Xadrez Verbal Podcast #308 – Chile e Elizabeth II

Elizabeth II do Reino Unido se foi e comentamos tudo o que você precisa entender sobre o impacto político dessa morte. Recebemos o jornalista chileno Pablo Cuéllar para comentar o referendo constitucional no país. Em um programa diferente, giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais abrindo mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Filme RRR: Revolta, Rebelião, Revolução

Livro A conquista do pão, de Piotr Kropotkin

Filme Adeus, Lênin

Site Meganoticias Chile

Fronteiras Invisíveis do Futebol #87 – Commonwealth

Coluna na Gazeta do Povo Barbados, China e o republicanismo no império britânico

Coluna na Gazeta do Povo O fim do mais poderoso símbolo político britânico

Matéria Acordo de mobilidade dá corpo a comunidade de língua portuguesa, diz premiê de Cabo Verde, por Giuliana Miranda

Fronteiras Invisíveis do Futebol #73 – Croácia

Livro Os testamentos, de Margaret Atwood

Perfil do Filipe Figueiredo no Instagram

Música de encerramento Te vi en un tren, com Los Enanitos

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:04:25 – Giro de Notícias #01
  • 00:23:20 – Coluna Aberta: Plebiscito Chileno, com Pablo Cuellar
  • 00:53:30 – Efemérides: A Semana na História
  • 00:57:05 – Match: Bacia do Pacífico
  • 01:08:50 – Xeque: Velho Continente
  • 02:18:40 – Gambito da Dama: Política econômica de Gorbachev
  • 02:34:50 – Giro de Notícias #02
  • 02:42:00 – Peões da Semana
  • 02:44:20 – Sétimo Selo
  • 02:55:40 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

18 Comentários

  • Na parte da Acelor Mittal. Eu creio que você tentou traduzir furnace. Em português é fornalha. E em caso de siderurgia é alto-forno.

  • Brendo Marcio Cardoso Bezerra

    Esse é provavelmente a única forma que terei de AGRADECER AO PROFESSOR NOSLEN que me ajudou a passar em Português 1 ao 4 na UERJ. Obrigado. E aquele salve para a Claudia Moura e a Magda Bahia profs da instituição.

    E ESSE É O MELHOR PODCAST QUE EXISTE.

  • EDM é Electronic Dance Music, não eurodance. É só um termo pra musica eletronica no geral. Abraço, vcs sao f*da.

    • Jose Luis Grosskreutz

      Frequento a cena eletronica a mais de 20 anos…(sendo os ultimos 10 aqui no canada)
      Eurodance eh um estilo de musica sim… mas n tem nada a ver com EDM

      E EDM(eletronic dance music) eh o nome que se da para toda a cena POP da musica eletronica… não para a cena como um todo, ou seja, para aquele genero que toca em festas maiores, musicas com mais vocal, samples mais famoso, batida mais previsivel e amigavel. Geralmente o DJ tem ate um microfone para se comunicar (e animar) o publico…

      Ja em uma festa de musica eletronica “normal”(ou seja, as classicas raves) esses elementos (dj falando no microfone, musicas previsiveis, etc…) nao sao bem vindos…

      esse eh meu primeiro comentario aqui!! Queria aproveitar pra falar que comeci o xadrez verbal pelo atila, na pandemia… e desde entao virei um ouvinte assiduo… daqueles que sente um vaziu qnd n sai programa novo ao sabados(mas ai aproveito e escolho um fronteiras invisiveis do futebol pra compensar)! Virei um grande fã e admirador!!! Me sentiria honrado se vcs me mandassem um abraco no final do programa

  • Caso o principe Charles abdique o direito ao trono, não seria a princesa Anne que assumiria?

  • Principe Charles vai ficar deprimido porque assumiu o trono aos 73 anos mas não conseguiu ganhar o peão promovido do Xadrez Verbal

  • Excelente programa como sempre 😎👍

  • Cristiano Giovanni dos Reis

    Vocês que são fãs do Choque de Cultura PRECISAM escutar o podcast deles, “Ambiente de Música”. É muito genial!!!

  • Salve queridos! Vim comentar aqui só pra defender a música de encerramento, pq eu escutava muito Los Enanitos Verdes qnd fiz intercâmbio na Argentina no longínquo ano de 2008! No mais, sempre parabenizar o super trabalho de vcs e torcendo que o Filipe traga boas novidades da gringa. Forte abraço!
    Camila Tribess

  • Fala Filipe e Matias,
    A notícia sobre o aplicativo Havrita me pegou de surpreso, pois aqui na Turquia os animais como gato e cachorro são super bem tratados. Pelo menos aqui em Ancara, os cachorros de rua( diferente do Brasil, eles parecem ursos, são maiores que labrador) são registrados e identificados com brincos. Na empresa que trabalho, eles oferecem até ração e água pros cachorros que vivem por lá.
    Grande Abraço.
    Edgard

    • Complementando com duas informações (que se contradizem):

      -Recentemente, assisti a um filme chamado Vida de Cão – Stray (de 2020). É um filme documental que acompanha alguns vira-latas pelas ruas de Istambul. No início do filme, menciona-se uma lei local que impede a captura ou a morte de animais de rua. Ao longo do filme, mostra-se a relação dos cães com uns sírios menores de idade vivendo nas ruas.

      -Na série autobiográfica de quadrinhos O Árabe do Futuro (*), há uma cena em que crianças maltratam um cão de rua – talvez uma das cenas mais fortes do gibi. Segundo o autor, Riad Sattouf, há uma tradição muçulmana que considera os cachorros como animais impuros.

      – – – –
      (*)Se vocês não leram, estão perdendo. O autor passou a infância dos anos 80 em países como a Líbia, Síria, tinha um pai – no mínimo – complicado, mas ao mesmo tempo sabe imprimir humor na história. Vem sendo publicado pela Intrínseca.

  • Oi Filipe e Matias,
    um grande abraço direto de Viena na Áustria. Eu queria fazer uma pequena correção do que foi falado no episodio, que um terço do Paquistão estava inundado, na verdade um terço dos territórios do Paquistão declararam emergência por causa das enchentes mas “apenas” 10% do país ficou em baixo d´água o que já é muita coisa.
    Segue o link para o podcast da BBC esclarecendo o assunto: https://www.bbc.co.uk/programmes/p0czg85z

  • Camaradas, se puderem mandar um salve no próximo programa; faço aniversario dia 18 e há 4 anos o programa de vocês me fornece muito material pra conversas de escritório e com os pais na mesa de jantar!! Melhor programa da podosfera BR.

  • Marcelo Matiola Goularti

    Mais um épico programa fechado com chave de ouro: “com todo respeito, você acabou de inventar esse negócio aí!”… Mathias anarquista trocou a música em homenagem ao falecimento da Rainha por uma baladinha popular em homenagem ao falecido “Só você conhece, só você conhece!” CLUBISTA! 😀 abraços. Vocês são Fød@!

  • Queria tanto que tivessem aprovado a bandeira do kiwi soltando raio laser dos olhos na Nova Zelândia, kkkkkkkk

  • Agradeço pelo ótimo serviços que vocês três prestam.
    Meu nome é Junior Montagna e moro aqui de Jundiaí.
    Sou grato também pelo ótima indicação de filmes que fazem.
    Acabei de assistir RRR e adorei. Mas confesso que fiquei com uma dúvida.
    No filme aparece um mapa mundi, e a bandeira do Reino Unido em supostos territórios dominados por eles. Fiquei um pouco confuso quando vi o território do Brasil demarcado como posse deles. Poderia me ajudar a compreender o porque eles colocaram essa referência no filme?
    Desde agradeço por tudo. Forte abraço a vocês.

  • Sobre China, a nota do governo chinês sobre eles não “venderem os órgãos” dos uigures provavelmente é uma resposta às alegações do mesmo feito pelo Falun Gong (https://en.wikipedia.org/wiki/Falun_Gong#Organ_harvesting).

  • O Putin ta mais pra ser um czarista do que um comunista né gente, pelamor. Que simplista essa explicação da queda da união soviética.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.