69ª Assembleia Geral da ONU – Prelúdio

Agora o Xadrez Verbal terá conteúdo novo todo dia, leia mais no editorial sobre esse importante passo no blog e também podem ter o desprazer de acompanhar o blogueiro no meu perfil pessoal do Twitter, @FilipeNFig

Caros leitores,

Hoje, às dez horas da manhã, horário de Brasília, a Presidenta Dilma Roussef abrirá o Debate da 69ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Seguindo o trabalho iniciado ano passado, com a cobertura dos pronunciamentos da 68ª Assembleia Geral, o Xadrez Verbal cobrirá, comentará e resumirá os pronunciamentos vindouros. Por isso, este é um post preliminar, voltarei no período da tarde para comentar o discurso de Dilma e, no período da noite, um terceiro post com um panorama geral dos pronunciamentos da manhã. Amanhã, no período matinal, será publicado um post comentando os discursos da tarde de hoje, e assim por diante. Vamos a algumas informações preliminares importantes.

Assembleia Geral da ONU.  Foto: Site da missão afegã na ONU

Assembleia Geral da ONU.
Foto: Site da missão afegã na ONU

O debate da sessão (ou seja, os pronunciamentos de Chefes de Estado, etc.) durará de 24 de Setembro até Quatro de Outubro, com exceção do Domingo, dia 28. Ao contrário do ano passado, a Presidenta não participará de mesas e painéis após o discurso inaugural. O planejamento é de que ela retorne logo ao Brasil, já que estamos a pouco mais de uma semana das eleições presidenciais. Ao manter-se na abertura da Assembleia Geral, Dilma demonstrou coerência, já que esteve nos últimos anos, e compromisso com suas obrigações de Chefe de Estado. Isso não quer dizer que ela não esteve presente em outros eventos. Ontem, dia 23 de Setembro, Dilma discursou na Cúpula do Clima, conhecida informalmente como Cúpula Ban Ki-moon, já que o atual Secretário-geral que a organizou.

A cúpula discutiu iniciativas e ideias objetivando a COP21, que será realizada em Dezembro de 2015 em Paris; ou seja, ela não formulou documentos das Nações Unidas ou intermediou negociações entre os países, apesar de seu tamanho. Por contar com representantes da sociedade civil, como ONGs e empresas, a Cúpula, focada na produção alimentar, foi a maior cúpula climática até hoje. Em seu discurso, Dilma reafirmou duas posições essenciais da política externa brasileira. Primeiro, que o desenvolvimento pode ser sustentável e que as próprias ações de adaptação podem ser tema de negócios. Segundo, a postura, no tema de adoções de ações concretas, de “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”; ou seja, os países em desenvolvimento não podem arcar com as mesmas condições que os países desenvolvidos, dado o histórico de desmatamento e poluição desses países.

O pronunciamento de Dilma provavelmente abrangerá a notícia de que o Brasil saiu do Mapa da Fome da FAO; o Marco Civil da Internet e a proposta, em conjunto com a Alemanha, de um “marco civil mundial”; o Oriente Médio e a necessidade de existência de um Estado Palestino soberano; o Banco dos BRICS e o desenvolvimento; finalmente, a reforma da ONU, debatida nos últimos anos e provavelmente foco central no ano que vem, 2015, quando a Assembleia Geral comemorará seu septuagésimo aniversário. Será na 69º AGNU que algumas linhas, no caminho da reforma da governança internacional, já serão esboçadas. Logo depois de Dilma, Barack Obama, Presidente dos EUA, irá se pronunciar. Durante a manhã o blog também destaca o pronunciamento de Felipe VI, Chefe de Estado espanhol, que certamente falará da atual situação de seu país e da Catalunha. Ano passado o pronunciamento espanhol foi feito pelo Primeiro Ministro, não por Juan Carlos, pai de Felipe VI.

Também merecem destaque os pronunciamentos de Michelle Bachelet, do Chile; de el-Sisi, Presidente do Egito recém-empossado e tanto François Hollande, Presidente francês, quanto Erdogan, Presidente da Turquia, devem falar da atual situação no Oriente Médio. A Assembleia será presidida por Sam Kutesa, Ministro de Relações Externas de Uganda, no rodízio de continentes. Chega de especulação e palpite, voltarei de tarde, para falar sobre matéria concreta. Os próximos dias serão bastante agitados, e espero dar conta de tudo e fazer um trabalho melhor do que o do ano passado. Para ficar informado, você pode checar a agenda da Presidenta no Portal Planalto; a programação do debate no site da 69ª Sessão da Assembleia Geral da ONU; notícias e releases no site da Assembleia Geral da ONU; e assistir aos pronunciamentos e demais coberturas no site oficial das Nações Unidas UN Web TV.

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

2 comentários