Fronteiras Invisíveis do Futebol #28 – Chipre

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

capa-chipre

Se você é ouvinte do Xadrez Verbal, você deve ter ouvido recentemente que um acordo de paz pode ser alcançado no Chipre. Mas o que se passa por aquelas bandas? No programa de hoje, vamos até a ilha no Mediterrâneo. Sua longa História, disputada por vários povos da Antiguidade, até ser dividida por cristãos e muçulmanos, em uma paz que foi ameaçada pelas Cruzadas.

A ilha permanece dividida desde então, com parte da população grega e outra parte turca, mesmo durante a posse do império britânico. Após a independência, tentativas de golpes, uma invasão militar turca e uma zona de exclusão divide a ilha, com milhares de refugiados sendo obrigados à fugirem para outra região da ilha. Enquanto isso, veremos também a ligação dos cipriotas com o futebol e com o Corinthians (clickbait!), ao som de Georgios Kyriacos Panayiotou, um dos maiores cantores pop de todos os tempos.

Referências no programa

Obra Otelo, de Shakespeare

Texto Cyprus divided, 40 years on, na Al Jazeera

Nerdologia sobre o Chipre

Música Father Figure, de George Michael

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s