Xadrez Dominical – O espaço

Caros leitores,

Motivado pelo texto publicado na Quarta-feira, chamado A Ucrânia foi para o espaço, o tema do Xadrez Dominical de hoje será a exploração espacial pelo homem e algumas das discussões motivadas, ou esclarecidas, por essa exploração. Sendo assim, sem mais delongas, vamos ao Xadrez Dominical sobre o espaço.

mirA primeira dica é o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, filme de Stanley Kubrick de 1968 (um ano antes da chegada do homem à Lua). O filme lida com temas como a evolução, inteligência artificial, vida extraterrestre e a relação do homem com a tecnologia. Foi indicado a quatro Oscar e é considerado um dos maiores filmes de todos os tempos.

 

Sinopse do AdoroCinema: Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

A segunda dica também é um filme. Os Eleitos, de 1983, é um drama que trata dos primeiros pilotos dos EUA selecionados para serem astronautas no projeto Mercury, a primeira tentativa de voo espacial controlado por humanos no país. Dirigido por Philip Kaufman, com nomes como Ed Harris e Dennis Quaid, Os Eleitos ganhou quatro Oscar e está imortalizado na Biblioteca do Congresso dos EUA.

 

Sinopse do AdoroCinema: A evolução de um obscuro projeto militar norte-americano até sua transformação na entidade hoje conhecida como NASA. De Chuck Yeager (Sam Shepard), primeiro homem a quebrar a barreira do som, até o audacioso programa Mercury, que buscava formar os primeiros astronautas do país, os sete eleitos Alan Shepard (Scott Glenn), John Glenn (Ed Harris), Gordon Cooper (Dennis Quaid), Gus Grissom (Fred Ward), Scott Carpenter (Charles Frank), Wally Schirra (Lance Henriksen) e Deke Slayton (Scott Paulin).

A terceira dica é outro filme. Apollo 13, de 1995, que conta a história real da tripulação da nave cujo nome é o título do filme. A Apollo 11 foi a primeira nave que pousou na Lua, e sua sucessora também conseguiu o feito. A Apollo 13 teria a mesma missão, mas sua história se tornou um dos maiores dramas da exploração espacial. Indicado a nove Oscar, com um grande elenco liderado por Tom Hanks, é considerado um dos filmes mais cuidadosos com o realismo das cenas espaciais.

 

Sinopse do AdoroCinema: Três astronautas americanos a caminho de uma missão na Lua sobrevivem à uma explosão, mas precisam retornar rapidamente à Terra para poderem sobreviver, pois correm o risco de ficarem sem oxigênio. Além disto existe o risco de, mesmo retornando, a nave ficar seriamente danificada, por não suportar o imenso calor na reentrada da órbita terrestre.

A quarta dica é uma série. Da Terra à Lua foi uma série produzida pela HBO em 1998, com coprodução de Tom Hanks. É comum que Hanks se envolva em projetos ligados aos temas que ele estudou para o cinema; co-produziu Da Terra à Lua após Apollo 11 e co-produziu e dirigiu Band of Brothers após O Resgate do Soldado Ryan, ambas as séries da HBO. São doze episódios, cada um de uma hora, contando as histórias dos programas Mercury, Gemini e Apollo. Legendas em português estão disponíveis na internet e eu recomendo bastante, com a qualidade típica das séries da HBO.

 

A quinta e última dica é outro filme. Bem recente. Gravidade, o grande vencedor do Oscar 2014, com sete prêmios. Com Sandra Bullock e George Clooney, o filme conta a história de dois astronautas envolvidos em um acidente em órbita da Terra, e a personagem de Bullock se vê isolada no espaço. O filme usa muitos efeitos especiais para contar a história de uma forma realista, com detalhes como a falta de gravidade e a respiração da astronauta.

 

Sinopse do AdoroCinema: Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

A menção do post de hoje é dupla. Como não trata apenas da exploração humana do espaço, deixei como menção, mas a série de televisão Cosmos é essencial para a compreensão do espaço, da ciência e, também, da atividade humana nesses campos. São treze episódios de uma hora na série criada e apresentada pelo astrônomo Carl Sagan em 1980, também autor de diversos livros e um dos maiores colaboradores da divulgação do conhecimento científico. A série é uma das mais assistidas de todos os tempos, e considerada divisor de águas no campo.

 

Tanto que, em 2014, foi feita uma sequência, Cosmos: A Space Odissey, apresentada pelo mais famoso astrônomo da atualidade, Neil deGrasse Tyson, muito reconhecido por suas participações em programas de TV e por ser um meme. Ambas as séries são de fácil acesso, com legendas ou com a dublagem original da época, e valem muito a pena.

Gostaram? Não gostaram? Mais dicas? Comente.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s