Xadrez Dominical – Filmes e documentários sobre aborto

Caros leitores,

Nos últimos dias a discussão mais presente aqui no Xadrez Verbal foi sobre o aborto. Tivemos um excelente No Tabuleiro discutindo o assunto, com duas convidadas externando suas perspectivas, além de um outro texto, escrito por mim. Sendo assim, achei apropriado que o tema do Xadrez Dominical de hoje fosse a discussão sobre o aborto.

Como, infelizmente, não tenho muitas leituras sobre o tema, não teria como fazer recomendações com alguma segurança. Sendo assim, focarei nos filmes e documentários, mas lembro-os que o espaço de comentários serve para isso também, para que vocês façam suas recomendações.

Filmes. Talvez a principal recomendação seja 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, filme romeno que se passa nos anos 1980, durante a ditadura de Ceausescu e conta a história de duas estudantes que tentam fazer um aborto ilegal. O filme foi o vencedor da Palma de Ouro de Cannes em 2007, o que é um belo referencial. O filme também está na íntegra no Youtube, com legendas em inglês.

O Segredo de Vera Drake é um filme inglês, de 2004, indicado a três Oscars. Se passa na década de 1950 e conta a história de uma mulher que realiza abortos em confronto com a moral de sua sociedade. O Preço de Uma Escolha foi um filme feito para a TV, pela HBO, mas que fez muito sucesso, inclusive no Brasil. Conta três histórias distintas, todas baseadas em casos reais, que se passam nos anos 1950, 1970 e 1990. Demi Moore, Cher e Sissy Spacek estrelam o filme; como demonstração do sucesso de público e de crítica do filme, ele atualmente têm uma nota de 88% no Tomatômetro.

preçoUm filme nacional sobre o tema é País do Desejo, de 2011, baseado ligeiramente no caso real, de 2009, de uma menina que realizou um aborto em Pernambuco, após engravidar em decorrência de um estupro; a menina teria sido excomungada pelo Bispo de Recife, gerando debate e comoção. Finalmente, Regras da Vida, filme que ganhou dois Oscar (além de outras cinco indicações, como Melhor Filme), incluindo um para Michael Caine como Melhor Ator Coadjuvante; o filme conta a história de um rapaz que cresce em um orfanato e é o pupilo do médico responsável, vivido por Caine. Os dois entram em conflito pelo fato do médico também realizar abortos na clínica.

Documentários. When Abortion Was Illegal: Untold Stories é um documentário curta-metragem que ganhou o Oscar em sua categoria. Você pode assistir na íntegra aqui neste link. Lake of Fire, de 2006, é um documentário dirigido por Tony Kaye, com participação até de Noam Chomsky; o documentário tenta mostrar os dois lado do debate, com médicos, intelectuais, políticos e ativistas. Esteticamente, o documentário é todo preto e branco.

After Tiller é um polêmico documentário que conta a história de quatro médicos que abertamente realizam abortos em estágios finais da gestação, quando o feto já está com desenvolvimento suficiente para, muitas vezes, ser considerado um feto viável. O nome do documentário resgata o médico George Tiller , que foi assassinado por um militante antiaborto.

O Aborto dos Outros é um documentário brasileiro, que fala, especialmente, da perspectiva da saúde feminina, abordando aspectos como sequelas de abortos clandestinos e mortes causadas por procedimentos realizados em péssimas condições. Você pode assistir na íntegra aqui neste link. Finalmente, Blood Money – Aborto Legalizado é um documentário que foi exibido no grande circuito de cinemas brasileiros recentemente, apesar do documentário ser originalmente de 2010. O documentário defende uma posição contra o aborto, realizado com o apoio de grupos chamados pró-vida.

Um aviso importante: os documentários aqui citados, muitas vezes, contém cenas fortes. Fica a recomendação e o alerta.

Gostaram? Não gostaram? Mais dicas? Comente.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s