Repertório | Xadrez Verbal Entrevista #2.02 – Dawisson Belém Lopes

No segundo episódio da segunda temporada do podcast de entrevistas do Xadrez Verbal, uma referência profissional de primeira! Filipe Figueiredo e Matias Pinto conversaram com o professor Dawisson Belém Lopes (UFMG) sobre relações internacionais, Brasil, livros, corrupção e o Galo Doido!
Dicas do Sétimo Selo e links
Série 8 em Istambul
Coleção Desafios Globais, organizada por Aziz Tuffi Saliba e Dawisson Belém Lopes
Música de encerramento Blowing in the wind, com Bob Dylan
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se
Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Muito boa a entrevista. Os 3 deram show mas o professor e seu mineirês são delícia.
Agora, não pode fazer 6 anos que já começa a bagunça? Cadê o episódio de 21, ontem? Hunft
Muito legal e interessante a entrevista!!
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #257 – Gaza, Europa, América Latina e Ernesto na CPI | Xadrez Verbal
muito bom episódio, foi o primeiro que eu assisti nesse modelo e gostaria de perguntar o nome do livro do entrevistado que é mencionado
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #268 – 76ª AGNU e eleições pelo mundo | Xadrez Verbal
Literatura e alta cultura é de que o Brasil necessita a tempo nas nossas escolas e na educação das curuminhas. E de música boa, como se fala no final da entrevista. A frente de tudo a qualidade de 1ª. Estética. O Jogo de Cartas da Educação Infantil: Seria o bom gosto nas escolas. Tal qual Tarkovsky. Ou como o cinema antigo (de qualidade brasileiro). Eis: 1º lugar educação dos mais jovens, para se ter solidez no futuro próximo. Necessitamos muito de bons hospitais. E escolas boas para os curumins. Precisamos de alta-cultura. Alta literatura; Kafka, Drummond, Dostoievski, Machado de Assis, Aluísio Azevedo do Maranhão. De arte autônoma. E educação verdadeira nas escolas dos pequenos. O que não houve. O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas). Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto… O resto são frasinhas® poderosas: Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica: A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas. Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®? Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade. Aqui a superficialidade do PETISMO®: Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda.
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #319 – Golpe no Peru, Europa e Copa | Xadrez Verbal