Xadrez Verbal Podcast #303 – Economia mundial

Pela primeira vez, o trio do Xadrez Verbal gravou presencialmente! A professora Vivian Almeida se junta a Filipe Figueiredo e Matias Pinto para atualizar você sobre as últimas notícias da economia mundial. Também passamos pelas últimas notícias da guerra e outras notícias da Europa. Damos uma volta pela África, com crise na RD Congo e referendo na Tunísia. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais abrindo mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Exposição Amazônia, de Sebastião Salgado

Filme Star Trek VI: A terra desconhecida

Filme Os bons companheiros

Matéria Apple, Google, Microsoft e Amazon usaram ouro ilegal de terras indígenas brasileiras, por Daniel Camargos

Repertório #2.15 – Andreza Delgado

Matéria Hungria ofereceu ajuda para reeleição de Bolsonaro, mostra relatório interno, por Lucas Marchesini

Fronteiras Invisíveis do Futebol #44 – Libéria

Música de encerramento Zombie, com Fela-Kuti

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:03:30 – Giro de Notícias #01
  • 00:25:40 – Coluna Aberta: Invasão Russa à Ucrânia
  • 01:14:20 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:18:30 – Match: África
  • 01:53:00 – Xeque: Economia Mundial
  • 02:38:20 – Gambito da Dama: acesso a saúde e direitos sociais
  • 02:53:35 – Giro de Notícias #02
  • 03:09:05 – Peões da Semana
  • 03:11:20 – Sétimo Selo
  • 03:24:15 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

28 Comentários

  • Vocês viram a forma extremamente homofóbica com a qual a OMS tratou esses dias sobre o assunto da Varíola de Macacos? Fiquei muito puto, eles estão usando o mesmo que usaram na epidemia de AIDS anos atrás, dizendo que seria interessante que homens gays evitassem sexo para que não se infectassem. Daí já apareceu uma galera falando que isso é doença de gay e tal.
    Extremamente irresponsável da parte deles

  • Curioso como o Orban fala que povo húngaro não deseja ser mestiço, e manter se exclusivamente europeu, considerando a história do povo Magyar, e de populações em geral, como uma de extenso contato, convivência e trocas de hábitos e instituições. Enfim, a famosa diferença entre um “mito fundador” e a história nunca cansa de se mostrar.

    • Claudio José Prataviera Francisco

      No continente europeu todo mundo passou a mão na b de todo mundo. A história tem nas movimentações populacionais uma enorme fonte de estudo e esse ilustre ninguém apenas ignora para jogar aos incautos.

  • Cláudio Colombiéri

    Primeira vez por aqui pois tenho que parabenizar à todos pelo episódio e já cobrar a presença da Vivian em toda gravação do Podcast. A vibe estava contagiante!!! Dei muitas risadas com vcs. Abraços mil desse que vos fala desde Natal-RN.

  • Naiara Francisca Ramos

    A Vivian estava esplêndida em sua participação in loco!
    Espero que ela possa participar mais vezes desta forma. Foi maravilhoso!
    Em relação à estatização do saneamento na França, vale a pena lembrar que a reestatização da EDF (électricité de France) foi aprovada recentemente.

  • Em geral não venho comentar aqui mas achei sensacional o podcast com a Vivian, ela tem uma vibe muito legal e deixou o clima bem leve. Que seja a primeira de mais participações in-loco.

    E parabéns para o Filipe que teve a ousadia de pedir pro Sebastião Salgado colocar cor nas fotos dele kkkkkk

  • Quero deixar aqui um abraço bem mineiro para o Matias e para o Filipe, e parabenizar por esse incrível podcast repleto de informação que sempre nos acompanha as faxinas das tardes de sábado. Vida longa e próspera para vocês! Se possível, quero pedir também para vocês mandarem um abraço para o meu marido, Leonardo Guimarães, que completa 50 anos no dia 05 de agosto e que é audiência tanto do Xadrez Verbal quanto dos Nerdologias de História.

  • Raphael Nascimento

    Boa noite! Queria vir agradecer a Vivian, porque quando comecei a ouvir o podcast eu pulava o Gambito da Dama por não entender de economia, no ano passado em algum momento eu pensei “pq eu não escuto a Vivian justamente para aprender mais sobre economia” e faço desde então. Adoro a participação dela, sempre aprendo e amei o programa com ela in loco. Por mais vezes assim!

  • Tive uma grata surpresa com a efeméride do meu conterrâneo Oswaldo Cruz, nascido aqui em São Luiz do Paraitinga, cuja casa em que o mesmo nasceu hoje serve como museu em sua homenagem e à cidade. Fica o convite para a visita dos integrantes do programa ao melhor lugar do mundo, com direito a visita ao museu, partida de futebol local, cerveja no boteco e ao prato típico da cidade, o “Afogado”. Abraço aos três.

    • Acho doido hoje ele ser considerado herói e tal, o que é uma construção que tentaram desde a Primeira República, mas a população em geral via ele como uma pessoa ruim no início do século XX.
      Querendo ou não, ele foi um dos responsáveis pelo higienismo no Rio de Janeiro da época

  • Ameeeeeiii o programa com a Prof. Vivian!! Descontraído, divertido – o que deixa o nosso mundo mais leve, frente tantas brutalidades e injustiças!! Amei porque vocês três transmitiram felicidade e parceria!! Uma carioca entre dois paulistas (paulistanos??)!!! Por causa do Podcast, lentamente vem crescendo a vontade de reaprender a jogar xadrez! Jogava com meus pais e irmãos quando éramos piás (“piá”, palavra herdada do guarani que quer dizer “guri e guria”” Opa! Acho que “guri e guria” também é derivado do guarani…vou perguntar ao “Babel” 🙂 Escuto por indicação de vocês! Cultura gera cultura!!!! 🙂 Adoro as dicas de livros e filmes! Beijos e vida longa ao Xadrez Verbal!!!

  • Me junto ao coro dos que querem a Vivian Almeida mais vezes na bancada. Sempre gostei do quadro dela, a participação dela no estúdio foi ainda melhor e subiu o nível já altíssimo nível do programa.

  • O Rubicão foi cruzado e não tem mais volta: Exigimos a professora Vivian em todos os programas a partir de agora!

  • Bom crepúsculo Xadrez Verbal!
    Foi um deleite ouvir vocês nesse episódio novo. Parecia que estavam numa mesa de bar batendo um papo. Por mais participações da Vivian in loco!
    Abraços

  • Boa noite hermanos!! Sou uma argentina fã do podcast. Adorei ouvir aos três integrantes juntos, tomara sejam mais episódios assim!
    Em relação à efeméride do decreto da Alhambra, com muito esforço e depois de 5 anos consegui a nacionalidade espanhola para descendentes de sefaradies, pois achei que a Espanha não tinha muita vontade em expedi-la, principalmente para sudakas.
    Por último, posso assegurar que Buenos Aires está cheio de brasileiros!! Infelizmente a situação aqui está bem complicada. Sempre ouço XV com a esperança de escutar sobre meu país, pois acho muito interessante a opinião da vizinhança.
    Desculpem meus erros de português, estou aprendendo. Grande abraço e muito fernet para vocês!

  • Bom crepúsculo, Xadrez Verbal!
    Sobre a visita de Nancy Pelosi a Taiwan, venho compartilhar um pouco da minha experiência.
    Vivo em Taiwan há 14 anos e não pude notar muita diferença na nossa rotina. Todos continuam indo trabalhar, estudar e seguindo com suas rotinas. Acho que nos acostumamos com as ameaças de invasão chinesa.
    Para não dizer que não aconteceu nada de interessante, houveram dois fatos que venho comentar:
    1. A empresa onde trabalho como gerente de pesquisa e desenvolvimento tem escritórios na China e em Taiwan. Frequentemente precisamos enviar amostras entre um escritório e outro, porém hoje nenhuma transportadora aceitou recolher pacotes da China para enviar à Taiwan, temendo ficarem responsáveis pelas mercadorias caso o trânsito de encomendas fosse interrompido.
    2. Hackers invadiram o sistema da maior rede de lojas de conveniência de Taiwan, a 7-eleven, e exibiram a mensagem “Pelosi belicista, saia de Taiwan!” nos monitores de suas lojas até que o sistema fosse normalizado.
    Veremos como as coisas seguirão nós próximos dias.
    Abraços!

  • Filipe, uma duvida! Pq a China continental não toma a ilha de Formosa (Taiwan) pra si, a força?

  • Só eu que pensei que tinha “cena pós-crédito” nesse episódio quando vi a música de encerramento e ainda faltavam 12 minutos pra acabar?
    Parabéns pelo programa!

  • Pelo amor de Deus!!! Mantenham a presença da Professora Vivian!
    A interação entre vocês três é perfeita!

  • Edgar Vergopolem Ribeiro

    Prezados Filipe, Matias e Vivian, foi um programa incrível, parabéns a todos pela gravação, em especial ao bloco de economia mundial que foi um dos melhores que eu ouvi das últimas edições. Espero ver a professora Vivian mais vezes participando integralmente do programa, quiçá em uma edição super especial também com o Átila.

    Forte abraço!

  • Caio Couto Batatinha

    Fala Filipe,Matias e Vivian. Parabéns por mais um programa incrível. Deixo aqui minha contribuição com um comentário referente ao pedido de desculpas do Papa na situação com as comunidades indígenas no Canadá. Esse ano tive a sorte de estar presente no Vaticano no mesmo dia em que ocorreu o encontro da delegação com o Papa. Na ocasião eles estavam expressando alegria em plena Praça São Pedro cantando, dançando e conversando com jornalistas e pessoas que estavam no local, e em conversa com algumas das lideranças a palavra que dominava o discurso era o que aquele momento representava para as gerações futuras. Eles frisaram sim que um pedido de desculpas era só o começo, que ainda tinha uma longa jornada, mas que era simbólico a conquista até o momento e que isso mostrava a força de seu povo e como a próxima geração vai passar a olhar esse fato. Então sim de uma visão macro, um pedido de desculpas parece ínfimo, mas nessa esfera é de grande importância.
    Um grande abraço para todos, estou falando aqui de Potsdam.
    PS: Copa do Mundo chegando e ainda nada sobre o Fronteiras Invisíveis, estou aguardando ansiosamente, já que sempre quando programa uma viaja nova para algum país aqui da redondeza, procuro um Fronteiras para saber mais sobre a história e curiosidades que podem ser uteis no passeio.

  • Olá Filipe, Matias e Vivian! Antes que tudo, preciso falar que a presença da Vivian ao longo do episódio foi maravilhosa! Tomara que possam repetir uma gravação in loco ou mesmo online com a participação dela mais vezes
    Agora, em relação aos documentos do Mossad: a tríplice fronteira tem sim uma população muçulmana bastante grande, mas está mais concentrada em Foz e Cidade do Leste, inclusive porque pós atentado da AMIA muitas famílias de origem muçulmana acabaram saindo de Puerto Iguazú (e de outras partes de Misiones também) por conta de islamofobia, inclusive pessoas que nem eram do Islam mas eram imigrantes/filhos de imigrantes do oriente médio (especialmente iranianos) acabaram indo a cidades maiores ou mudando pra Foz/CDE. A diferença fica bem escancarada porque a) Puerto Iguazú não tem mesquita, Foz tem e Cidade do Leste construiu uma recentemente, e b) em Puerto é muito raro ouvir alguém falando em árabe na rua, a não ser que seja claramente um turista e ainda assim tem gente que fica olhando torto, nas outras duas cidades é bem normal. Mesma coisa com o Hijab

  • Venho aqui fazer coro aos comentários de que a participação da Vivian foi muito bacana. Amei o formato e torço para que seja possível a sua repetição em próximas oportunidades.
    No mais queria elogiar a participação do Matias no programa do Universo HQ no youtube e estou ansioso para a participação do Filipe, resenhando uma HQ.

  • Importantíssima a informação de que a India entrou pro Google maps pra quem joga Geoguessr. Deixando as coisas mais difíceis agora.

  • Guilherme Ferreira

    Muito bom o programa com a participação da Vivian no estúdio. Certamente recomendo que repitam o formato, mesmo que de forma virtual.
    Aproveitando que 303 ainda é um número redondo, queria parabenizar os três, ainda que com atraso, pela efeméride do episódio 300. Comecei a ouvir pelo especial da pandemia e logo acabei aderindo às edições regulares, que foram parte da companhia na “febre da cabana” do isolamento em 2020 e 2021. A pandemia “passou”, o Atila saiu em licença parental, mas permaneço um ouvinte assíduo.
    Aproveito para mandar um abraço aos ouvintes do Xadrez Verbal que são apoiadores do Pirula e participam do grupo do Telegram e um abraço especial ao seleto Grupo do Motim, que se formou a partir da comunidade do youtuber sombrancelhudo.

  • Tem como dizer algo além de que eu amei a Vivian ao vivo com vocês? Pretendo até começar a contribuir financeiramente com o podcast só pra ouvir essa maravilhosa rindo em tempo real do que eu fico rindo Durante a semana toda. Vivian, volte sempre que possível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.