Xadrez Dominical – Livros Proibidos

Agora o Xadrez Verbal terá conteúdo novo todo dia, leia mais no editorial sobre esse importante passo no blog e também podem ter o desprazer de acompanhar o blogueiro no meu perfil pessoal do Twitter, @FilipeNFig

Caros leitores, hoje, dia 21 de Setembro, inicia-se nos Estados Unidos a Semana dos Livros Proibidos (Banned Book Week). A campanha, promovida por associações de editoras, autores e bibliotecas, busca incentivar a leitura, a liberdade de expressão e criticar a censura. Fazem leituras públicas de livros criticados, censurados ou que sofrem tentativas de censura. Sendo assim, fiz uma breve seleção dentro das habituais cinco dicas, nesse Xadrez Dominical de Livros Proibidos.

Books burning in fire

A primeira dica é Arquipélago Gulag. O livro, de Aleksandr Solzhenitsyn, foi escrito entre 1958 e 1968 e publicado, no Ocidente, em 1973. A obra trata do sistema de campos de trabalhos forçados na União Soviética, os Gulags (sigla em russo para Administração Central de Campos Corretivos de Trabalho), para onde eram enviados inimigos do regime stalinista, prisioneiros políticos e prisioneiros de guerra alemães. Por mais de uma década a obra foi proibida na União Soviética. É um caso curioso e emblemático pois, desde 2009, na Rússia, sua leitura faz parte do currículo escolar. O livro atualmente não é editado no Brasil mas pode ser encontrado em sebos.

A segunda dica é o conhecidíssimo Lolita, de Vladimir Nabokov, duas vezes adaptado ao cinema. A obra, que conta o romance de um homem de 38 anos com a “Lolita”, o apelido de Dolores Haze, de doze anos de idade. O livro foi proibido na França, nos EUA e no Canadá, para ficar em alguns exemplos, pelo seu conteúdo considerado obsceno. O livro é editado no Brasil pela Alfaguara

O terceiro livro é Harry Potter. Exatamente, você leu corretamente. A história, em sete volumes, do garoto bruxo, de autoria de JK Rowling, foi alvo de diversas associações de cristãos conservadores nos EUA, pela sua suposta “propagação da bruxaria” e acusações similares. Chegou a ser proibido em algumas escolas e bibliotecas dos EUA. No Brasil, os livros são editados pela Rocco.

Historicamente, um dos maiores símbolos da censura aos livros era o Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos) da Igreja Católica, abolido em 1966. Chegou a incluir autores do século XX, portanto, como Jean-Paul Sartre. A quarta dica vem do Index. Um dos livros que ficou por muito tempo na lista foi Cartas Persas, de Montesquieu, que critica a sociedade e costumes da Europa ocidental. O livro é editado no Brasil pela Martins Fontes.

E o Brasil? Durante a Ditadura Militar, iniciada em 1964, diversos livros foram proibidos pelo seu conteúdo político ou por conteúdo supostamente obsceno. Um deles é a quinta e última dica, O Vermelho e o Negro, de Stendhal, uma crítica ao conservadorismo da sociedade, um dos pilares do estilo do Realismo. No Brasil é editado em versão de bolso pela L&PM e, em versão de capa dura, pela Cosac Naify.

loren

E qual a menção do post de hoje? Ontem, dia 20 de Setembro, foi o aniversário de 80 anos da imortal Sophia Loren. Frequentemente ela é chamada de “uma das mulheres mais bonitas da História”, mas ela conseguiu atravessar a fronteira de “rostinho bonito” e também foi uma atriz extremamente reconhecida. Recebeu um Oscar de Melhor Atriz, a primeira vez que o prêmio foi para uma atuação em idioma que não o inglês, por Duas Mulheres, já citado aqui no Xadrez Dominical sobre a Itália. Então, para dar outra dica, fico com a mega produção épica que Sophia Loren estrelou logo após Duas Mulheres, El Cid, com Charlton Heston no papel título.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s