Fronteiras Invisíveis do Futebol #80 – Venezuela

Nosso penúltimo programa sobre nossos vizinhos nesse ano de Copa América! Cruzamos a fronteira norte e vamos até a Pequena Veneza, ou Venezuela, país de rica História e de colonização complicada. Sabia que alemães estiveram ali no século XIV? Passamos também pela independência do país, com a liderança de Simón Bolívar e o passado compartilhado com a vizinha Colômbia, como a batalha de Boyacá. Vamos do fim da Grã-Colômbia para a Venezuela independente, com o bloqueio de 1902 e a descoberta de fartas reservas de petróleo, as maiores do mundo confirmadas hoje. As várias constituições, os golpes e as crises que fazem parte da História vizinha. E toda essa História é acompanhada do futebol venezuelano, desde suas origens até os dias de hoje, com destaque para a Copa América que foi realizada no país. E, além disso tudo, o programa conta tanto com uma participação especial do jornalista Paulo Fávero e com a estreia da coluna da enciclopédia ambulante Ubiratan Leal!

Referências no programa

Livro O bloqueio da Venezuela em 1902: suas implicações nas relações internacionais da época, de Ana Maria Stuart

Documentário A Revolução não será televisionada

Dissertação Os donos do campo e os donos da bola: alguns aspectos da globalização do futebol, de Paulo Miranda Favero

Música de encerramento Caballo Viejo, de Simón Díaz

Sigam no twitter: Xadrez Verbal; Matias Pinto; Ubiratan Leal; Paulo Favero

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinatura

Filipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

11 Comentários

  • Olá Filipe e Matias!! Gostaria de informar que aqui na pequena cidade de Västeras na Suécia também conseguiram falir um Mc Donalds. Porém ainda existem várias lojas em funcionamento e devido à grande imigração de refugiados de guerra para a Suécia, o Mc Donalds local se adaptou e não serve exatamente a mesma comida de todo o resto do mundo. Por lá você encontra hoje em alta o Mc Kebab, Mc Tabule e Mc Falafel.

    Aproveitando pra cobrar quando teremos um Fronteiras sobre a Suécia ou sobre os países nórdicos!!

  • Bom dia senhores. Apenas uma correção ao Matias, a cidade que abriga a Marinha no estado de Mato Grosso do Sul se chama Ladário e não Laudário. E uma observação sobre o programa da Bolívia, o Matias poderia ter indicado pratos da rica culinária boliviana, como Pollo com Queso, Saltenha, Sopa de amendoim e frango, empanadas, o refresco mocochinchi. Grande abraço de um Corumbaense fã dos programas de vocês e saudações alvinegras.

  • Um adendo ao programa anterior. Quem nasceu em Tocopilia, o diretor franco-chileno Alejandro Jodorowsky, o cara que é protagonista do documentário Jodorowsky’s Dune, quando ele relata que ele criou uma obra prima maior que o Star Wars, antes de George Lucas fazer.

  • Foi dito no programa sobre os 3 Times que tem vantagem no confronto direto com o Brasil, que no caso são Noruega, Paises Baixo e Hungria.

    Acontece que todos os 3 já ganharam do brasil em copas, ficou faltando informar que a Hungria eliminou o Brasil na copa de 54 com show de Sandor Kocsis

  • Olá Filipe e Matias! Muito bom esse programa, e muito positiva a introdução da 4a coluna do podcast (faz sentido que “O Livro” faça a ponte entre “O Mapa” e “O Campo”) – parabéns Ubira Leal

    No mais, deixo como adendo um podcast feito pela BBC explorando a derrocada venezuelana, para quem domina o idioma dos inventores do jogo: https://www.bbc.co.uk/programmes/p051zkj8

  • Arthur Adriano Lobo

    Olá Filipe e Matias. Sobre a origem do uniforme Venezuelano tem um artigos na Wikipédia em castelhano, vou deixar os links aqui. Abraços daqui da Água Rasa, ZL, São Paulo-SP!
    https://es.m.wikipedia.org/wiki/Selecci%C3%B3n_de_f%C3%BAtbol_de_Venezuela

  • Olá galera, queria lembrar do não mencionado Alejandro Moreno que fez carreira na MLS e hoje é um comentarista de destaque na ESPN UK e também fala do futebol dos países ammericanos.

  • Olá, pessoal! Parabéns pelo podcast fantástico. Sempre recomendo aos amigos fãs de futebol e/ou história e sempre usando como fonte de informação. Queria só fazer uma pequena correção sobre os países que têm vantagem sobre a seleção brasileira: todos eles derrotaram o Brasil em Copas do Mundo. A Hungria, inclusive, tem duas vitórias sobre nós em mundiais. A primeira foi nas quartas-de-final de 1954: vitória por 4 a 2 na famosa “Batalha de Berna”. A segunda foi na primeira fase em 1966: 3 a 1. Abraços!!

  • Triunvirato é o nome dado a qualquer período onde três pessoas tão dando um tempo antes de irem para o “resta um” de verdade.

  • o @ClubeDoRemo foi campeão da pequena taça do mundo em 1950 na Venezuela. Portanto foi o primeiro Campeão Brasileiro do Certame.

  • Fabiane Marcondes

    Olá, passando aqui só para dizer que aprendo muito com vocês. Sempre detestei futebol, achando um esporte estúpido e fútil. Vocês me fizeram mudar de ideia. Continuo não gostando de futebol, mas mudei minha opinião sobre ele. Aproveito para pedir um episódio sobre o Zimbábue. Recentemente li um livro da escritora Rutendo Tavengerwei, que tem como pano de fundo a situação política do país no início desse século e fiquei curiosa sobre o o país. Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.