Xadrez Verbal Podcast #35 – Boko Haram, Haiti e Síria

No programa de hoje, a pauta principal é o Boko Haram e a situação na Nigéria, com os recentes ataques cruéis. O grupo extremista está mesmo derrotado? Qual a origem do problema no país e na região? E o que a comunidade internacional está fazendo sobre o Boko Haram e seus aliados?
Também falamos da situação na Síria e as duas conferências que tivemos na semana, sobre os refugiados e sobre a negociação política no país. E colocamos as perguntas que devem ser respondidas no futuro breve sobre o Haiti. América Latina, Israel, Córsega, cara ou coroa eleitoral e Assange são alguns dos outros assuntos. E, claro, a semana na História, dicas culturais e o Menino Neymar vai ao Super Bowl.
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

Crédito da foto: Reinnier KAZE/AFP/Getty Images
Dicas do Sétimo Selo
Filme Os Tempos Modernos, na íntegra no Youtube
Livro Orden y Progreso
Música Kalimba Story, do Earth, Wind & Fire
Dicas de leitura
Texto da BBC publicado na Folha Israel envia imigrantes indesejados a Ruanda e Uganda, dizem testemunhas
Texto As Fronteiras Invisíveis da Europa – Córsega
Texto Maristela Basso: Bolívia, ignorância e preconceito
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
não tá dando pra baixar, tá aparecendo como “página não encontrada” 😦
Thaise, já corrigido, desculpe, um abraço!
Já virou um dos meus podcast mais esperado da semana.
finalmente
Olá Filipe. Descobri teu podcast pelas participações no Nerdcast e que grata surpresa foi. Tô adorando acompanhar tudo.
Quanto ao caso de abuso sexual por parte de membros das forças de paz da ONU tem um filme, simples mas bem bacana, sobre o tema – no caso quando as forças de paz foram mobilizadas na região da Bósnia. É ”A Informante” e tem na netflix. Se você não conhece eu recomendo.
E eu não dormi quando vi ”Tempos Modernos”. Vi na faculdade. Mas ”as Vinhas da Ira” foi um martírio em duas aulas pra ver. Tenho trauma até hoje.
não ta baixando pelo pocket-casts, no Android!
Olá Filipe! A respeito da participação brasileira na MINUSTAH, recomendo estes dois livros, DOPAZ (http://www.skoob.com.br/dopaz-134138ed149153.html) que relata as ações dos operadores da brigada de operações especiais do EB, no processo de pacificação de Cité Soleil, a favela mais violenta e reduto das maiores gangues de Porto Príncipe. Também ha o livro “Querido Haiti: uma missão de paz” (http://www.skoob.com.br/livro/388444#_=_), escrito por Joanine Gerardi Kettner, tenente médica do EB, que traz uma visão diferente das operações de combate, mais voltada para as ações humanitárias desenvolvidas no Haiti. Abraço!
Eu também conheci o xadrez verbal pelo nerdcast e também o anticast, já tem alguns meses e tô adorando acompanhar vcs.
Olá Filipe! A respeito da participação brasileira na MINUSTAH, ha dois livros que humildemente recomendo. O primeiro é o DOPAZ (http://www.skoob.com.br/dopaz-134138ed149153.html) que conta sobre as operações de pacificação de Cité Soleil, levadas a cargo por operadores das forças especiais do EB, visto que Cité Soleil era o reduto das gangues mais violentas e organizadas de Porto Príncipe. O segundo é Querido Haiti: uma missão de paz (http://www.skoob.com.br/livro/388444ED439674) escrito por uma tenente médica do EB, e que traz uma visão mais aparte das operações de combate, e voltada para a situação humanitária no Haiti. Bueno, espero ter contribuído. Abraços!!