Refugiados e o temor do Golfo Pérsico: porque países da região se omitem

criancasiria

Questões internas causadas, direta e indiretamente, por refugiados nas últimas décadas poderiam explicar a atual postura dos países do Golfo

Compreender o Oriente Médio não é tarefa fácil, em especial quando se desconsidera sua história recente. Crítica recorrente em relação ao deslocamento de refugiados é o fato de que os países economicamente ricos do Oriente Médio não se esforçam para receber essas pessoas, em sua maioria sírios. Humanitariamente, virar as costas para refugiados é uma atitude condenável, especialmente quando se tratam de nações que possuem recursos disponíveis; recentemente, as nações do Golfo Pérsico anunciaram contribuições de bilhões de dólares para refugiados. Para uma crítica sustentada e construtiva, entretanto, deve-se primeiro contextualizar os motivos e os interesses dessa omissão dos países da região. Resgatar a memória dos refugiados palestinos na região após 1948, seus episódios de instabilidade relacionados e também decorrentes, ajuda na compreensão da atualidade.

Para ler o restante da coluna desse autor, vá ao Opera Mundi, onde ela foi publicada.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s