Xadrez Verbal Podcast #336 – Equador, G7 e Turquia

Um programa bem recheado e, pela primeira vez, com o quarteto completo! Com Sylvia Colombo conosco no estúdio, falamos da crise na morte cruzada no Equador e outras notícias latino-americanas. Vamos até o Japão, que recebe a cúpula do G7 neste final de semana. Comentamos o segundo turno das eleições presidenciais na Turquia, além de outras notícias de países muçulmanos. Giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Filme Chile’76

Filme Medo e Delírio em Las Vegas

Livro Tá todo mundo rindo?, de Desiree Helissa Casale

XX Conferência de Segurança Internacional do Forte

Xadrez Verbal #335 – Eleições na Turquia, com Monique Sochaczewski

Fronteiras Invisíveis do Futebol #93 – História da Lituânia

Xadrez Verbal #157 – Xeque: A História entre os Países Bálticos e a Rússia

Matéria Protegido por fuzis, último rinoceronte-branco-do-norte é sacrificado, por Giacomo Vicenzo

Matéria Esperma congelado e só 2 fêmeas: a batalha pra salvar rinoceronte ‘extinto’

Matéria Ecuador: muchos cambios, poco que celebrar, por Michel Roberto de Souza

Música de encerramento Isso aqui é uma guerra, com Facção Central

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:04:50 – Giro de Notícias #01
  • 00:25:45 – Coluna Aberta: Oriente Médio
  • 01:10:00 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:21:55 – Match: Bacia do Pacífico
  • 02:30:55 – Giro de Notícias #02
  • 02:43:45 – Xeque: América Latina
  • 04:15:55 – Gambito da Dama: reunião do G7
  • 04:27:35 – Giro de Notícias #03
  • 04:36:45 – Peões da Semana
  • 04:39:40 – Sétimo Selo
  • 04:52:50 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

33 Comentários

  • O GP era de San Marino, no autódromo Dino Ferrari (depois Enzo e Dino), na cidade de Imola na Emilia Romagna. Na prática era um 2o GP da Italia na terra da Ferrari e demais indústrias italianas de carros e motos de corrida.

    24 horas de Le Mans e a mais longeva corrida na categoria Endurance.
    O GP da França e de 1906. As 500 milhas de Indianapolis de 1911.
    Dica Cultural: Ford x Ferrari

    O G7 foi formado em 1975 pelas 7 maiores economias do então 1o mundo.
    A sede das reuniões anuais do G-7 é definido por rodízio. O Japão é o quinto da rotação. Após Alemanha e antes da Itália.
    O G7 segundo o FMI tem mais dd 40% do PIB Global. (FMI 2023).

    A cantora sueca Loreen ganhou o Eurovision de 2012 e 2023.
    O cantor irlandês Logan ganhou em 80 e 87 e compôs a música de 1992.
    Dica Cultural: Filme Eurovision com Will Ferrell

    Sylvia Colombo ja e tão argentina que disse: “ Nós devemos cerca de 40 bilhões de dólares”, ao tratar da divida Argentina.

    De outro programa.
    Rotunda é uma sala circular. Em geral abaixo de um domo.
    Os funerais de estado nos EUA, por exemplo, tem o velório realizados na rotunda do congresso.

  • 5 h de programa. É o mínimo que se espera! 🤣

    Passo apenas para registrar que “Brujas” é o nome espanhol para Bruges. Bruxelas é “Bruselas”. Aprendi isso vendo os gols do Club Brugge pela Liga dos Campeões, na ESPN da Argentina.

    Forte abraço!

  • Abraços de Moçambique. E mais uma vez gravei a tela no trecho que falam sobre Moçambique, para enriquecer o meu status do whatsapp com cultura geral. Deixar aqui uma curiosidade sobre o MBS: Aqui em Moçambique temos um empresário chamado Momade Bachir Sulemane que, como podemos notar, suas iniciais coincidem com as do Mohammed Bin Salman. O nosso MBS tem uma rede de comércios cujo nome é GRUPO MBS, é proprietário do maior Shopping Center do país, entre outros grandes negócios. A história dele é bem interessante. Vou deixar o link com a biografia dele no Wikipedia.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Momade_Bachir_Sulemane

  • LEONARDO ANDRE DE ARAUJO

    Sensacional que vocês lembraram de um evento automobilístico nas efemérides. O Filipe disse que Le Mans agora é WEC, mas está imprecisa a informação.
    Ainda que ambos os eventos sejam organizados pelo Automobile Club de l’Oeste – AOC – a corrida 24 horas de Le Mans continua sendo um evento separado. A corrida, que tem sua aura própria, é parte do calendário do WEC – World Endurance Championship.
    A FIA Sanciona o campeonato, mas não é a dona (assim como o Liberty Media é o dono da F1, por exemplo).
    Como grande fã de automobilismo, acrescento que os protótipos de Endurance (agora chamados de Hypercars e LMP2) são os carros de corrida mais bonitos da atualidade.

    Quero insistir em mandar um NÃO abraço ao meu querido amigo José Henrique Melman, que vem expondo por aí meu desejo em comprar uma máquina lava-louças.
    (PS: Não precisam ter medo de ofender ao citar o não abraço, é uma brincadeira nossa que vocês já falaram a alguns episódios atrás kkkkkkk)

  • Diogo Maia de Carvalho

    Bom dia, boa tarde, boa noite pra todo mundo.

    Em primeiro lugar, quero parabenizar por mais uma excelente edição do XV, um programa de cinco horas “raiz”. Isso aqui é XV até o talo, rs.

    Também gostaria de recomendar um vídeo sobre o chamado “holodomor”, publicado pelo Ian Neves do História Pública, que trata o assunto sob uma perspectiva não imperialista muito necessária.

    Abraços de BH.

  • A Embraer foi privatizada no governo Collor. No governo Temer a empresa, ja privada sob controle do Bozano Simonsen, propos um fusão com a Boeing nos moldes da fusão da sua maior rival (Bombardier) com a Airbus.
    Ambos os movimentos, privatização e fusão, foram defendidas pelo Osires Silva, fundador da empresa.
    Lembrar que a Bombardier alem de aviões produz TAV, metro,trem e VLT. Exatamente os produtos que rivalizam com os avioes de pequeno e medio porte que ambas ( Bombardier e Embraer) produzem.
    O Newton Lima Neto defendia a Embraer no TAV.. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Newton_Lima

  • Senhoras e Senhores do X.V.
    A respeito dos Letões e Seinfeld…
    Kavorka!
    Qual de vcs tem mais Kavorka?

    Abraços!!!

  • A Holanda é um player no setor de óleo e gas. Seja por causa da Shell, seja na cadeia de suprimentos (SBM). O Brasil e as Guianas estão em meio a uma nova província de óleo e gas. Incluindo o Suriname que tem forte influência da antiga metrópole. Isso seria algo a ser observado. https://plenamata.eco/en/2022/02/02/brazil-guyana-surinames-energy-corridor-plan-developmental-dream-or-environmental-nightmare/

  • Boa noite Filipe, Mathias e Sylvia.

    Meu nome é Luiz Claudio e falo de Guaratinguetá.

    Queria ressaltar que existem muitas action figures (maquete) de aviões da Embraer também. Eu mesmo já tive a sorte de ganhar duas.

    Abraços o/

  • Olá,

    Eu os conheci por meio do Átila, durante a pandemia, e nunca mais deixei de acompanhar o Xadrez Verbal.

    Legal saber que o Mathias é fã do Seinfeld. Quanto ao episódio que foi mencionado, chamado “The Conversion” (“A Conversão”), foi o George Costanza que se converteu à Igreja Ortodoxa Letã, depois de sua namorada dizer que seus pais não a deixaria namorar alguém que não fosse membro da igreja deles e então ele procura um sacerdote para se converter. Quando Kramer vai buscá-lo, uma noviça da Igreja o vê e fica interessada por ele. Os sacerdotes da igreja dizem que o Kramer tem “kavorka”, que o faz ficar irresistível às mulheres, e recomendam que ele use vários alimentos que tem mau cheiro .

    Abraços,
    Claudia

  • Se o Governo Brasileiro fizesse uma prova de proficiência de português, uma galera seria deportada…

  • Episódio de quase 5 horas, aí sim! é pra isso que eu assino esse feed.

    Quanto ao quarteto, achei que a Sylvia participaria de todos os blocos do programa. Fica ai uma coisa a se pensar, e fico na torcida para um programa com o quarteto completo presencial e durante toda a duração.

    E assim como o Filipe, sou team Friends, mas como já assisti a toda a série mais de uma dezena de vezes (sou daqueles que tem os DVDs), agora estou variando meus horizontes para outras séries de comédia. Passei a acompanhar mais Seinfeld depois que a minha terceira filha nasceu e preciso ficar 20 minutos com ela no colo para arrotar e evitar refluxo (Matias sabe como é), então nas acordadas da madrugada revezo entre episódios de Brooklin 99, Community e Seinfeld. No pé que a coisa vai, talvez eu mate as 3 séries até os 6 meses.

    Abraços candangos.

    • Complementando, já que vocês tem visto o poço de chorume que o twitter se tornou e que o Elano Almiscar continua cavando para torna-lo mais fundo, mais uma vez recomendo que conheçam o mastodon. Não é a coisa mais trivial do mundo e sinceramente, não é um substituto do twitter, mas a ausência de algoritmo permite interagir com pessoas muito mais variadas do que imaginei ser possível na minha época de twitter além de conhecer REALMENTE pessoas de toda parte do mundo (ainda que limitado na minha habilidade em portugues e inglês). Para poder entrar nesse mundo, recomendo o artigo do Rodrigo Ghedin no Manual do Usuário: https://manualdousuario.net/video-mastodon-basico/

      • Passando apenas para pentelhar … dizer que “monetizar” não é um “anglicanismo” (aliás, tenho certeza que vcs quiseram dizer “anglicismo”… ): monetizar vem do francês e portanto tem origem latina.

        Mas vá lá … tecnicamente é mesmo um estrangeirismo … em português literalmente seria “amoedar”, mas isso meio que mudou de significado depois da eleição de 2018.

  • Olá. Sigo o xadrez verbal quase desde o inicio e sou apoiador já que acho o trabalho de vocês excelente! Achei muito bom vocês incorporarem a Sylvia, não só pela qualidade dela mas também porque isso garante um bloco permanente (espero!) com noticias da nossa região que era a única crítica que eu tenha do programa…. E agora, não critica, mas puxão de orelhas para o Matias, Brujas não é o espanhol para Bruxelas (em espanhol Bruselas) mas para Bruges que é uma outra cidade…. Mas com certeza o castellano de Matias é melhor que o meu portunhol…. Abraço!

  • LUIS FELIPE GONCALVES

    Sobre os locais que sofreram, e ainda sofrem, com os efeitos da radiação faltou lembrar do caso do Cazaquistão e a região do chamado “Polígono”, onde o governo soviético realizava com frequência detonações nucleares na região de Semipalatinsk, com a radiação do local tendo se espalhado para várias cidades da região. Obrigado pelo programa Filipe, abraços.

  • Querides, inicialmente um salve, estava com síndrome de abstinência de programas longos e esse ep ficou sensacional, agora com o quarteto ficou melhor ainda!
    Eu vim trazer algumas infos sobre as eleições em Timor-Leste, pq é meu foco de estudos e eu não me aguento de alegria qnd ouço alguém lembrar do nosso querido “irmão menor” do sudeste asiático, como eles, timorenses, gostam de se definir em relação ao Brasil (nada a ver com a gafe sobre o Uruguai, ok?). E tem podcast timorense em português (às vezes) sim! 🙂
    Eu sei que tinha mta coisa pra vcs comentarem e passou rápido pela eleição de Timor, mas vou dar uns pitacos aqui então pra colaborar. A FRETILIN, partido de esquerda e histórico, pois organizou a luta de libertação do país, de fato ganha as eleições parlamentares constantemente, no entanto não tem conseguido governar, porque Xanana Gusmão (do partido CNRT) faz blocos com partidos menores e tem inviabilizado os últimos governos no parlamento, chegando ao ponto de o país ter passado um ano sem orçamento aprovado em plena pandemia.
    Dessa vez o bloco mais à direita (CNRT e PD) ganhou as eleições com ampla maioria no parlamento e vai formar governo, provavelmente com o Xanana Gusmão ou algum indicado seu como Primeiro Ministro. Esse arranjo favorece a Austrália, já que a FRETILIN tem uma postura mais dura em relação aos acordos sobre o petróleo no mar de Timor. Ultimamente o dinheiro do fundo petrolífero tem ficado mais disputado (e reduzido), com as eternas disputas com a Austrália sem uma resolução favorável pra pequena ilha. Como vcs noticiaram, tem a questão dos submarinos nucleares australianos que estarão no mar de Timor tbm… Os problemas econômicos e sociais são imensos, havendo recentemente uma comoção em Portugal, pela quantidade de jovens timorenses chegando à Lisboa em busca de trabalho.
    Mas a questão política ainda gira em torno da disputa entre os 2 líderes históricos: Xanana Gusmão (CNRT) e Mari Alkatiri (FRETILIN), ambos líderes da época da guerra de independência, o 1º na luta armada, o 2o na luta diplomática. O 3o líder importante ainda vivo atualmente é presidente, José Ramos-Horta, que está mais alinhado com Xanana. Há uma imensa dificuldade em abrir espaço para lideranças mais jovens e mesmo pessoas com bem mais de 50 anos têm sido consideradas da “nova geração” na política do país.
    No cenário de cooperação com o governo brasileiro, o governo Lula ja indicou intenção de retomar os projetos de cooperação, seja via Petrobrás, Embrapa e na cooperação na educação, via CAPES e SENAI.
    Ajudando sobre a questão da língua, apesar de se estimar que 30% da população fala português por lá, a maioria das notícias e produções culturais são em Tétum (língua nacional), Indonésio ou Inglês mesmo. Mas deixo abaixo alguns links que acho interessante.
    Jornalista português (agência Lusa) que reside em Díli e divulgou os resultados das eleições em tempo real: https://web.facebook.com/681358398/posts/pfbid02Lu4wk3hbhHLnNvRAZJAZok113BReRefQcTF97nx1AA7xESRpMGryDJ8CjejDsv1Ml/?_rdc=1&_rdr
    Perfil no FB (sim, eles usam muito o FB ainda) de um grupo de jovens comunicadores que têm produzido notícias e conteúdos interessantes e têm o TimorCast, que faz programas em português algumas vezes: https://web.facebook.com/profile.php?id=100089518872630
    Me alonguei muito, mas ficam aí as considerações. Abraços e como sempre, obrigada pelo trabalho maravilhoso de vcs.
    Camila Trib(é)ss

  • Bom dia/ Boa tarde / Boa noite

    Matheus Monte falando de Dublin novamente.

    Passando para deixar aquele abraço e parabéns pelo ótimo episódio. Escutei os ultimos 3 em sequencia pois estava atrasado. Um pequeno deslize quando comenta sobre o DeSanches, em um momento o Felipe fala da California, mas imagino que seria Florida, ato falho corrigido logo em seguida mas por alguns minutos eu fiquei em duvida.

    A adição da Sylvia ao elenco foi boa demais, agradeço a ela por compartilhar seu conhecimento conosco sobre nossa quebrada sulamericana, junto ao Mathias penso serem os melhores comunicadores sobre o assunto na podosfera brasileira.

    Aproveito para deixar um possivel topico para o proximo programa que é a crescente hostilidade aos refugiados aqui na irlanda: https://www.irishtimes.com/ireland/2023/05/12/gardai-separate-protesting-groups-at-dublin-city-migrant-camp/

    Ja aguardando os proximos programas.

    Abraços.

  • Nícolas Dib Bernardes de Freitas

    Olá, aqui é Nícolas, escrevendo de São Paulo. Acompanho o Xadrez Verbal desde 2019.

    Parabéns a todos integrantes por mais um excelente programa.

    Apenas uma pequena correção, Ushuaia é de fato a cidade mais ao sul do continente americano, mas a cidade chilena que possui “rivalidade” por esse título é Puerto Williams e não Punta Arenas. A divergência vem pelo fato de Puerto Williams ser mais ao sul, mas não ser habitada durante todo o ano, ao contrário de Ushuaia.
    Tive a oportunidade de conhecer Punta Arenas em 2021, e me lembro de ler e ouvir falar bastante sobre essas reivindicações de títulos simbólicos.

    Aproveito a oportunidade para pedir a volta do Fronteiras Invisíveis do Futebol, o melhor podcast que existe, e que foi por meio dele que tive a oportunidade de conhecer o trabalho de vocês.

    Abraços a todos.

  • Olá,

    aos 1:24:18 é citado o filme que foi produzido num local em Nevada onde haviam sido conduzidos testes nucleares um ano antes (portanto não durante as gravações), e cuja metade da produção acabou morrendo de câncer anos depois (inclusive o John Wayne). Eu aprendi há alguns dias que a hipótese de que a radiação tenha causado os cânceres não tem fundamento. Os níveis de radiação eram de fato mais altos que os naturais, mas não eram suficientes para causar câncer; a dose recebida por cada pessoa durante as gravações equivale à de um vôo comercial 5 horas. A equipe teve uma incidência de câncer praticamente idêntica à média nacional dos EUA, e o John Wayne em específico era um fumante compulsivo.

    Eu fiquei sabendo disso num vídeo do Kyle Hill, que também já fez vários outros documentários muito bons sobre acidentes nucleares: https://www.youtube.com/watch?v=ghQM1Een2Og

    Abraços.

    P.S.: Esse é meu primeiro comentário, comecei a acompanhar faz um meio ano. Muito bom o trabalho de vocês!

  • Pedro Vannucchi Trindade

    Só queria deixar aqui uma recomendação de entretenimento muito interessante:
    O canal no Youtube “Vou sem volta”, um casal de brasileiros que vive viajando o mundo e que agora está no Oriente Médio: passaram algum tempo na Síria, depois Iraque e agora estão no Irã. Antes disso estiveram no Egito e no Líbano (de onde foram para a Síria).
    Muito interessante ver como a vida segue nesses países e como, às vezes, as coisas são muito diferentes de como imaginamos. Sempre que estou assistindo imagino que vocês do Xadrez Verbal também curtiriam muito!

    Abraço!

  • Rodrigo Fernandes

    Vocês falando de família, so me vinha em mente a música “Família” do Titãs huaahuhau

  • Maravilhoso o programa. Sylvia Colombo, Matias e Filipe falando sobre América Latina é tipo colocar Senna, Hamilton e Schumacher na Williams de 1992 (para ficar em referência de automobilismo, como uma das várias do programa). Pobre concorrência.
    Falando nisso, Filipe acertou que Le Mans é a corrida de automóveis de resistência mais antiga do mundo (em carros de Fórmula, Indianápolis e a mania de tomar leite no pódio ganham por 12 anos quase exatos, pois os eventos são mais ou menos na mesma época, quando também acontece o GP de Mônaco de Fórmula 1).
    Se forem continuar nas referências automobilísticas, a homenagem à grande Tina Turner vem com Simply The Best.
    Abraços e parabéns aos quatro integrantes pelo programa cada vez melhor e mais plural.
    PS: vai dar sérvio de novo de peão promovido se o Joker e os Nuggets coparem a NBA?

  • Filipe e Matias, estava com saudades dos programas longos, vocês falaram da corrida de Le mans e vou dar a dica aqui do filme foda que fizeram estrelando Christian Balé

    Ford vs Ferrari

    https://www.adorocinema.com/filmes/filme-262396/

  • Hola Filipe, Matias y Sylvia!

    “Juira” na Argentina significa fora/fuera. É uma expressão bem violenta e desrespeitosa para falar “vai embora!”. “Mugriento” foi perfeitamente traduzido como “sujo”. Repudio o acontecido com Pepe Mujica. É triste ver que os que dizem defender a liberdade são os primeiros em atacá-la.

    Adoro o trabalho que fazem!! Forte abraço argentino pra vocês, e aproveito para me solidarizar com os trabalhadores e usuários da CPTM e do Metrô de SP que estão lutando contra a privatização. É importante ficar de olho aí. Forte abraço pra eles e elas também.

    Saludos!

  • Cesar Augusto Martins

    Salve enxadristas do apocalipse.
    Passando só pra dizer que esse podcast é o meu favorito e fazer uma pequena correção… A Loreen ganhou o Eurovision de 2012 com a música Euphoria e 2021 a vencedora foi a Itália com a banda Måneskin performando “zitti e buoni”.
    Era isso, valeu pelo conteúdo e até a próxima.

  • Matias e Felipe,
    Se o médico que comparou Erdogan ao gólun foi preso, nem quero imaginar o que aconteceu à quem divulgou o vídeo do tombo dele seguido de emasculadora pisada no saco presidencial!
    Deve ter sido executado…

  • Olá pessoal, bom dia.
    Perderam uma excelente chance de “piada pronta”:

    USD3 bi de erro de contabilidade dos norte americanos envolvendo a guerra? Essa coisa de “americanas” errar contabilidade em bilhões, parece loja no Brasil.

  • A quem quiser e puder (visto que é bastante difícil encontrar em português) se aprofundar no assunto Holodomor:
    “Fraude, Fome e Fascismo – O mito do genocídio ucraniano de Harvard à Hitler” – Douglas Tottle

    • Esse livro e autor tem baixíssima relevância acadêmica. Muito longe de ser consenso no assunto, é difícil até encontrar qualquer outra coisa que ele tenha escrito academicamente já que nem historiador ele era.
      Esse livro circula nos grupos comunistas como “prova irrefutável” da “farsa” do Holodomor mas não fura essa bolha. É até difícil encontrar acadêmicos que reproduzam essa narrativa de farsa nazista para o Holodomor.
      Esse assunto foi muito estudado por historiador sérios, inclusive ucranianos e russos.

      Raphael Lemkin, considerado criador do termo genocídio, classificou o Holodomor como um caso clássico de genocídio, parte de um longo processo de russificação. De certa forma entramos numa discussão semântica do que seria um genocídio mas alguns pontos são inquestionáveis, anteriormente a fome varias etapas já estavam em curso:

      1. Houve perseguição e extermínio da “elite” econômica e intelectual ucraniana.
      2. Dissolução da igreja ortodoxa ucraniana, com milhares de sacerdotes mortos.
      3. Houve um confisco da produção agrícola ucraniana.
      4. Após a fome houve uma substituição de população em varias regiões da ucrânia por outras etnias, prática comum em outras regiões da união soviética.

      Diante desse contexto, discutir se a fome foi intencional ou não fica até em segundo plano.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.