Xadrez Dominical – Colômbia

Caros leitores, quem ouviu o mais recente podcast do Xadrez Verbal ouviu que, na última semana, no dia 20 de julho, celebraram 204 anos da independência da Colômbia. Como no último domingo, com o Uruguai naquela vez, homenagearemos a data cívica da nossa vizinha. Vamos ao Xadrez Dominical sobre a Colômbia.
A primeira dica é um filme. Profissão de Risco, de 2001, com Johnny Depp e Penélope Cruz, tradução nacional de Blow, o ato de cheirar…vocês entenderam. Baseado em fatos reais.
Trailer
Sinopse do AdoroCinema: Em plenos anos 70, o tráfico de drogas cresce e se espalha cada vez mais rumo aos quatro cantos do planeta. Nos Estados Unidos o elo principal é George Jung (Johnny Depp), que logo se torna o principal importador de cocaína do Cartel de Medelin, comandado por Pablo Escobar. Durante duas décadas, Jung foi um dos principais alvos do combate às drogas do governo americano e era quem fazia a conexão entre os EUA e a Colômbia.
A segunda dica é um documentário. Um dos personagens mais polêmicos da História recente da Colômbia é Pablo Escobar, presente no filme citado na primeira dica. E o documentário The two Escobars traça um paralelo entre e política do narcotráfico e o futebol, cruzando a história com a do zagueiro Andres Escobar, que marcou um gol contra pela seleção nacional na Copa do Mundo de 1994. Assistam!
Trailer
A terceira dica é um filme colombiano. Maria cheia de Graça, de 2004, conta a história de uma garota colombiana de 17 anos que torna-se uma mula, carregando drogas dentro do estômago, entre Bogotá e Nova Iorque. Catalina Sandino Moreno ganhou o Urso de Prata de Melhor Atriz do Festival de Berlim e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, a primeira vez de uma indicação por uma atuação em castelhano.
Trailer
Sinopse do AdoroCinema: Aos 17 anos, Maria (Catalina Sandino Moreno) vive numa pequena localidade ao norte de Bogotá, na Colômbia. Ela e sua amiga Blanca (Yenny Paola Vega) trabalham em uma grande plantação de rosas, retirando espinhos e amarrando as flores, tarefa entediante que obedece a regras rígidas. As únicas diversões de Maria são o namoro com Juan (Wilson Guerrero) e as festas na praça do lugarejo. Certo dia, pouco depois de descobrir que está grávida, ela se envolve numa discussão e é demitida. Decidida a melhorar de vida e tentar a sorte na cidade grande, a jovem aceita a oferta de um conhecido: transportar heroína para Nova York em seu próprio estômago.
A quarta dica é um filme baseado em obra do maior escritor colombiano. O Amor nos tempos do Cólera, de 2007, estrelando Javier Bardem, é baseado no livro homônimo do ganhador do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez. Foi indicado ao Globo de Ouro.
Trailer
Sinopse do AdoroCinema: Florentino Ariza (Javier Bardem) ainda jovem se apaixonou perdidamente por Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno). Entretanto, como Florentino apenas trabalha numa agência dos Correios, ele não é visto como um bom partido por Lorenzo Daza (John Leguizamo), pai de Fermina. Florentino pede Fermina em casamento, e ela aceita. Ao saber disto Lorenzo a envia para a fazenda de sua prima Hildebranda Sanchez (Catalina Sandino Moreno), onde fica alguns anos. Florentino aguarda o retorno de sua amada mas, quando a reencontra, ela diz que nada quer com ele. Fermina passa a ser cortejada por Juvenal Urbino (Benjamin Bratt), um médico que luta para evitar a disseminação da cólera. De início ela não se interessa, mas posteriormente eles se casam e constituem família. Simultaneamente Florentino aguarda que Juvenal morra, para que possa enfim se casar com seu grande amor.
A quinta e última dica é um discurso. Gabriel García Márquez é, além de um grande autor e essencial na identidade da América Latina, um autor prolífico. Como indicar um livro? Com quais critérios? Com qual autoridade? Então, a indicação é o autor, sua obra, qualquer que seja. Para simbolizar esse corpo literário, deixo-os com seu discurso ao aceitar o Nobel de Literatura, A solidão da América Latina.
A menção do post vai para os dez anos da morte do brasileiro Jean Charles, morto pela polícia, em Londres, em circunstâncias ainda não esclarecidas em meio a paranoia do terror. Até hoje a campanha pela punição aos “responsáveis” permanece. A dica é o filme Jean Charles, dirigido por Henrique Goldman e estrelado por Selton Mello. O filme também foi citado no podcast e recomendo por ser a referência mais conhecida, dica do Matias, embora eu não tenha assistido (ainda).
Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.