Xadrez Verbal Podcast #354 – Eleições pelo mundo e Hamas-Israel
Cruzamos o Rubicão das seis horas de duração! Em um programa duplo pós-feriado e cheio de eventos mundiais, recebemos a professora Rashmi Singh para nos explicar sobre o Hamas e o terrorismo. Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão atualizar você do que ocorreu após os ataques terroristas do Hamas em Israel. Também giramos pela Europa, com eleições na Polônia e outras notícias. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com novo presidente no Equador. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Minissérie Nada
Bibliografia e pesquisa de Claudia Goldin (Nobel de Economia 2023)
Bibliografia de Silvia Federici
Série Brinquedos que marcam época
Documentário Sobre Futebol e Barreiras
Documentário The letter that led to the founding of Israel – Balfour: Seeds of Discord
Filme Valsa com Bashir
Filme Paradise Now
Perfil da prof. Rashmi Singh
Livro Hamas and Suicide Terrorism: Multi-causal and Multi-level Approaches, de Rashmi Singh
Livro Understanding Terrorism and Counter-Terrorism, de Rashmi Singh e Jorge M. Lasmar
Filme O senhor das armas
Nerdologia História – A guerra do Yom Kippur entre árabes e Israel
História FM #149 – Guerra do Yom Kippur: a quarta guerra árabe-israelense
Fronteiras Invisíveis do Futebol #15 – Israel
Fronteiras Invisíveis do Futebol #19 – Palestina
Matéria How Israel Helped to Spawn Hamas, por Andrew Higgins
Texto Estou indo à guerra por Israel, mas os palestinos não são meus inimigos, por Nir Avishai Cohen
Coluna na Gazeta do Povo Quais as diferenças entre o Jihad Islâmica Palestina e o Hamas?
Matéria Polls Show Majority of Gazans Were Against Breaking Ceasefire; Hamas and Hezbollah Unpopular Among Key Arab Publics, por Catherine Cleveland, David Pollock
Thread de Alonso Gurmendi sobre Direito de Defesa
Matéria Rússia quer driblar veto dos EUA e convocará Assembleia Geral contra Israel, por Jamil Chade
Comentário de Flávia Oliveira sobre o discurso do presidente Joe Biden
Matéria Rush by west to back Israel erodes developing countries’ support for Ukraine, por Henry Foy
Músicas de encerramento:
- Third World Man, com Third World
- Footsteps in the dark, com The Isley Brothers
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:03:40 – Giro de Notícias #01
- 00:13:50 – Coluna Aberta #01: Hamas, com prof. Rashmi Singh
- 01:19:35 – Efemérides: A Semana na História
- 01:24:25 – Coluna Aberta 02: Faixa de Gaza
- 04:33:35 – Match: Velho Continente
- 05:13:00 – Giro de Notícias #02
- 05:23:10 – Xeque: América Latina
- 06:38:15 – Gambito da Dama: Nobel de Economia
- 06:52:15 – Giro de Notícias #03
- 07:01:35 – Peões da Semana
- 07:03:25 – Sétimo Selo
- 07:15:50 – Música de Encerramento #01
- 07:19:10 – Música de Encerramento #02
Ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.
A revista de política internacional do
Xadrez Verbal é feita na Central 3

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Valsa com Bashir é muito.bom! Assisti uns anos atrás
Talvez no próximo episódio seja pertinente complementar o podcast #354 registrando a bélica combinação dos humanitarismo seletivo embasado na responsabilidade pelo antissemitismo do 3º Reich com o atual contexto social Alemão de expressiva população muçulmana, sobretudo turca e árabe, que tem resultado em protestos e discussões políticas relevantes.
Oi Filipe e Matias! Acompanhei o referendo aqui na Austrália, e a principal questão que foi levantada foi a falta de explicação para a população sobre o que seria o Voices, e por isso houve a rejeição. Houveram manifestações a favor e contra, e via-se nas contra alguns cartazes com dizeres do tipo “one country, one people” e coisas do tipo “querem dividir nossa população”. Haviam também personalidades aborígenes que foram a favor do Não, pois seria de certa forma “desistir” da sua reeivindicação sobre o país. Uma situação complicada que segue sem solução. Infelizmente ainda não tenho direito ao voto e não puder dar minha contribuição neste referendo.
Grande Abraço de Perth
Só um complemento Filipe, mas o msm detalhe no nome do Robert Fico(pronunciado como Fitso), vale pro partido da de esquerda na Polônia, o Lewica. O “C” é pronunciado com um som de “ts”. É tudo, e obg pelo excelente programa.
Não entendi o nome do primeiro filme que ela indicou. Alguém poderia me dizer o título?
também queria muito. entendi apenas o Valsa com Bashir.
Waltz with Bashir
Não tem como postar a playlist de vcs no Deezer tbm?
O que acham das reportagens da DW e BBC Brasil para trabalhar em sala de aula (além dos Nerdologias haha)?
Parabéns pelo episódio do Hamas! Muito completo e, como todos os episódios anteriores, imperdível para quem se interessa por política internacional!
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Simplesmente não tenho palavras para descrever essa maravilha de podcast. Como um bom fã de Rock Progressivo, um gênero musical conhecido por suas músicas longas, sei que às vezes é preciso de tempo para que o resultado fique bom. No caso desta edição, ficou perfeito. Parabéns demais! Por isso, sempre que tenho a oportunidade, espalho a palavra do Xadrez Verbal por aí.
Abraços de BH!
Muito obrigada por mais um excelente episódio!
Só uma pequena correção: a principal cidade do estado alemão Hesse é Frankfurt e sua capital é Wiesbaden (que fica ali pertinho de Frankfurt). Colônia fica no estado da Renânia do Norte-Vestefália.
Abraços de uma ouvinte do estado de Hessen.
Pra variar, um excelente programa. E complexo. Se possível, explica esse a questão do status desses grupos armados, como Hamas e Hizbullah. Como aqui no Brasil grupos paramilitares são proibidos, esses grupos armados serem legais são uma confusão pra maioria de nós brasileiros. Abraços.
Meus caros Filipe e Matias! Que satisfação poder escrever para vcs… eu acompanho o Xadrez e o Fronteiras a uns 5 anos, é o meu podcast preferido disparado… os episódios são impecáveis, as análises são ótimas, mas o que me fez escrever pela primeira vez a vcs foi que fiquei estarrecido com a perfeição desse episódio! Não achei que fosse possível, mas vcs se superaram e merecem todo sucesso e reconhecimento pelo trabalho! Ouvi e li mta coisa sobre, mas nada tão completo, relevante e esclarecedor quanto o conteúdo do Xadrez Verbal!
Mto obrigado por isso!
Olá pessoal, passando aqui para parabenizá-los pela excelente e cirúrgica cobertura.
Sobre a diferença do gato ter 9 vidas no estrangeiro e apenas 7 no Brasil, dizem que é devido ao imposto quando chegaram na alfândega de Curitiba.
O que complicou mais na situação do Pikachu Van Gogh é que não era simplesmente uma lembrancinha do Pikachu e sim uma carta do Pokémon Trading Card, e essas cartas tendem a valer uma fortuna quando são edição limitada.
Um grupo de malandro querendo lucrar em cima da raridade delas cagou com o rolê para quem realmente era colecionador.
Abraços de Ottawa!
Fechei o XV na segunda. Trabalho primoroso de pesquisa e análise, inclusive nos brindando com uma professora especialista. Parabéns a toda a equipe.
Para o pessoal que, por um momento, conectou os nerunios comigo e falou “xadrez verbal” quando fui comentar sobre o podcast na festa do arthur, nunca achei que iria começar um assunto por causa do podcast. Conseguiram ouvir as 7h do podcast passado?
Em outras novas, queria dizer que o assunto com a crush sobre a palestina foi antes de sair o monstro de 7 horas. Infelizmente atrasado, mas vai ser útil quando começarem a movimentar na faculdade.
Forte abraço, e obrigado pelo esforço de trazer as informações
Mandem um forte abraço pra o “Pessoal da festa do arthur, que conectaram o neuronio pra falar “xadrez verbal” quando fui falar sobre um “podcast de noticia internacional” “. Espero que não tenha manchado a camiseta.
Em outras novas, infelizmente o podcast de 7 horas chegou atrasado pra falar com a crush (pq ela perguntou antes) mas quem sabe com outra na faculdade?
Agradeço pelo esforço de informar e(bem atrasado) pela ajuda no vestibular (usei na época um dos argumentos sobre catástrofes ambientais comparando Haiti e argentina) msm que n tenha passado na usp
Gostaria de registrar minha revolta com a tentativa do Matias e da Sylvia de empurrar o Milei para o Atlanta e para a Villa Crespo (esse sim, o melhor bairro da capital). Todos sabemos as cores que o Milei defendeu!
Brincadeiras à parte parabéns pelo programa incrível, sou fã do trabalho e esse último episódio ficou especialmente bom!
Umas dicas de pronúncia polonês…
C tem som de TS
CZ tem som de TCHÊ
SZ tem som de SH
RZ tem som de J
CH tem som do H de HAHAHA
W tem som de V
Ł tem som de W
Esse C você já acertou em eslovaco 🙂 Também funciona da mesma forma em tcheco e na ex-Iugoslávia.
Boa noite Filipe e Matias. Parabéns pelo excelente podcast. Só gostaria de fazer um pequeno acréscimo. Daniel Noboa , recém eleito presidente no Equador, nasceu no dia 30/11/87, sendo assim ele perde o posto de presidente mais novo para Ibrahim Traoré do Burkina Faso, nascido em 14/03/88, apesar do Ibrahim não ter sido eleito. Abraço
Saudações Silvia, Filipe e Matias! Estou meio desaparecido daqui mas continuo sempre prestigiando o seu trabalho. Tive o imenso prazer de tê-los como companhia voando de volta de Nantes (França) an Ottawa e apreciar este esplêndido episódio. Simplesmente perfeito! Bravo!
Um único comentário sobre o lacrosse. Por muitos anos houve uma espécie de efeito Mandela onde acreditava-se que ele teria sido reconhecido como esporte nacional do Canadá. O mito teria vindo possivelmente de um livro publicado em 1869 intitulado “Lacrosse, o Jogo Nacional do Canadá” ou pelo fato de que a Associação Canadense de Lacrosse foi fundada em 1867. Depois de muita discussão e pressão no parlamento por anos e anos, em abril de 1994, a Bill C-212 foi aprovada, fazendo o hóquei como o esporte oficial de inverno do Canadá e o lacrosse como esporte oficial de verão (https://www.parl.ca/LegisInfo/en/bill/35-1/C-212)
Um grande abraço e continuem excelentes!
Filipe e Mathias, não sei se sabem, mas no RSS do feed do podcast tem como embarcar os capítulos. Acho que isso seria legal para tornar mais palatável apresentar um podcast grande para um público novo. Se eu puder ajudar me mandem um e-mail, sou programador. Grande abraço, já fã há mais de 6 anos.
Trago em primeira mão a informação de que Edinho Silva, prefeito de Araraquara-SP e coordenador de comunicação de Lula nas eleições de 2022 é um dos coordenadores da campanha do Sergio Massa na Argentina, tendo sido recomendado pelo próprio Lula.
https://portalmorada.com.br/jornal-argentino-destaca-atuacao-de-edinho-silva-na-campanha-de-sergio-massa/
Prefeituras de Sorocaba (conta até com força aérea) e Araraquara exercendo seu papel geopolítico. Daria até uma boa tese: “Relações exteriores do interior paulista: os casos de Sorocaba e Araraquara”.
Parabéns pelas mais de sete horas. Só que agora o sarrafo aumenta. Se virem com esta responsabilidade. Abraços!
O que rolou com Sorocaba? Kkkkk
Uma mulher, ao chegar de Israel, agradeceu ao prefeito de Sorocaba pelo resgate.
Filipi, uma “nano” correção: o termo “Cope Cage” para torres de tanques são um termo pejorativo para Blindagem Espaçada, cujo a intenção é explodir o míssil ou projetil explosivo/explosivo antitanque. Cope cage em português é algo como “caixa pra lidar (com os misseis)” em uma maneira de dizer que os Russos (ou Israelitas) estão lidando desesperadamente contra os misseis.
Parabéns por talvez o mais bem sucedido podcast já feito sobre a atual crise no oriente médio.
Queria fazer o registro de que talvez o general israelense não tenha sido feito refem.
https://apnews.com/article/fact-check-nimrod-aloni-israel-hamas-gaza-captured-493462949098
E que em junho o Haaretz fez uma cobertura sobre o ataque a um posto israelense na israelense com o Egito que resultou em 4 mortes ( o agressor egípcio e 3 soldados israelenses).
Foi apontado que a tropa de forças especiais que deveria responder ao ataque simplesmente não apareceu. Alem da falha de inteligência o Hamas pode ter observado varios furos no plano de resposta.
Abracos a todos do Xadrez Verbal diretamente de Dublin.
A entrevista com a professora Rashmi Singh foi excepcional e gostaria que sempre que possivel, tragam entrevistas nesse formato. Matias e Silvia arrasando sobre America Latina, Filipe mandando muito bem com seu poder de sintese e claro, a coluna da Prof Vivian foi extremamente interessante.
Repito que esse episodio foi um dos melhores que ja escutei do podcast e poderia ter ate mais umas 2 horas que seria ouvido com muito gosto.
Matheus Monte
Neste momento, ainda não finalizei o episódio, mas deixo uma curiosidade a respeito da viagem da presidente do Peru até a Europa. A aeronave da Força Área Peruana, um Boeing 737-500, fez dois pousos aqui em São Luís, para abastecimento, na ida e na volta. O itinerário completo da aeronave foi: Lima – São Luís – Ilha do Sal – Ilhas Canárias – Stuttgart – Berlim – Roma – Ilhas Canárias – Ilha do Sal – São Luís – Lima.
Abaixo, link com vídeo de uma destas passagens da aeronave pelo SLZ:
7h de programa! aí sim!
Foi tão grande que até os republicanos criaram vergonha na cara, a câmara americana desencantou e conseguiu eleger alguém 😀
Com 10h de programa acho que a gente consegue negociar a solução de 2 estados, hein? 🙂
Excelente programa com quebra de recorde de 7: 20 horas de duração. Ansioso pelo recorde de dez horas!
Oi pessoal. Excelente programa 🙂
Uma pequena correção sobre a Alemanha: a capital de Hessen é Wiesbaden, mas a cidade mais importante é Frankfurt (Frankfurt am Main, pois existem outras Frankfurts em outros estados). Colonia é a capital da Renânia do Norte – Vestfália.
A votacão da AfD é preocupante não apenas pelos crescimento próprio, mas pela normalização do discurso. A CDU está adotando discurso anti-imigração e até o SPD está adotando pautas que colocam a imigracão como um problema (o Olaf Scholz foi capa da Der Spiegel dizendo que vai endurecer as deportações). Isso tudo num contexto wm que a Alemanha está sofrendo uma crise de mão de obra em todos os setores, especialmente em saude e educação, cuja única solução de curto é justamente favorecer a imigracão.
Ainda sobre a AfD, o grosso da votação dele foi em locais de classe média baixa com origens migratórias, exatamente a população que mais seria prejudicada caso eles de fato chegarem ao governo, mas também a que mais se sente ameaçada pela chegada de novos imigrantes (meio que confirmando a hipotese dos estabelecidos/outsiders do Norbert Elias).
Provavelmente entrará na pauta do proximo programa, mas caso não vale o comentário tb sobre as diversas manifestações pró-palestina que estâo sendo proibidas por autoridades alemãs, sob o argumento do antisemitismo (pra fins de comparação, mesmo na pandemia houve liberação de passeatas antivacina…)
Queria pedir um abraco pro meu xará Gabriel Rosito que ouve vcs lá das bandas de Salt Lake City.
Saudações da Alemanha pra toda a equipe 🙂
Excelente programa e estou muito curioso para o “editorial” sobre a solução que vcs acreditam pra Palestina, que prometeram para outros programas (porque ninguém é de ferro, nem os servidores da Central3)
Matias perdeu a oportunidade de dizer que a junta militar do Sudão suspendeu os suprimentos do Médico Sem Fronteiras por temer de no meio dos remédios passarem um hemetti
Olá queridos integrantes do Xadrez Verbal.
Sou um assíduo ouvinte do XV desde antes da pandemia e garanto que o meu repertório cultural tem se expandido exponencialmente por causa do vosso podcast. Recentemente, representado a USP Debates (a maior do Brasil com oito títulos e que domina desde 2019 o cenário), fui campeão nacional no Prêmio Castro Alves. Sei que não teria conseguido ir tão longe sem a ajuda de vocês, já vi pessoas que claramente não ouvem o XV defendendo o Hamas em um debate sobre o Talibã, neste debate falei sobre as minorias Pachtum e como ela também existia no Paquistão. Hoje, minha namorada busca uma bolsa na Hungria e a primeira coisa que eu falei para ela é ouça o XV o máximo possível. A grande maioria dos debatedores da USP Debates ouve o XV para ter uma base forte nos debates de economia e relações internacionais, que são as mais difíceis. Do mais, muito obrigado pelo trabalho e vida longa ao (meu, porque soy español) Rei da Espanha Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos de Borbón y Grecia.
Olá Felipe e Matias, bom dia!!
Primeiramente, ótimo programa vocês são show!
Poderiam me ajudar? Estou procurando a citação que o Felipe narrou sobre a opinião do Edward Said sobre o Hamas. Poderiam me indicar de onde foi retirado?
Obrigado pela atenção!
Olá, tudo bem? Gostaria de ter acesso ao texto de Edward Said citado no podcast. Obrigado desde já.