Xadrez Verbal Podcast #466 – Duas convidadas e duas semanas
Duas semanas de notícias em um só programa! Recebemos Fran Becher para uma análise sobre Marc Bloch no Panteão, e conversamos com Carolina Marins sobre o G7 de Evian. Analisamos as últimas notícias do Oriente Médio, passamos pela Europa com a renúncia de Keir Starmer e te atualizamos sobre nossa quebrada latino-americana, com terremotos na Venezuela e resultados eleitorais no Peru e na Colômbia. Giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Cuide de sua saúde mental com a Psicólogos Brasil
Apoie a cientista Glaucia Lidiane da Silva
Conheça a Carta Global de Fernanda Simas
Campanha e comunicado sobre nosso amigo Pirulla

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:08:30 – Giro de Notícias #01
- 00:28:45 – Coluna Aberta #01: Marc Bloch no Panteão Francês, com Fran Becher
- 00:55:45 – Coluna Aberta #02: Brasil no G7, com Carolina Marins
- 01:23:00 – Efemérides: A Semana na História
- 01:43:20 – Coluna Aberta #03: Oriente Médio
- 02:38:40 – Europa e Copa do Mundo 2026
- 04:09:45 – Xeque: América Latina
- 05:17:45 – Gambito da Dama: Alan Greenspan
- 05:33:00 – Giro de Notícias #03
- 05:48:45 – Peões da Semana
- 05:50:15 – Sétimo Selo
- 06:05:45 – Música de Encerramento #01
- 06:08:45 – Música de Encerramento #02
Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

olá!
A pizza havaiana é invenção canadense.
https://en.wikipedia.org/wiki/Hawaiian_pizza?wprov=sfla1
Bom dia! Aproveito aqui para partilhar também um excelente episódio sobre Marc Bloch que saiu a semana passada no podcast Tempo ao Tempo, de Rui Tavares (antigo lider do partido português Livre e historiador)
Tempo ao Tempo: Marc Bloch e Simone Vidal: a história serve para quê, afinal?
Episode webpage: https://omny.fm/shows/tempo-ao-tempo-rui-tavares/marc-bloch
De resto, recomendo vivamente o podcast. Está última temporada focou-se muito na transição da democracia da primeira república portuguesa para a ditadura, por isso pode não ser tão atrativo para o público brasileiro, no entanto para quem se interesse por história, tem episódios certamente interessantes. O podcast tem também vários episódios sobre Alves dos Reis, que foi também falado neste podcast e no metrologia, creio
*nerdologia, não metrologia
Caros, gostaria de ressaltar que, seguindo a sugestão de Carolina Marins ao procurar seu perfil no Instagram, descubro que ela é de Cotia. É minha conterrânea. Por mais pessoas que se orgulhem daquele torrão tão maltratado e que elevem seu nome. Abraços!
Opa, xará, lá pelas 2h45 você disse que a Theresa May é Labour, não, ela é do partido Conservador
Muito bom dia e muito obrigado pelo ótimo trabalho de sempre no podcast.
Queria deixar a minha contribuição para o programa para falar sobre a notícia de aumento de preço nos vistos do Japão.
No programa foi dito que os brasileiros não seriam muito afetados com isso por não ter necessidade de visto de entrada no país. Porém, esse aumento de preços são para todos os tipos de visto, incluindo os de estudo, o de trabalho e do visto de permanência no Japão.
Ou seja, se um brasileiro quiser estudar, trabalhar, ou pedir por permanência aqui, tem que pagar essas novas taxas muito altas.
Moro aqui no Japão há 13 anos e tenho um visto de permanência. Quando fiz o requerimento, as taxas me custaram 10mil ienes. Agora, com essa nova política, terei de pagar 200mil ienes na minha próxima renovação. Isso é 20 vezes mais caro!
Gosto muito de morar aqui. Construí uma família, trabalho legalmente e pago os meus impostos sem atraso. Mas mesmo assim, são em momentos como esse que eu me sinto não mais bem-vindo ao país.
Bom crepúsculo, Filipe e Matias! Eu e meu namorado, Lucas, fomos ao show do System of a Down em Paris neste último sábado e lembramos muito do XV. Gostaríamos de mandar um abração pra vocês, já que o seu podcast nos ajudou a entender muito melhor as críticas contidas nas letras das músicas dessa banda de origem armênia.
Um beijão pro amor da minha vida, que deu um show à parte cantando loucamente TODAS as músicas. Também pros meus irmãos, Bruno e Rodrigo, que são a razão de eu escutar SOAD. Mais um muito obrigada ao Rodrigo (Vlad) que foi quem nos iniciou ao rito semanal de ouvir o XV.
Parabéns sempre pelo trabalho incrível! Abraços, Paula Aguilar 🙂
Em They Live (o filme de 1988), quando o protagonista descobre os ETs ele fala pra um deles que ele precisa de um cirurgião plástico brasileiro. Achava graça dessa piada por me parecer inusitado. Agora ouvindo as efemérides descobri que, muitoo provavelmente, é devido à fama do Ivo Pintanguy
um salve ao Matias e Filipe, pois para sofrer menos no jogo que seria a eliminação do Brasil, estava ouvindo xadrez verbal.
E afinal, o acordo dos EUA com o Irã já pode ser chamado de acordo de Schrödinger?
Bom crepúsculo, Filipe e Matias! Excelente trabalho, como sempre! Gostaria de dizer que o conteúdo do podcast está sendo compartilhado também no curso de Agroecologia, que frequento no IFPR. Sempre levo para as discussões em sala as notícias sobre política internacional, porque acabam refletindo nas políticas internas do nosso país. Agroecologia é sobre alimento saudável e acessível, preservando e regenerando o meio ambiente, o que só é possível com políticas públicas robustas. Quando eu começo meus argumentos com “ouvi no xadrez verbal sobre…”, meus colegas já sabem que vai chegar o link do episódio no grupo da turma.
Aproveitando, gostaria de pedir um salve pelo meu aniversário que é hoje (dia 08), onde chego ao clube dos 40. =)
Um abraço e obrigado por todo o excelente trabalho que vocês disponibilizam gratuitamente pra nós.
Meu nome não saiu ali, é Maria Luísa Manosso. Não sei porque o WordPress muda meu nome quando posto o comentário =\
bom crepúsculo, falar de Mel Brooks e não citar um dos melhores filmes Space Balls, traduzido como S.O.S Tem um maluco no espaço, é um absurdo enorme, principalmente que ano que vem, 40 anos depois vão lançar a continuação, Space Balls: The New One. Então fica aí um complemento para as dicas culturais desse fenômeno centenario e Que o Schwartz esteja com vocês
bom crepúsculo, falar de Mel Brooks e não citar um dos melhores filmes Space Balls, traduzido como S.O.S Tem um maluco no espaço, é um absurdo enorme, principalmente que ano que vem, 40 anos depois vão lançar a continuação, Space Balls: The New One. Então fica aí um complemento para as dicas culturais desse fenômeno centenario e Que o Schwartz esteja com vocês
Gostaria de parabenizar o livro do Filipe Figueiredo , “O MUNDO XEQUE”!!!
excelente leitura, apesar de estar apenas no começos.
Gostaria de saber quando o nobre e digníssimo escritor pretende dar o ar da graça em Fortaleza/CEARÁ, para dar um autógrafo pra esse humilde admirador do vosso trabalho.
Saudações da terra do sol , em que temos 4 estações bem distintas: calor, quintura, mormaço e inferno. Rsrsrsrsrss.
Brincadeiras a parte, gostaria de parabenizar o Filipe e o Matias , sou ouvinte de vocês desde os primórdios do podcast e admiro muito o trabalho de vocês, além de ter um excelente conteúdo nas tarefas domésticas.
Quero mandar um beijo pra minha esposa Elaine Castro e minha filha Maria Helena.
forte abraço das terras alencarinas.