Xadrez Verbal Podcast #90 – Armas químicas, América Latina e Rússia

Semana cheia! Começa com incêndio no Congresso paraguaio e termina com ataque de mísseis dos EUA contra alvos na Síria. Fique tranquilo, aqui você vai entender tudo (ou quase tudo), nesse programa com a presença especial do professor Daniel Sousa. Diretamente de São Petersburgo, os ouvintes Vitor e Mariana, do canal Balalaika, falam sobre o atentado terrorista que matou pelo menos onze pessoas na ex-capital do império russo.
Passamos pela América Latina, com acontecimentos importantes em vários de nossos vizinhos. A vitória de Lênin Moreno no Equador, o trágico deslizamento de terra na Colômbia, a disputa entre poderes na Venezuela, os protestos no Paraguai e a greve geral na Argentina estão por aqui. Finalmente, fazemos uma ponte-aérea entre os EUA e a Síria; o que aconteceu, o que pode acontecer, quais as explicações para o ataque com armas químicas que matou crianças e levou a uma represália dos EUA. A coluna da professora Vivian Almeida, peões, a semana na História e dicas culturais fecham mais esse programa do Xadrez Verbal!
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Filme Brat, de 1997
Filme O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, de 2007
Exposição Bandera Vacía na Bienal de Veneza
Música Chemical Warfare, do Dead Kennedys
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se
Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Glória Satanás
http://www.globalresearch.ca/deleted-daily-mail-online-article-us-backed-plan-for-chemical-weapon-attack-in-syria-to-be-blamed-on-assad/5339178
Tudo o que vocês precisam saber…
Artigo do The Guardian que diz que a história publicada no site Daily Mail foi tirada do ar por ser falsa, e os e-mails citados teriam sido forjados: https://www.theguardian.com/media/2013/jun/26/daily-mail-syrian-chemical-weapons-libel
Os ataques na Suécia foram addressed nesse programa?
Muito bacanas os comentários do casal quanto aos ataques na Rússia.
As reações por parte do governo e imprensa (se conforme o comentado por ambos) foram de fato excelentes!
O programa como sempre está impecável.
Grande abraço.
Cadê o “golden shower” rsrsrsrs?
Entre os minutos 115:00 as 115:30, dizer que “A narrativa ocidental … e a mais próxima da realidade” e bom lembrar que a narrativa ocidental sobre o Iraque ter armas de destruição em massa também era a mais próxima da realidade. . .
Legal que fui citado! 🙂 Desde as eleições bem estranhas que elegeram o Maduro sigo com atenção os fatos na Venezuela.
Sobre a entrada de EUA na Primeira Guerra Mundial, um fato relevante foi o telegrama Zinnmerman. É uma historia bem relevante e interessante para quem gosta de relações internacionais, e criptografia também. Se inicia na Sala 41 (a central de inteligência britânica antes dos feitos da equipe do Alan Turing), essa estória é muito bem contada pela historiadora Barbara Tuchman no seu livro `O telegrama Zimmerman’ (ela ganhou o Pulitzer por ‘Canhões de Agosto’ sobre a Primeira Guerra).
Em português: https://www.estantevirtual.com.br/b/barbara-w-tuchman/o-telegrama-zimmermann/2108604301
Em inglês: https://www.amazon.com.br/Zimmermann-Telegram-Barbara-Tuchman-ebook/dp/B00KGKY9JM/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1491709433&sr=8-1&keywords=tuchman+zimmerman
Só pra constar, embora tenha alguns gatos pingados que acreditam que as urnas eletrônicas brasileiras tenham sido fraudadas, essa não é a principal crítica às nossas urnas eletrônicas.
Principalmente para quem é da área de tecnologia, a principal crítica é a falta de transparência e a impossibilidade de recontagem de votos. Porque todo sistema é passível de erro. Justamente por isso eles precisam ser revisados constantemente. No caso das urnas eletrônicas brasileiras, o TSE é ao mesmo tempo o órgão que as desenvolve e que atesta a sua confiabilidade, um claro conflito de interesses.
Principalmente por se tratar de um elemento essencial para a democracia, o processo eleitoral deveria ser submetido a auditorias independentes. Não é que as eleições brasileiras já tenham sido fraudadas. É que se algum dia forem fraudadas, nós nunca vamos saber.
Mais um excelente programa!
Estou divulgando o podcast para os alunos e professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) aqui em Vitória da Conquita,
Grande abraço
O timing do que o Felipe falou sobre o fato dos EUA atacarem a Síria como demonstração de força para a Coréia do Norte acredito que tenha sido bem certeiro:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1874036-governo-americano-envia-porta-avioes-e-destroieres-para-a-peninsula-coreana.shtml
Fala Filipe e Matias. Olha reportagem que saiu no metro em Londres sobre as 50 cidades mais perigosas do mundo. Curitiba em 49 lugar e por favor, veja o número 39 do ranking. Abc http://metro.co.uk/2017/04/08/these-are-the-worlds-most-violent-cities-6562906/?ito=facebook
Dei uma “Googlada” pra saber mais de quem foi Josimar (nasci em 1991, não vi a Copa de 86), e achei uma entrevista com ele, de 2013, onde ele fala, dentre outras coisas, sobre a tal revista norueguesa:
http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/josimar-2209
Como assim o Japão aprovou o ataque? Poderia, por favor falar mais sobre isso nos programas vindouros? Abraços e esse foi um programa quase que impecável! Fenomenal!!!
Filipe, caso você realmente volte a discutir a questão da Irlanda do Norte, seria legal dar um foco maior à questão de que não é só a relação econômica entre a República da Irlanda e o Reino Unido que está em jogo, mas também (e talvez principalmente) o medo de que a imposição de uma fronteira e impedimento do livre tráfego de pessoas, assim como a possibilidade entre a R. da Irlanda e a Irlanda do Norte enfraqueça o Tratado de Belfast (que fez 19 anos ontem, não uma efeméride muito boa – https://en.wikipedia.org/wiki/Good_Friday_Agreement) e traga de volta o período de terrorismo irlandês conhecido como “The Troubles”, e que nos deu, entre outros, o IRA (Irish Republican Army).
Por sinal, em certos lugares, como aqui em Manchester, a palavra “terrorismo” ainda é muito mais ligada ao terrorismo irlandês (que mesmo depois de 20 anos ainda é lembrado no centro da cidade https://en.wikipedia.org/wiki/1996_Manchester_bombing) do que ao “terrorismo islâmico”, cuja presença é zero por aqui.
Duas boas fontes sobre o tema são um relatório da Casa dos Lordes publicado em Dezembro (https://www.publications.parliament.uk/pa/ld201617/ldselect/ldeucom/76/7607.htm) e uma reportagem recente do Irish Times (http://www.irishtimes.com/news/politics/eu-draft-proposals-point-to-ireland-as-priority-in-brexit-talks-1.3032696)
Olha o menino Neymar dessa semana, na matéria a baixo:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/midia-estatal-da-coreia-do-norte-alerta-para-ataque-nuclear-contra-eua-em-caso-de-provocacaoo.ghtml
G1 esta falando q esta enviando uma “aeronave de propulsão nuclear”, lá para a Coreia..
Bom crepúsculo Felipe e Matias
Pra variar mais um ótimo episódio do Xadrez verbal. Minha única queixa é em relação ao áudio, principalmente nas falas do Felipe, que ficaram dando “puf” o tempo todo. Afora isso, parabéns pela nossa revista samanal…
Muito bom o programa, apesar da longa duração (tenho sempre alguma dificuldade em acompanhar podcasts com mais de 2h, quanto mais 3h). Seria mais fácil quebrar em partes, mas dada a quantidade de assuntos ocorridos na semana entendo que fica bem difícil.
No mais, acompanho o podcast há poucas semanas, e se possível existe em algum lugar algum texto que explique para os neófitos o foco de cada uma das colunas? Grato desde já
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #181 – Bolsonaro em Israel e eleições pelo mundo | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #90 – Armas químicas, América Latina e Rússia – Tudo Podcast