Xadrez Verbal Podcast #316 – COP27, Europa e midterms

Quem se saiu melhor nas midterms dos EUA? Além de responder essa pergunta, passamos pelo Pacífico. Vamos até a COP27 no Egito, dando uma volta pela África. Visitamos o Velho Continente, com as últimas notícias da guerra na Ucrânia. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

HQ A Liga Extraordinária: 1898, de Alan Moore e Kevin O’Neill

Filme A Liga Extraordinária

Cinebiografia Malcolm X (Spike Lee)

Livro The Autobiography of Malcolm X: As Told to Alex Haley

Matéria Sob Bolsonaro, Brasil assina cooperação por florestas com República Democrática do Congo e Indonésia, por Ana Carolina Amaral

Fronteiras Invisíveis do Futebol #49 – Egito pt. 1

Fronteiras Invisíveis do Futebol #50 – Egito pt. 2

Repertório #04 – Ibrahim Soliman

Podcast Uma estrangeira #35 – Gisele Barreto Fetterman

Site Ballotpedia

Matéria EUA elegem mais de 160 negacionistas do pleito de 2020

Matéria Visita de Petro à Venezuela espelha momento mais confortável de Maduro no poder, por Sylvia Colombo

Músicas de encerramento:

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:04:05 – Giro de Notícias #01
  • 00:21:15 – Coluna Aberta: África
  • 01:00:40 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:08:20 – Match: Velho Continente
  • 02:02:50 – Xeque: Bacia do Pacífico
  • 03:30:30 – Giro de Notícias #02
  • 03:39:20 – Peões da Semana
  • 03:40:50 – Sétimo Selo
  • 03:58:25 – Música de Encerramento #01
  • 04:02:15 – Música de Encerramento #02

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

30 Comentários

  • Núbia Gabriela Benício Chedid

    O momento not friendly friend do programa passado foi engraçado! Kkkk
    Fronteira de volta!!! Arrasaram!!! Adoro!!! Bora derrubar a internet!

  • Fui descoberto pelo felipe! The Sims é um dos meus jogos favoritos pra jogar enquanto ouço podcast
    Por sinal o primeiro jogo saiu em fevereiro do ano 2000, então ele já até passou dos 20 anos!

  • Sobre a mudança da data do natal ortodoxo, tem outros exemplos. Na Bulgária já é celebrado oficialmente no dia 25 de Dezembro desde o fim do regime comunista e desde 1916 a igreja lá já adotava o calendário gregoriano.

  • Estava ouvindo o jogo da NFL (Seahawks x Bucaneers) e vi que foram citados. Que honra

  • Sugestão de errata: o termo para o empréstimo da palavra “park” pela França trata-se de “anglicismo”, não “anglicanismo ” como mencionado no podcast.

    Parabéns pelo ótimo trabalho e sucesso!!!

  • Aguardando o fronteiras do país que JAMAIS deveria sediar jogos de futebol, quiçá uma Copa

    Em relação a este episódio, ficou muito boa a análise do Elon Musk, e podemos resumir que “cada país tem o Eike Batista que merece”. Grande abraço e aguardo no feed 5a feira

  • Sobre a energia solar ainda não ser renovável pq as placas depois de anos viram lixo… passando pra dizer que há pesquisas
    sobre isso, inclusive do brasileiro e meu amigo Pablo Dias. Mestre e Doutor pela UFRGS, com doutorado também na Macquarie University (Austrália), agora está colocando em prática suas teses em empresa de reciclagem desses materiais que está abrindo nos EUA! Viva a universidade pública! Grande abraço
    https://www.unsw.edu.au/staff/pablo-ribeiro-dias

  • Excelente programa e feliz com a “volta” do Fronteiras!
    Um comentário a respeito da noite dos cristais e do KFC: o dia 9 de novembro é talvez um dos dias com mais efemérides na história Alemã, tanto boas quanto ruins: https://de.wikipedia.org/wiki/9._November_(Deutschland)
    Talvez o estagiário do KFC queria celebrar a queda do muro de Berlim (que não é oficialmente celebrada nesse dia dado o número de eventos ruins que o assombram, mas que de fato ocorreu no dia 9 de novembro). De qualquer forma um erro grotesco, mereceram o peão isolado!
    Grande abraço

  • Ótimo programa com sempre, e é a primeira vez que comento aqui conheci o programa lá no episódio das “fadas celestiais” e acompanho religiosamente deste então. To comentando só pra dizer que fui desmascarado pelo Filipe, as vezes estou escutando Xadrez Verbal e jogando o eterno e glorioso The Sims 2.

  • Ouvindo sobre a proibição de se misturar carne e leite no judaísmo, lembrei que no Japão tem um prato popular que mistura frango com ovo sobre o arroz chamado Oyakodon. Oya significa pais, Ko significa filho e o Don vem de donburi, que são os tipos de pratos servidos numa tigela de arroz (por exemplo Gyudon, Katsudon, etc). Sim, o nome é bem…

  • Prezados, Mais uma edição imperdível do início (com a alvissareira notícia do retorno do “Fronteiras”) ao fim (com as belíssimas músicas de encerramento). Parabéns e muito obrigado!

  • Filipe resolvendo conflitos:
    – Arroz com ou sem passas?
    Filipe: – é muito simples, faz um de cada!

  • José Eduardo Barros

    Queridos, sábado passado em meio a uma social em Porto, para onde me mudei há 3 meses, me trombei com um conterrâneo Potyguar, o Clovis, que também admitiu ser um ouvinte assíduo do XV. Havia um terceiro elemento que, após alguns mLs de álcool foi se provando ser um trumpista e proferiu a seguinte frase ‘o bem estar social da Alemanha e Europa é financiado pelos EUA’ no sentido de que eles investem 4% do seu PIB em defesa e defende seus amiguinhos europeus enquanto a Europa não gasta tanto em defesa e investe em bem-estar.
    Neste momento, disparamos todos nossos cartuchos de conhecimento oriundos de anos como ouvintes do XV, mas talvez os senhores pudessem fazer um comentário sobre essa afirmação deste ‘QAnon’ para confirmar se nossos argumentos fizeram sentido ou não.

  • Gostaria de contribuir com a discussão sobre os painéis solares.

    No programa, o Felipe fala sobre a obrigatoriedade de estacionamentos na França de colocarem painéis solares para aproveitarem a energia solar que seria mais limpa e surge o comentário de que não seria exatamente limpo devido aos resíduos do descarte desses painéis e que as baterias descartadas seriam outro problema resultado da energia solar.
    Os painéis solares possuem uma vida útil de pelo menos 25 anos, durando até mais de 40 anos. A necessidade de reciclagem também é econômica, porque são compostos de materiais caros e podem ser totalmente reaproveitados com os devidos processos, inclusive existem pesquisas bem promissoras que tratam disso, onde se reaproveitam até 100% do material.

    Outro ponto; é bom lembrar que a maioria dessas usinas solares não contam com baterias. O sistema de energia solar é ligado diretamente a rede elétrica e consumido imediatamente. As baterias são desnecessárias no uso comum dessa fonte energética.

    O podcast Fronteiras da Ciência (T13E12 – Energia Solar) recentemente fez um programa sobre o tema que achei interessante para discutir os desafios que temos nessa área.

  • Eron Fernandes da Silva

    Ótimo episódio como sempre!

    Quando vocês vão voltar com o Repertório? Meu ex-chefe é libanês maronita. Ele foi membro da cruz vermelha durante a Guerra Civil Libanesa. Pelas histórias que ele me conta, acredito que ele enriquecerá muito o conteúdo do Xadrez Verbal.

  • Pra deixar a pronúncia de vocês perfeita: no Irlandês o S tem som de X. Então do mesmo jeito que se pronuncia Xan para o tão famoso nome, como Sean Connery, se fala Xin Fein para o partido Sinn Fein.
    Já o nome do primeiro ministro se pronuncia Mirral, obviamente a versão irlandesa de Michael.

  • Mais um programa espetacular, como sempre! Desde que comecei há escutar, há mais ou menos 1 ano e meio, nunca mais parei, inclusive prestei o CACD esse ano inspirado pelo Xadrez e pelo Fronteiras Invisíveis.

    Gostaria de contribuir com uma pequena errata, ao contrário do mencionado no programa Kerala não fica no sudoeste da Índia, e sim no sudeste, perto de Goa. É um estado que se destaca em alguns indicadores sociais no país inclusive, tendo os maiores IDH, taxa de alfabetização e expectativa de vida.

    Abraço!

  • Não exatamente em relação a este episódio em si, mas é mais um agradecimento, já que não possuo twitter (xadrezverbal no mastodon, alguém?) pelos posts no twitter para acalmar os animos dos ansiosos feito eu que já estavam achando que estamos a beira de uma guerra núclear por conta deo incidente com o possível míssel russo na fronteira da Polônia com a Ucrania.
    Aproveitando o post, também dizer que adoro a chamada do Matias com “O homem por trás do tabuleiro” que me evoca muito o “aqui em Nova Iorque” do Paulo Francis.

  • Quando ouvi vocês falando sobre o General Mark Milley, achei que iam fazer menção a fake news, que o Vitor Belfort compartilhou, sobre as eleições brasileiras que tinha uma foto do Milley como sendo o tal Gen. Benjamin (não irei completar o resto, porque o programa é family friendly). kkkkkkk

  • Matheus Cardoso Reges

    Galera, alguém tem o link do grupo de whatsapp do Xadrez Verbal que o Matias citou num dos programas?

  • Eu jogo Euro Truck Simulator 2 ouvindo o programa, já minha namorada, ouve o programa jogando The Sims hahahaha, aproveitando o comentário, um beijo pra Magali, vulgo, amor ❤️

  • Escuto o podcast faz um bom tempo. Gosto bastante do trabalho de vocês. Mas sobre saúde pública precisam tomar um chá de realidade. As pessoas morrem e em quantidade absurda no Brasil por ser diabético e pobre. O fato de que teoricamente exista tratamento disponível no SUS, não significa que exista na prática. O SUS é importante? Sem dúvida. Mas não vamos romantizar e fingir que ele funciona de verdade. Para quem é rico ou tem conhecimento, o SUS é o melhor sistema de saúde do mundo. Para o pobre resta contar com a sorte.

  • Felipe e Matias, episódio incrível! A notícia da volta do Fronteiras me deu forças para dar o gás final e terminar todos os episódios, que venham mais! Muito bom ouvir o Felipe no episódio da Arábia Saudita dizendo que Rússia x Arabia Saudita era o pior jogo de estreia de copas. O pior até então já que Equador e Catar vai ser dureza.

    Queria pedir um abraço para meus queridos amigos Luccas Cardoso (que sempre manda hqs para o Matias), Lucas Antunes e Titi – o Thiago.

  • Dende é um importante personagem em DBZ, morreu trágicamente na saga de namekusei só pq recuperava os amiguinhos lesionados! #TMJDENDE

  • Sobre a questão da Eli Lilly, vi esse contraponto: https://medium.com/@westwise/did-twitter-just-take-8-billion-off-eli-lillys-stock-bd6f8f89f0ea

    Confesso que fico em dúvida sobre a versão oficial dos fatos, mas tá aí o conteúdo pra fomentar a discussão.

    Abraço e parabéns pelo trabalho.

  • Gustavo Almeida de Oliveira

    Em semana de Copa do Mundo, sobre a Copa no Catar, Seleção Brasileira, CBF, Blatter, Havelange e contravenções no futebol, deixo como dica o podcast “O sequestro da amarelinha”.
    Saudações Palestrinas!

  • Prezados,

    Quanto à efeméride do Saramago, ratifico a opinião do Felipe sobre “Memorial do convento”, que coloco no Top 5 de suas melhores obras; assim como escutei a todos os Fronteiras Invisíveis do Futebol, li todos os livros do português e apreciei sobremaneira “História do cerco de Lisboa” (que aborda um evento histórico essencial na fundação do país ibérico), “O ano da morte de Ricardo Reis”, “Ensaio sobre a cegueira”, “O evangelho segundo Jesus Cristo” e “O homem duplicado” (que virou filme nas mãos de Denis Villeneuve).

    Atualizando as notícias do cricket T20 (Inglaterra bicampeã sobre o Paquistão) vale uma curiosidade sobre sobrenomes de alguns jogadores do Sri Lanka (já enviei ao Matias,que deve ter se perdido no limbo de tweets não recebidos): vários são burghers, descendentes de portugueses que ostentam sobrenomes portugueses, tanto que no atual plantel se veem sobrenomes como Fernando (5 jogadores), Mendis (3), de Silva (1), Fonseka e Perera (comissão técnica). Em adendo, há também um certo Bhanuka Rajapaksa, eventualmente parente dos irmãos que até há pouco comandavam nossa querida Taprobana.

    Cordiales saludos.

  • Oi eu sou o Mateus Caldas só vim agradecer o ótimo trabalho que vocês fazem e pedir um beijo e um abraço pra minha futura noiva Mariana Vieira que conheci a 5 anos, que foi quando apresentei o mundo dos podcasts para ela e ela me apresentou o xadrez verbal, atualmente moramos juntos e escutamos juntos toda semana. Dia 26 de novembro é o aniversario dela e é quando eu vou fazer o pedido. Muito Obrigado!

    Eu te amo Mariana!!!

  • Só uma pequena, porém importante correção ao fElipe, nosso (nada) querido Elano Mosquito não fundou nem a Tesla e nem o PayPal, apenas comprou as empresas, demitiu os fundadores e em seu típico revisionismo, o Calvo das Esmeraldas passou a se vender como o gênio disruptivo que as criou e revolucionou o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.