Xadrez Dominical – Filmes e video games

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Caros leitores, dada a discussão durante a semana, sobre Nintendo, lucro e impostos, causada pela saída da empresa japonesa do mercado brasileiro de videogames, o Xadrez Dominical de hoje será apenas de filmes, com cinco dicas de filmes sobre videogames, além da habitual menção do Xadrez Dominical.

A primeira dica é um filme muito bom. Muito bom de tão ruim. Já que o tema do Xadrez Dominical veio de um debate envolvendo a Nintendo, abrimos o post com o filme Super Mario Bros., de 1993. Com Bob Hoskins como Mario e John Leguizamo como Luigi, assistam para rir.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Há muito tempo a Terra era dominada pelos dinossauros e ninguém os incomodava, pois não havia gente. A vida era boa num lugar que, após 65 milhões de anos, passou a se chamar Brooklyn. Então algo inesperado aconteceu, pois um meteoro gigante atingiu a Terra e os dinossauros foram exterminados. Entretanto o impacto criou uma dimensão paralela, onde alguns dinossauros sobreviveram e se tornaram uma espécie inteligente e agressiva, como nós. Brooklyn, 20 anos atrás. Na porta de um convento é deixado um ovo, que é recolhido pelas freiras e dele nasce uma criança. Brooklyn, dias atuais. Os encanadores Mario Mario (Bob Hoskins) e Luigi Mario (John Leguizamo) se vêem numa aventura fantástica para salvar a Princesa Daisy (Samantha Mathis) em um escondido mundo, Dinohattan, onde os habitantes evoluíram dos dinossauros. A dupla enfrenta desafios mortais do Rei Koopa (Dennis Hopper), um lagarto diabólico, e batalham contra répteis enormes para impedir um terrível plano, que busca invadir nosso mundo.

A segunda dica é dupla, o filme TRON, de 1982, e sua sequência, TRON: O Legado, de 2010. Vamos nos ater ao primeiro filme, que foi a primeira grande produção com uma temática de video game, estrelando Jeff Bridges e Bruce Boxleitner, com efeitos especiais de primeira, para sua época. Na sequência, ambos os atores retornam para seus papéis (no plural, cada um com dois personagens. Assiste!), mas o protagonismo agora é dos jovens Garrett Hedlund e Olivia Wilde. Ambos foram indicados a Oscar, em categorias técnicas.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de softwares que trabalha na ENCOM. Sua maior diversão, e também seu trabalho, é elaborar novos jogos de videogame. Kevin sonha em fundar sua própria companhia, mas seus projetos são roubados por Ed Dillinger (David Warner), que os apresenta como se fossem seus. Como resultado, Dillinger é promovido enquanto Kevin precisa abrir uma casa de jogos, com os poucos que lhe restaram. Decidido a provar que foi roubado, Kevin resolve entrar no sistema da ENCOM através de um programa chamado CLU, criado por ele. É quando descobre que Dillinger criou Tron (Bruce Boxleitner), um programa destinado a proteger o Programa de Controle Mestre, que gerencia todo o sistema da ENCOM.

A terceira dica é de outro filme pioneiro na temática, que se tornou um cult entre fãs de ficção científica. O Último Guerreiro das Estrelas é também caso raro de título complicado que foi traduzido, ao menos, corretamente (o título original é The Last Starfighter). Segue a aventura de um garoto que, de tão bom no video game, “entra no jogo” e vive aquela situação. Parece clichê, mas lembro-os que esse filme praticamente inaugurou esse tipo de trama, em 1984.

Trailer

Sinopse do InterFilmes: Videogame em longa-metragem em forma de ficção cientifica infanto-juvenil, mistura de Guerra nas Estrelas,Tron e Jogos de Guerra. O enredo é simples e os efeitos especiais de qualidade, fazem desta produção uma boa diversão. Craque em game, o jovem Alex (Lance Guest) é convocado por um extraterrestre (Robert Preston) para participar de uma guerra intergaláctica de verdade. Enquanto Alex vai para o espaço, um robô criado à sua imagem e semelhança fica na terra, entretendo a sua namorada ( Catherine Stewart). Inédito no mercado latino, agora remasterizado e dublado em vários idiomas. Imperdível. Um garoto que domina o fliperama starfigther é convidado, um dia, pelos seus verdadeiros criadores pessoas do Espaço para ajudá-los a combater em uma batalha estelar real.

A quarta dica é um filme da mesma época, 1983, Jogos de Guerra, estrelado por Ferris Bueller, digo, Matthew Broderick. A trama também é parecida, mas em tom de drama, misturado com a paranoia da Guerra Fria e o desconhecimento das capacidades dos computadores. Um garoto hackeia um computador do governo, acha o que acredita ser um joguinho de mísseis nucleares mas, na verdade, pode causar a III Guerra Mundial. Foi indicado a três Oscar, incluindo Melhor Roteiro.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Um jovem (Matthew Broderick) aficcionado por informática conecta seu micro acidentalmente ao sistema de defesa americano, controlado por um computador ultrasofisticado. O acidente provoca um estado de alerta, que pode acabar causando a Terceira Guerra Mundial.

A quinta e última dica é um filme que celebra a nostalgia do início dos video games. Detona Ralph, de 2012, indicado ao Oscar de Melhor Animação. Ralph, dublado por John C. Reilly no original, é um vilão de arcade que sonha em tornar-se o herói do jogo. Vale a pena também para ficar caçando as diversas referências e homenagens aos jogos clássicos.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Ralph (John C. Reilly) é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. (Jack McBrayer) e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.

Peacekeeping - MINUSTAHA menção do post de hoje. Na semana tivemos o aniversário de cinco anos do grande terremoto que devastou o Haiti e deixou mais de cem mil mortos. Para terem muitas dicas, então, a menção vai para revisitarem o Xadrez Dominical sobre o Haiti, publicado aqui um ano atrás. Espero que gostem.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

um comentário

  • Cadê Street Fighter, último filme de Raul Julia, também com Van Damme? E Mortal Kombat? Para mim, tais adaptações estão no mesmo patamar do Super Mario Bros. E lá no fundo do poço, há ainda a adaptação de Double Dragon, que eu gosto da trilha sonora (🎶All together now🎶…). Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s