Xadrez Dominical – Sexta-feira negra (as de verdade…)

Caros leitores, como muitos de vocês devem saber, já que o “evento” chegou ao Brasil, a última Sexta-feira foi a “Sexta-feira negra”, a Black Friday. Costumeiramente, é um dia de grandes liquidações, promovendo principalmente as compras de final de ano. O nome Sexta-feira negra, entretanto, é usado para diversas outras Sextas-feiras, em diversos países, de eventos bem mais importantes e impactantes. Vamos ao Xadrez Dominical sobre as Sextas-feiras negras, as de verdade.

A Man Is Trying To Sell His Car.

A primeira dica é um filme. Um filme indiano, que foi alvo de muita pressão política e censura. Black Friday, de 2004 e lançado apenas em 2007, relata as investigações dos atentados e explosões de bombas em Bombaim, no dia 12 de Março de 1993. Os ataques sincronizados, em um dia, causaram 350 mortes e cerca de mil e duzentos feridos.

Trailer

A segunda dica é um documentário, uma série de reportagens especiais da BBC. O tema do documentário é a Revolução Iraniana de 1979, que derrubou o governo monárquico do Xá Reza Pahlavi. O estopim da revolução foi a Sexta-feira Negra de Oito de Setembro de 1978, quando um protesto de organizações islâmicas foi violentamente reprimido, com oitenta e oito mortes.

Primeira parte, de dez

A terceira dica é um site. O acervo digital do Caso Haymarket, da Associação Histórica de Chicago. Os protestos Primeiro de Maio de 1886 colocaram cerca de trezentos mil trabalhadores nas ruas, exigindo a jornada de trabalho de oito horas. Na Sexta-feira de Quatro de Maio de 1886, uma confusão iniciada por uma bomba deixou cerca de 150 feridos, onze mortos e mais de cem prisões. Em homenagem aos trabalhadores mortos, o dia Primeiro de Maio virou o Dia Internacional do Trabalhador, que já foi tema de Xadrez Dominical.

A quarta dica é um documentário, produzido nos anos 1990. The Crash of 1929, produzido pela PBS, conta a história da quebra da bolsa de valores de Nova Iorque e sua Semana Negra. O documentário está na íntegra e em inglês, mas legendas em português podem ser encontradas na internet.

Na íntegra

A quinta e última dica é um filme. O celebrado JFK, de 1991, vencedor de dois Oscar e indicado a outros seis, incluindo Melhor Direção, de Oliver Stone. O filme especula as circunstâncias da morte do presidente dos EUA, John F. Kennedy, assinado em Dallas, no dia 22 de Novembro de 1963, Sexta-feira.

Trailer

A menção do post de hoje é uma repetição, mas justa e merecida. Na última Sexta-feira morreu o ator e escritor mexicano Roberto Bolaños, famoso pelos seus personagens Chaves e Chapolin. Um pequeno texto foi publicado aqui no Xadrez Verbal. Também foi dada a dica, que se repete, de uma pequena biografia sua, um programa do Biography Channel, com a participações de diversos atores dos célebres programas.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s