/08/mkhitaryan-e-o-conflito-nagorno-karabakh/
Filipe, poderia me explicar o porque da sobrancelha levantada no caso do Chefe de Segurança do Hugo Chávez? Eu não peguei a referência =/
No mais, ouvir o Panama Papers ao som de War Pigs foi sensacional.
Abraços!
Programa espetacular. O Xadrez vem se tornando um dos meus podcasts preferidos. Só não vou dizer que esse programa sobre o Panama Papers foi o melhor da semana pq o “podcast” do Temer acabou de ser publicado e está imbatível.
Como sempre o programa foi excelente! Só gostaria de sugerir uma “estabilização” no volume do áudio, pois várias vezes (e não só nesse programa) o volume de uma ou de ambas as vozes aumenta ou diminui subitamente. Isso dificulta um pouco as coisas quando se ouve em caixas de som do computador de um laboratório de um hospital (Hehehe). Também gostaria de sugerir q todos os áudios dos entrevistados tivessem a clareza dos áudios do Ariel Palácios e do Daniel Souza, pelo mesmo motivo. E por fim, sugerir um link q ajuda a compreender a situação entre Azerbaijão e Armênia: http://9gag.com/gag/aGxNBDn (pela fonte já tá na cara q é zoeira!) Abraços!
Esta faltando um podcast sobre a participação militar do Brasil no estrangeiro. Haiti, Líbano, e o Gen. Carlos Santos Cruz no Congo. Força no Podcast!
Oi pessoal,
Só um adendo ao que foi falado no podcast – o Miami Herald fez uma retificação sobre o imóvel do Joaquim Barbosa:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/04/1761547-jornal-admite-erro-em-caso-de-imposto-de-joaquim-barbosa.shtml
Mesmo assim também acho que é sempre bom a gente ficar sabendo de tudo primeiro para depois saber de todas as retificações e por isso continuo ouvindo regularmente o podcast.
depois de uma semana terminei de ouvir a lista kk
Comentário atrasado, mas os rankings anuais de receptores de IED sempre me pareceram absurdos. No ranking referente a 2012, as Ilhas Virgens Britânicas estavam em 5º lugar, empatadas com o Brasil. Talvez o fato de metade das empresas que aparecem no Panamá Papers serem de lá explique isso, mas ainda falta explicar as posições de Hong Kong (3º), (C)Singapura (8º) e Luxemburgo(13º).
Clique para acessar o wir2013_en.pdf
Pingback: Xadrez Dominical – Um ano de podcast do Xadrez Verbal | Xadrez Verbal
Pingback: Prêmio Paideia 2016 – Podcasts | Paideia Pop
Pingback: Podcasts são f*d@, ponto! – Neto Marin
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #270 – Europa, Taiwan e Pandora Papers | Xadrez Verbal