Xadrez Verbal Podcast #332 – Europa, Pacífico e Lula na China

Recebemos a professora doutora Fernanda Magnotta, coordenadora de Relações Internacionais da FAAP, para analisar a visita de Lula à China. Passamos pelo vazamento de documentos confidenciais nos EUA e reforma trabalhista no Chila. Na Europa, comentamos as últimas da guerra e a crise na França. Giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Série Atlas do coração
Filme Michel Collins, o preço da liberdade
Filme Em nome do pai
Filme ’71: esquecido em Belfast
Filme Colors (As cores da violência)
Livro A coragem de ser imperfeito: como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, de Brené Brown
Fronteiras Invisíveis do Futebol #94 – História do Catar
Podcast CBN pelo mundo, com Fernanda Magnotta
Colunas da Fernanda Magnotta no Portal UOL
Podcast O som das torcidas #208 – Filhos pródigos
Matéria Suspect charged in case involving leaked classified military documents, por Mariya Manzhos, Devlin Barrett e John Wagner
Fronteiras Invisíveis do Futebol #2 – Irlanda
Música de encerramento Un Beso Y Una Flor, por Nino Bravo
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:02:10 – Giro de Notícias #01
- 00:19:00 – Coluna Aberta: visita de Lula à China, com Fernanda Magnotta
- 00:32:55 – Efemérides: A Semana na História
- 00:42:40 – Match: Bacia do Pacífico
- 01:33:50 – Xeque: Invasão Russa à Ucrânia
- 02:09:10 – Gambito da Dama: visita de Lula à China
- 02:19:10 – Giro de Notícias #02
- 02:28:35 – Peões da Semana
- 02:30:05 – Sétimo Selo
- 02:37:00 – Música de Encerramento
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Caramba! 02:09h! Viraram corujas!
Depois, ouvindo o programa, entendi! Fiquei confuso porque foi gravado com fuso!
Bom dia pessoal!
Excelente episódio. Normalmente eu deixo pra comentar mais para o final da semana, mas dessa vez resolvi comentar antes.
Tenho apenas uma correção a fazer. A carga horária legal no Brasil é de 44h semanais. Algumas empresas, seja por acordo sindical ou liberalidade, apresentam 40h.
Um comentário adicional. Não sei se intencional ou não, vivi um dejavu quando ouvi a professora Vivian de Almeida falando no final do episódio.
Um grande abraço de Toulouse.
Olá pessoal, sou estudante de Relações Internacionais e Comércio Exterior, e estou acompanhando vocês, muito obrigado, vcs são ótimos.
Quanto a atitude de Dalai Lama, Richard “Free Tibet” Gere pronunciou-se?
Não fiquei sabendo de nada…🤷
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Em primeiro lugar, parabéns por mais uma edição, sobretudo pela raça ao gravar mesmo em condições mais adversas.
Sobre a questão da Irlanda, teve um filme lançado recentemente que trata dos conflitos sectários naqueles países e que inclusive concorreu ao Oscar de melhor produção: Belfast, do Kenneth Branagh. Não é uma obra espetacular, mas ilustra bem as tensões da época.
Abraços de BH.
Pô Felipe…
Outra vez alguém faz referência jocosa ao meu nome 👎, até aquele momento acreditava que isso estava restrito ao passado e a pessoas de limitado censo de humor ou perspicácia.
Tch, tch, tch, vai ter de recuperar sua credibilidade comigo 😆.
Abraço
Expandindo um pouco no que o Filipe falou sobre a atitude do Klan em relação aos católicos: houve em incidente em South Bend, Indiana, onde os estudantes da universidade de Notre Dame (os Fighting Irish) receberam o KKK com porrada. Coincidentemente essa é cidade onde o Pete Buttigieg foi prefeito antes de se tornar secretário de transportes do governo Biden.
O podcast The Dollop (em inglês) fez um episódio sobre o acontecido: o Episódio 318 – Fighting Irish vs the Klan.
Link para o episódio: https://allthingscomedy.com/podcasts/318—fighting-irish-vs-the-klan-live-in-indianapolis
Link para a página de fontes utilizadas: http://the-dollop-sources.squarespace.com/300320
Meninos,
Primeiro queria parabenizar vocês pelo trabalho incrível que vocês fazem! Escuto vocês toda semana desde a pandemia, por recomendação do meu companheiro Leonardo, inclusive fiz questão de tomar a 1a dose da vacina com o xadrez verbal no meu fone de ouvido, pq vocês me acompanham e me informaram durante todo o isolamento!
Mas preciso fazer uma breve correção. Vocês falaram que o Chile reduziu a jornada para 40 horas semanais “igual ao Brasil”, mas, na realidade, a jornada máxima permitida pelo Brasil é de 44 horas semanais (art.7 da constituição:””XIII – duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;”).
Há algumas profissões que tem jornadas semanais previstas em lei com limite máximo inferior (jornalistas, advogados, engenheiros, etc), mas a jornada máxima permitida pelo Brasil como regra geral é de 44 semanais!
Já tinha comemorado ter ouvido o episódio anterior antes de lançar o seguinte (foi a primeira vez do ano que consegui fazer isso e agora comemoro ter ouvido este antes do começo da semana “útil” (vem semana de 4 dias, vem). Fora isso quero só parabenizar a qualidade do podcast e o esforço por parte de vocês para nos presentear com conteúdos tão ricos e reiterar o convite pra jogar Catan caso vocês apareçam em Natal. Um abraço de um ouvinte que chegou aqui após ficar órfão do Fronteiras Invisíveis.
Oi pessoal, programa excelente como sempre parabens! E Filipe, tou adorando suas aventuras na Armênia, aproveita bastante! Quero saber se tu vai visitar a fronteira com o Azerbaijão hehehe
Falando sério, fiquei mais assustado que deveria com o nível de espionagem dos EUA. Quer dizer então que o Governo que quer banir o tiktok dos celulares dos cidadãos está espionando o celular de líderes e pessoas pelo mundo? Será que o Mark Zuckenberg vai ser chamado para dar explicações ao Congresso Nacional do Povo da China? Os membros do PCC estão pedindo para que o Instagram passe a ser propriedade chinesa? Que coisa né…
Sobre o caso dos atletas russos, éclaro que muitos atletas russos abertamente e entusiasticamente defenderam a guerra, mas é importante lembrar que em muitos países – como no Brasil – atletas viram militares como uma forma de receber salários também.
O tênis que foi o esporte em que os russos conseguiram passar mais ileso – apesar da pressão de alguns ucranianos – o russo Andrey Rublev venceu o tradicional masters 1000 de Monte Carlo e encerrou seu discurso emocionado/engraçado falando “ainda que eu seja do país que eu sou, agradeço por ter tanto apoio do público internacional”, uma fala bem curiosa – fico curioso para saber a reação russa.
Forte abraço a todos novamente e parabens a Fernanda Magnotta, fez um belo sumário sobre a visita do Lula e ficou muito legal na introdução!
EU acho ótimo o trabalho informativo do Matias e do Filipe de informar. Mas queria que pelo menos tivesse um bloco um pouco mais opinativo.
Eu acho muito incrível a capacidade do mundo ocidental de normalizar relações com um país ditador, totalitário, que tem campos de concentração, e ainda é o maior poluidor do mundo tendo toda matriz energética a base de carvão. Ah, não esqueçamos dos campos de concentração, pequeno detalhe.
Olá Filipe e Matias,
Já deixei uma mensagem antes, mas vou deixar mais uma nesse episódio.
Nota: mandei o vídeo no twitter de vcs também.
Acabei de ver um vídeo onde afirmavam que os EUA está enviando Super Tucanos para a Ucrânia. Por se tratar de armamento, esse tipo de transferência/venda não deveria passar por aprovação do governo brasileiro? (Se eu não estiver enganado os direitos intelectuais do projeto da aeronave são da força aérea brasileira).
Grande abraço de Toulouse pra vcs! Agradeço o excelente trabalho que vcs tem feito!
Boa tarde, meus queridos
Preciso dizer que é um bocado mórbido quando o matias anuncia “qual a boa para esta semana, filipe?” e ele começa a falar os nomes das pessoas que morreram durante a semana, como no caso do programa 331.
Fora isso, por que o título do podcast 332 no site e no youtube está diferente no spotify?
Forte abraço!
Onde está escrito “quando o matias anuncia “qual a boa para esta semana, filipe?” e ele começa a falar os nomes”, leia-se: “quando o matias anuncia “qual a boa para esta semana, filipe?” e ele responde com os nomes (…)”
Por favor, parem de usar o termo “escaramuça” durante o programa. É um termo ultrapassado.
Usem o termo mais atualizado, correto e popular: “arranca rabo”.
“Infelizmente esta semana tivemos mais um ARRANCA RABO, perto da República de Artsaque”
…
Quanto a atitude de Dalai Lama, Richard “Free Tibet” Gere pronunciou-se?
Não fiquei sabendo de nada…🤷
Grandes do Xadrez Verbal!
Gostaria de mandar parabéns ao Gui e à Gi, e boas vindas e um abraço com muito amor ao Leonardo, que acaba de chegar nesse mundo bagunçado!
Sua vinda me ajudou a tirar o atraso de três edições, enquanto na estrada e no estacionamento da maternidade. Ficar quase um mês desatualizado já é complicado!
Matias e Filipe, é só vocês anunciarem que vão pular uma semana que o mundo vem abaixo. Sabia! (A situação do Sudão é um exemplo).
Aproveito pra mandar um abraço para o professor da UFF Fernando de Sá Moreira e um Não abraço pro meu amigo economista José Henrique Melman.
Olá Filipe e Matias. Ótimo episódio como sempre.
Só estou passando aqui para dar a minha dica cultural para a galera aqui. O Pirula fez uma série de 3 vídeos no canal dele sobre a História da Irlanda. Tá bem completinho.
A série tem um total de 3 horas de duração, mas o público aqui do Xadrez Verbal já está mais que acostumado. Sem contar que estamos falando do Pitula, né? Quando ele faz um vídeo de menos de 1 hora, a gente até fica preocupado, perguntando se ele está bem. rs
Vou aproveitar a farra de indicações de filmes sobre a Irlanda pra indicar o excelente The Wind That Shakes the Barley ( https://www.imdb.com/title/tt0460989/ ), chamado no Brasil de Ventos da Liberdade, que começa pouco antes da independêcia da Irlanda e continua após a divisão com a Irlanda do Norte e trata de conflitos que aconteceram por causa disso. Não confundir com o alemão Balloon ( https://www.imdb.com/title/tt7125774/ ), cujo título brasileiro também é Ventos da Liberdade.
Com o Remo quase eliminando o Corinthians na Copa do Brasil essa semana, acho que é um bom momento pra voltar a pedir o retorno do Fronteiras Invisíveis e que seja um episódio sobre o Pará. Bora, gente! 🙂
Oxe! Por que meu comentário não apareceu?
Teste!
Desconfio que meu comentário anterior não apareceu porque incluí linques. Em todo caso, vou repetir aqui:
Aproveito as indicações sobre a Irlanda pra indicar Ventos da Liberdade (The wind that shakes the Barley), ótimo filme que começa antes da independência da Irlanda, passa pela guerra de independência e segue com alguns conflitos decorrentes da indendência e separação da Irlanda do Norte. Muito interessante a visão sobre Michael Collins, que não é personagem do filme, mas é mencionado por alguns personagens. Não confundir com o filme alemão Balloon, que no Brasil também ficou com o título de Ventos da Liberdade.
Aproveito também a quase eliminação do Corinthians pelo Remo na Copa do Brasil, por muito pouco não fazendo a alegria do
Filipe Figueiredo e do Matias Pinto, pra pedir a volta do Fronteiras Invisíveis e que o episódio de reestreia seja sobre o Pará.
Abraços paraenses desde Parahyba capital.