Vinte e cinco anos de um marco na geopolítica do Oriente Médio

060518-N-6901L-005
Mushahda, Iraq (May 18, 2006) - 
Iraqi tanks assigned to the Iraqi Army 9th Mechanized Division drive through a checkpoint near Forward Operating Base Camp Taji, Iraq. U.S. Navy photo by Photographer's Mate 1st Class Michael Larson (RELEASED)

Guerra do Golfo, iniciada com a invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein, é um fenômeno próprio da geopolítica do Oriente Médio, um divisor de águas em uma das regiões mais intrincadas do planeta

A Guerra do Golfo é mais do que a família Bush, vai além de libertadores ou de vilões. Na semana em que se rememoram os vinte e cinco anos do conflito, é importante lembrar uma de suas facetas mais importantes e menos discutidas. A Guerra do Golfo de 1990, iniciada com a invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein, é um fenômeno próprio da geopolítica do Oriente Médio, um divisor de águas em uma das regiões mais intrincadas do planeta. Não foi o ato de um maluco, não foi meramente encerrada por libertadores. Seus motivos e suas consequências ainda desempenham influência na região.

Para ler o restante da coluna desse autor, vá ao Opera Mundi, onde ela foi publicada.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s