Fronteiras Invisíveis do Futebol #31 – Pernambuco

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.
Duzentos anos de Revolução Pernambucana e os 480 anos de Recife! Para celebrar as datas, convidamos Gil Luiz Mendes, do Baião de 2, para nos ajudar a contar a História de um dos estados que deu origem ao atual Brasil. Dos sítios arqueológicos do estado, passando pela chegada portuguesa, (incluindo a disputa sobre quem chegou primeiro em Pernambuco), a produção de açúcar, a presença holandesa, até os movimentos pela independência.
Falamos também de Pernambuco independente, sua capital, sua importância econômica e política, berço do movimento das Diretas Já. Claro, tudo isso temperado com a História do futebol no Recife e no interior do estado. Os principais clubes, títulos, os clássicos com seus bonitos nomes e as figuras ilustres do futebol pernambucano, incluindo um jogador melhor do mundo!
Referências no programa
Livro Nassau, de Evaldo Cabral de Mello
Música Recife, minha cidade, de Reginaldo Rossi
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Não convém de colocarem o minuto em que começa cada um dos blocos na descrição do podcast? Não gosto de futebol e acho toda a parte em que falam sobre bem desinteressante. E pelo que vocês mesmos falam sempre, eu não sou o único que ouve o programa apenas pela parte histórica.
Olha, programão! O trio estava muito bem entrosado e o convidado só entrava na boa, sempre acrescentando muito.
Muito bom. Incrível o Felipe não ter vindo a Recife ainda. Acredito que ele vai se deslumbrar com as cidades de PE.
Muito bom o eposódio!
episódio*
Fantástico o programa, não esperava tanto, a história de Pernambuco é realmente fascinante, e explica bem a força da torcida de seus times, vocês estão de parabéns, uma pequena correção, Rivaldo, assim como vários grandes jogadores da sua época, foi garoto propaganda da Pepsi. https://youtu.be/GfAFW-hhF5c
Pingback: Fronteiras Invisíveis do Futebol #83 – Ceará | Xadrez Verbal
Sport Club DO Recife, e não Sport Club Recife.