Xadrez Dominical – Escócia

Caros leitores, vamos ao Xadrez Dominical dessa semana. Não será homenageando uma data, uma pessoa ou um evento. Retomarei aqui algo que foi feito em outros posts do Xadrez Dominical e farei com o tema de um texto da semana. No caso, o texto de sexta-feira, sobre as Fronteiras Invisíveis da Europa, falando da Escócia. Vamos então ao Xadrez Dominical sobre a Escócia.

Obviamente, seria impossível resumir toda a cultura do país em cinco dicas e uma menção. Então, peço que não considerem nenhuma das dicas como um esgotamento ou única referência no tópico em questão.

Cinema. No texto de sexta-feira mencionei três atores escoceses: Sean Connery, Ewan McGregor e Gerard Butler. Queria que a dica tivesse, entretanto, tema e diretor escoceses. Escolhi então Rob Roy, que no Brasil recebeu o péssimo e desnecessário subtítulo A Lenda de uma Paixão. Dirigido por Michael Caton-Jones, com Liam Neeson (que é irlandês) como Rob Roy MacGregor, figura histórica da Escócia que tornou-se lendário, uma espécie de Robin Hood local. Tom Roth interpreta o antagonista Archibald Cunningham, e venceu o BAFTA e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho.

Trailer

 

Literatura. Alguns dos autores mais valorizados como definidores da identidade escocesa são Robert Burns, Walter Scott e Robert Louis Stevenson, mas, provavelmente, o mais conhecido (ao menos a obra) é Arthur Conan Doyle. Não ligou o nome ao autor? O pai do detetive mais conhecido de todos os tempos, Sherlock Holmes, cujos livros são editados no Brasil pela Zahar Editora, em diversos formatos. Claro que a obra de Arthur Conan Doyle não se resume ao detetive; caso queira ver sua bibliografia completa, em inglês, acesse este link da Wikipedia.

url

Documentários. Recomendo uma série que, como todo documentário com abrangência tão grande, merece algumas críticas. Mas A História da Escócia, produzido pela BBC, é uma ótima fonte para um panorama geral sobre a história escocesa. Hoje, o documentário é muito usado em salas de aula locais. A série completa, em dez episódios, está no Youtube, na íntegra e legendada. O primeiro episódio está abaixo.

Episódio na íntegra e legendado

 

Música. Como em todas as regiões das ilhas britânicas, o estilo de música popular mais prolífico na Escócia é o rock; por exemplo, vários membros do AC/DC nasceram na Escócia, embora a banda tenha sido formada na Austrália. Uma banda “sem dúvida” escocesa é o grupo de hard rock Nazareth, formado em 1968 e que fez muito sucesso nas décadas de 1970 e de 1980. Seu álbum de maior sucesso foi Hair of the Dog, de 1975, cuja música título, anos depois, foi gravada pelo Guns N’ Roses. O maior hit da banda, entretanto e sem sombra de dúvida, é a balada Love Hurts.

 

Cultura. O leitor provavelmente achava que, ao falar de música, seriam citadas as conhecidas gaita de foles. Não, esse traço marcante da cultura escocesa merece uma dica própria. Gaitas de foles, tambores, kilts e dança típica são os ingredientes da St. Andrew Society Pipes and Drums – SASPD, banda da St. Andrews Society de São Paulo, sociedade de escoceses e seus descendentes em São Paulo. Caso o leitor se interesse, os ensaios são abertos, com aulas, além de apresentações públicas.

E qual seria a menção do post de hoje? O filme, de 1995, Coração Valente. “Poxa, como ele não é uma dica? É o filme mais conhecido sobre a Escócia!” Sim, caro leitor, mas o diretor e astro, Mel Gibson, não é escocês. Do elenco principal, apenas três atores são escoceses. Nenhum produtor é escocês. As principais cenas das batalhas foram filmadas na Irlanda. E, principalmente, do ponto de vista da história escocesa, o filme é uma colcha de retalho de erros. Ou seja, é tão escocês quanto uma garrafa de uísque Drury’s. Apesar de tudo isso, o filme foi indicado a dez Oscar, venceu cinco, incluindo Melhor Filme e, deve-se reconhecer, como entretenimento, é um filmaço, com cenas muito bonitas da natureza escocesa.

Trailer

 

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s