Xadrez Dominical – Filmes para os 70 anos do Dia da Vitória

Caros leitores, ontem e na última sexta-feira celebrou-se o Dia da Vitória, a rendição das forças armadas alemãs na Segunda Guerra Mundial. Como explicado no último vídeo do canal, existe uma discrepância na data por conta do fuso horário: o Ocidente celebra no dia Oito de maio, os ex-países soviéticos celebram no Nove de maio. A Parada da Vitória, em Moscou, sempre foi um grande evento russo, inclusive em uma perspectiva geopolítica. Como o aniversário do Dia-D já apareceu em um Xadrez Dominical, o post de hoje é de dicas de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial no fronte Leste.

A primeira dica é um filme alemão. Stalingrado, de 1993, conta a história de quatro alemães durante a fatídica batalha, a primeira derrota terrestre alemã na guerra. O filme aborda especialmente alguns aspectos da crueldade da guerra e do ambiente, como as mortes pela fome e pelo congelamento.

Trailer legendado em inglês

Sinopse do Interfilmes: Segunda Guerra Mundial, 1942. O filme traz um retrato da Batalha de Stalingrado, uma das mais sangrentas da história. Um pelotão alemão avança em território soviético. A história é centrada em quatro soldados alemães e através deles são mostrados os horrores da guerra, o medo, a esperança e todas as emoções dos combatentes envolvidos

A segunda dica é um filme russo. Stalingrado, de 2013, também mostra a mesma batalha, mas em um ritmo mais hollywoodiano, com cenas de ação e a dramaticidade ligada não apenas ao conflito, mas também aos sentimentos dos soldados, como o amor por esposas e famílias.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Durante a sangrenta batalha de Stalingrado, no auge da Segunda Guerra Mundial, seis soldados amigos enfrentam os inimigos, vivem histórias de amor e lutam para manter o território longe das forças alemãs.

A terceira dica é um filme multinacional. Círculo de Fogo, péssima tradução de Enemy at the Gates (Inimigo aos portões), de 2001, conta a história da Batalha de Stalingrado tendo como protagonista o atirador de elite Vasily Zaytsev, interpretado por Jude Law. O filme e a História dos eventos retratados foram tema do segundo episódio de Cinema e História no canal do Xadrez Verbal.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.

A quarta dica é um filme britânico e alemão. A Cruz de Ferro, de 1977, é um dos mais icônicos filmes de guerra que se passa no fronte Leste. Filmado na Iugoslávia utilizando muito equipamento original da época da guerra, o filme conta a história de um sargento veterano, vivido por James Coburn, e seu novo superior, um aristocrático oficial prussiano, vivido por Maximilian Schell.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Em 1943, o líder condecorado Rolf Steiner (James Coburn) é promovido a sargento após outra missão bem sucedida, enquanto o arrogante capitão Hauptmann Stransky (Maximilian Schell) torna-se o novo comandante de sua equipe. Após uma batalha sangrenta contra as tropas russas, o covarde Stransky, que não liderou o pelotão, clama que ele comandou o grupo após a morte do verdadeiro tenente que tomou a frente, e pede a condecoração da Cruz de Ferro para satisfazer suas ambições e sua família.

A quinta e última dica é um filme alemão. Se estamos falando dos dias finais da Alemanha Nazista, precisamos falar dos últimos dias de Adolf Hitler. Situado quase todo no bunker de Hitler em Berlim, o “covil da besta fascista”, como chamada por Stálin, A Queda, de 2004, conta o final da Segunda Guerra Mundial sob os olhos de Traudl Junge, secretária de Hitler e autora das memórias que inspiraram o filme. Bruno Ganz, em um fantástico trabalho de interpretação, virou até meme, com a cena em que emula um dos ataques nervosos de Hitler.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

A menção do post é, obviamente, o Dia das Mães. A dica é um dos filmes que mais recentemente rendeu um Oscar para um papel maternal: Um Sonho Possível, tradução de The Blind Side, que conta a história real de Michael Oher, jogador de futebol americano atualmente no Carolina Panthers. Nascido em uma perspectiva de violência e abandono, Oher é adotado por Sean e Leigh Anne Tuohy, interpretada por Sandra Bullock. Indicado tanto aos Oscar de Melhor Filme e de Melhor Atriz, rendeu o prêmio à Bullock. O título original do filme é quase “intraduzível”, já que fala de um aspecto do esporte, o “lado cego” do quarterback. Assista que entenderá.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s