Xadrez Verbal Podcast #319 – Golpe no Peru, Europa e Copa

Golpe no Peru! Tudo o que aconteceu no nosso vizinho nessa semana, com a prisão de Pedro Castillo e a posse de Dina Boluarte. Visitamos o Velho Continente, com as últimas notícias da guerra na Ucrânia. Fomos até a Copa do Mundo e as notícias do Oriente Médio. Giramos pelo mundo, a quinzena na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Filme Jornada nas Estrelas II: a ira de Khan

Livro África Brasil: um dia Jorge Ben voou para toda gente ver, de Kamille Viola

Filme O Senhor das Armas

Fronteiras Invisíveis do Futebol #34 – Minas Gerais

Na Bancada Live #31 – As torcidas na Copa

Entrevista com Cristina Kirchner: Justiça persegue líderes como Lula e eu, diz Cristina Kirchner um dia antes de sentença que pode levá-la à prisão, por Mônica Bergamo

Matéria Uruguai esnoba Mercosul e anuncia entrada em tratado, por Sylvia Colombo

Livro Sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han

Coluna Por que a Ásia está melhor que a Europa na pandemia? O segredo está no civismo, por Byung-Chul Han

Repertório #2.02 – Dawisson Belém Lopes

Coluna na Gazeta do Povo Por que Lula deveria nomear uma diplomata para chefiar o Itamaraty

Perfil no Twitter Observatório Feminista de Relações Internacionais (OFRI)

Música de encerramento Knock on Wood, por Eddie Floyd

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:01:30 – Giro de Notícias #01
  • 00:16:15 – Coluna Aberta: Velho Continente
  • 00:39:25 – Efemérides: A Semana na História
  • 00:44:40 – Match: Oriente Médio
  • 01:13:55 – Xeque: América Latina
  • 02:03:00 – Gambito da Dama: economia e crise da Covid-19
  • 02:15:10 – Giro de Notícias #02
  • 02:42:40 – Peões da Semana
  • 02:43:45 – Sétimo Selo
  • 02:55:40 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

17 Comentários

  • Muito bom, como sempre!

    Claro que o combate a malária foi prejudicado pela pandemia. Teve até chefe de estado fornecendo o remédio para malária, para supostamente curar de Covid uma ave, entre alguns outros absurdos.

  • Otimo episodio.
    Sobre a bandeira da Palestina ser exibida nos estadios, conselho a voces ler esse artigo: “Soccer World Cup fans see double standard in stadium politics ban”
    https://www.openlynews.com/i/?id=e4b114dd-8fae-4464-8918-378d98ef60e3&utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=openly

    • Sempre sobre manifestacoes politicas na copa, segue um artigo sobre um canto ultranacionalista que os jogadores do Marrocos cantaram. ‘The Sahara is ours; its river and land are ours,’ chant Morocco football team middleeastmonitor. com/ 20221212-the-sahara-is-ours-its-river-and-land-are-ours-chant-morocco-football-team/

      Seria muito legal um fronteiras sobre o Sahara ocidental.

      Abraços

  • a regra é clara: golpe no peru é golpe baixo

  • JACKSON VIZA SIQUEIRA

    Poderia jurar que vcs iriam comentar sobre a coluna do Jamil Chade a respeito da rede clandestina de sabotagem da política externa do governo Bolsonaro dentro do Itamaraty.

  • Sobre Alberta no Canadá, líderes indígenas estão pedindo à Lt.-Gov. Salma Lakhani que não dê consentimento real (Royal Assent) ao Alberta Sovereignty Within a United Canada Act.

    Fico me perguntando a chance de isso ocorrer. Em Alberta isso só ocorreu uma vez na história, na década de 30. No Canadá como um todo, a última vez foi em 1961.

    Mesmo que seja muito improvável, no fundo eu torço pra que isso aconteça, se for para fortalecer o republicanismo por aqui (moro em Toronto).

    ——————
    Não vou colocar os links porque meus comentários costumam ser filtrados quando contêm links, mas a fonte é: Edmonton Journal: “Alberta First Nations chiefs call on Lt.-Gov. to withhold royal assent on sovereignty act“.

  • Bombardeio é o ato de bombardear, a máquina se chama bombardeiro !!!!!

  • RONE CESAR DA SILVA FONSECA

    A tradução do nome da capital de Tajiquistão em português seria Sandrinha!!!

  • O episódio de Pokémon que provocou os ataques epiléticos apareceu no youtube: https://youtu.be/_097vVTwGww

    Infelizmente é um episódio meio chato. Era mais legal enquanto estava envolto em
    mistério.

  • Filipe, não peguei muito bem porque colocar o Frank-Walter Steinmeier como conservador… Ele continua sendo filiado ao SPD (apesar da posição neutra de Bundespräsident) – inclusive foi candidato a chanceler em 2009 contra a Merkel. Foi ministro das relações exteriores da dela (em duas vezes que formaram a große Koalition), mas também foi parte de equipes de governo do Gerhard Schröder (tanto federal de 1998 a 2005, quanto no governo estadual do Schröder em Niedersachsen)

    Dentro do SPD de fato ele está mais a direita, mas isso o deixa como um moderado ou reformista na escala alemã, um clássico da realpolitik (a gente pode até contrastar com o Martin Schulz, que foi candidato do SPD em 2017, e visitou o Lula na prisão…)
    Mas é isso, o SPD é meio centrista hoje em dia, continua sendo Volkspartei com espectro meio virado à esquerda, quiralidade inversa da CDU/CSU.

    Mas ressaltando que o Steinmeier é bem anti Trump, até se recusando a parabenizá-lo pela vitória no pleito americano de 2016 (ele então ministro das relações exteriores e potencial candidato a presidente alemão). De fato nunca houve um encontro oficial dos dois como chefes de estado, mesmo com algumas viagens de um para o país do outro entre 2017 e 2020.

    Abraço!

  • Olá, pessoal. Ótimo programa.
    Sobre as recentes acusações contra a Cristina Kirchner, em que pé anda as denúncias que o ex-procurador Alberto Nísman faria contra ela antes de morrer?

  • Boa noite pessoal, mais uma vez excelente episódio.
    Sobre a treta China-EUA sobre chips, saiu mais uma notícia da Shumian/MdU: https://manualdousuario.net/china-omc-politica-chips-eua/

    Adorei a música de encerramento. Conheci as músicas da Stax por conta do filme “Irmãos cara-de-pau” (blues brothers) que me tornou fã do Blues e me levou a curtir outros generos como a soul music. Parte da banda (Guitarra base, baixo e bateria) era formado por egressos da Stax/Volt como o guitarrista Steve “the colonel” Cropper e o baixista Donald “Duck” Dunn, os dois da Booker T and the MGs e metais do jazz novaioquino, como os saxofonista “Blue Lou” Lou Marini, o Trombonista Tom Malone ambos banda do Saturday Night Live, junto com Paul Shaffer nos teclados. Da Juilliard o trompetista Alan “Mr. Fabulous” Rubin.
    Alias, tem que curtir esses apelidos, hein? Desculpa me estender, mas sou realmente fã de Blues Brothers, além dos próprios John Belushi e Dan Aykroid (que é bem mais maluco do que eu imaginava na época que conheci).

  • Finalmente Xadrez Verbal me notou! Não sou de RI, não sou professora de história, mas sou Fã de Pokemon!

  • Venerabilis Inceptor

    Ouço Xadrez Verbal faz mais de 2 anos, nunca comentei. Mas hoje resolvi comentar:

    Episódio bom como sempre. Mas essa coluna da prof. Vívian ficou muito ruim. Nada pessoal com a prof. Vívian, ela pode ser uma grande especialista na área dela de Desenvolvimento Infantil, mas quando se mete a falar de China, Geopolítica, Sociologia, História… meu Deus me ajuda.
    Aquilo foi orientalismo rasteiro com pitadas de anti-comunismo barato. Ela dizer que a China desacelerar e o preço das commodities cair é bom pro Brasil me fez até questionar se ela era mesmo professora da área de Economia fui até buscar no Lattes para ter certeza.
    Ele precisa ter umas aulas de História e Historiagrafia Contemporânea, vez ou outra ela derrapa em anacronismo, orientalismo, teses triunfalistas típicas dos anos 80 e até revisionismo no pior sentido da palavra (parece que ela bebe no que há de pior de François Furet, Ernst Nolte, Courtois e sua turba).
    Tirando o fato que a prof. Vívian de vez em quando dá umas bolas muito fora, o programa é muito bom, sabe equilibrar perfeitamente notícia séria de política internacional com futebol e trocadilhos.

  • WILLIAM DE OLIVEIRA MENEZ

    Agora sou ainda mais fã do Guilherme Casarões. Primeiro pelo trabalho dele, segundo por ele ser meu xará – me chamo William – e terceiro por ele torcer pro Galo! De fato ele é perfeito kkkk. Um abraço e parabéns Vivian, Matias e Filipe pelo excelente trabalho!

  • Meus parabéns diretamente das “quebradas” do Benfica em Lisboa, por mais um ótimo episódio, como sempre… Vou deixar aqui um presente de natal para vocês. Quero indicar uma banda das quebradas de SP, que é a cara do Matias, isso se ele já não conhece. O “DPR” Do protesto a resistência. Simplesmente a melhor banda de HC/RAP do mundo… Vocês são zica Memo!!! Mudei de tecnologia pra jornalismo investigativo por causa de vocês. Valeu memo, força…

  • Oi, gente! Eu sou Bárbara e fiz um questionário para minha pesquisa do mestrado na área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas. Vocês pode me ajudar a divulgar?
    Segue o link do questionário: https://forms.gle/pm9QKeQgvYnNpywM8

    Obrigada!
    Beijos na mucosa do pulmão esquerdo xD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.