Fronteiras Invisíveis do Futebol #74 – Camarões

Tentamos explicar um pouco da História desse país, que deveria ser a sede da Copa Africana de Nações em 2019. Deveria, mas não será, e você vai entender os motivos. Antes disso, vamos até as primeiras ocupações humanas no país e a origem do nome que, sim, tem ligação com o camarão.
Falamos do imperialismo alemão, da partilha do país entre franceses e britânicos, sua luta por independência e todos os presidentes do país desde 1960. Sim, todos! E, claro, tudo isso temperado pela trajetória futebolística do país africano, grande campeão das copas continentais e berço de grandes craques como Samuel Eto’o e o vovô Roger Milla.
Referências no programa
Em breve
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Uma correção Filipe: quando vc comentou sobre a erupção límnica, as mortes de pessoas e animais podem ter ocorrido por envenenamento direto do monóxido de carbono sobre as pessoas (o CO liga na hemoglobina das nossas hemácias de forma muito mais forte que o O2, atrapalhando o transporte deste),além do fato, que vc citou, de consumo do gás oxigênio naquele local.
Achei muito interessante como um país tão pequeno é tão diverso em povos, natureza e geografia…
Esses dias vi com minha esposa, Camila, a série Black Earth Rising e queria que vcs fizessem o FIF de Ruanda e os genocídios.
Olá Filipe e Matias, descobrir agora o podcast de vocês! Os programas são ótimos! Sou arqueólogo, historiador e torcedor do Sport Club do Recife e sobre os fronteiras de Pernambuco, só tenho uma ressalva, vcs colocaram um tricolor para falar sobre 87, é lógico que ele vai dizer que o flamidia é o campeão kkkkkkkk. Recomendo a leitura do livro: 1987: De fato, de direito e de cabeça, escrito por André Galindo e Cássio Zipolli, vale a leitura sobre o legítimo título do Sport em 87! Vcs são bons demais! Estou maratonando os podcasts dos Fronteiras Invisíveis do Futebol! Muito Bom!
Em 2002, o goleiro N´kono foi suspenso por um ano, acusado de fazer magia negra para favorecer sua equipe.
https://blogdorafaelreis.blogosfera.uol.com.br/2017/02/22/4281/
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #201 – Amazônia, América Latina e Europa | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #258 – Namíbia, América Latina e Oriente Médio | Xadrez Verbal