Xadrez Verbal Podcast #327 – América Latina, Europa e Pacífico

No Velho Continente, passamos pela guerra na Ucrânia, protestos na Geórgia e absurdos no Reino Unido. Vamos até o Pacífico, com gastos de defesa e patos de borracha. Também passamos pela nossa quebrada latino-americana, com as relações brasileiras e prisões no Equador. Giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Livro São Paulo por Paulo Caruso, de Paulo Caruso

Exposição A parábola do progresso

Podcast Ponta de Lança

Canal Arqueologia pelo mundo, com Márcia Jamille

Matéria Bolsonaro encontrou embaixador saudita antes de joias chegarem ao Brasil, por Wanderley Preite Sobrinho

Repertório #01 – Celso Amorim

Matéria Lula retoma exigência de vistos para EUA, Japão, Canadá e Austrália, por Juliana Braga

Matéria Apoio do Paraguai a Taiwan precisa ser reavaliado, afirma candidato Efraín Alegre, por Sylvia Colombo

Podcast SDT na Bancada

Thread sobre o afastamento de Gary Lineker da BBC

Nota à imprensa 86 – Eleição presidencial na Nigéria

Matéria Quenianos recebiam menos de US$ 2 por hora para treinar ChatGPT, diz revista, por Pedro Santos Teixeira

Música de encerramento Minha geração, com Azagaia

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:02:40 – Giro de Notícias #01
  • 00:18:00 – Coluna Aberta: América Latina
  • 01:12:10 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:16:50 – Match: Bacia do Pacífico
  • 01:50:25 – Xeque: Invasão Russa à Ucrânia
  • 02:53:55 – Gambito da Dama: Felicidade e Economia
  • 03:02:25 – Giro de Notícias #02
  • 03:12:45 – Peões da Semana
  • 03:14:15 – Sétimo Selo
  • 03:25:05 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

24 Comentários

  • Olá Filipe e Mathias. Mês passado estive no Japão e não pude evitar lembrar-me de vocês dois e do programa que tanto gosto e acompanho há 5 anos. Eu e minha companheira Maria Clara, professora do curso de Eng Civil (UFV- Campus Rio Paranaíba – MG) estávamos no ICFM 9 (Conferência sobre Enchentes, Aquecimento Global e Mudanças Climáticas). Na palestra de abertura, presidida por um ex-primeiro ministro sul-coreano (Han Seung- Soo), adentrou o salão o imperador Naruhito e só aí pudemos entender todo o severo protocolo de segurança adotado. Não avisaram nada! Ele apenas foi anunciado, entrou, sentou-se na primeira fileira, assistiu meia hora do evento e depois nos deixou, acompanhado de vários seguranças. Foi muito aplaudido. Dizem que o tema das águas e enchentes o interessa bastante (parece ter formação na área, inclusive). Bom, se puderem comentar e mandar um abraço para minha companheira, agradeço! Vida longa ao programa e parabéns pelo trabalho!!

  • Mauricio Scaglione

    Olá Felipe, eu morava na Armênia até dezembro passado, mas agora me mudei para Portugal. Mas tenho amigos que ainda moram em Yerevan, se precisar de alguma coisa, posso tentar ajudar!

  • Sobre a polêmica do ar-condicionado: convidamos o Filipe a visitar a fronteira Brasil/Uruguai no inverno. Seja em Livramento/Rivera ou Quaraí/Artigas e ele vai entender o porquê da expressão local “frio de renguear cusco”. Não tem o glamour da serra, mas o Inverno no Pampa Gaúcho tem sem charme. Saudações.

  • Pessoal, na parte sobre a Geórgia vocês comentam que a Geórgia teria sido a única república, fora a Rússia, a ter um líder da União Soviética. Mas o Brezhnev, apesar de ter pais russos, nasceu na Ucrânia. Ele e o Khrushchev iniciaram suas carreiras políticas nas fábricas do leste ucraniano.

  • Olá Matias e Filipe!
    Eu sou de Moçambique e fiquei emocionado com a homenagem ao Azagaia na música de encerramento desta edição do podcast.
    Acompanho o Xadrez Verbal há mais ou menos 3 anos. Nos assuntos relacionados a Moçambique eu gravo a tela e publico no meu status do WhatsApp (desculpa pela pirataria).
    Para terminar, deixar só uma correção sobre o local da morte do Azagaia, que não foi em Namaacha, mas sim no Município da Matola, bairro de Kongolote. Ele nasceu em Namaacha, mas saiu de lá há muito tempo.

  • Bom dia Matias e Filipe!
    Sobre os congressistas republicanos dos EUA que querem usar as Forças Armadas contras os cartéis, creio que devem ser fãs de Sicário: Terra de Ninguém e Sicário: Dia do Soldado…Só falta chamar Josh Brolin e Benicio del Toro.
    Abração, amo vcs e Bora Bahêa!

  • Olá Felipe e Matias!
    Como grande fã do Xadrez Verbal e de esportes em geral, queria apenas deixar aqui um breve comentário sobre o curioso card do UFC (o evento de MMA), que ocorreu no sábado agora (dia 11/03), em Las Vegas, cuja composição das quatro lutas principais contou com lutadores de nacionalidades envolvidas nas recentes tensões geopolíticas entre Rússia e ex-repúblicas soviéticas. Não sei se foi por acaso, mas seria uma baita coincidência, visto que são poucos os lutadores no evento vindos desses países. As lutas foram:

    Merab Dvalishvili (da Geórgia), derrotando o ex-campeão dos pesos-galo Petr Yan (da Rússia)
    Alexander Volkov (da Rússia) derrotando Alexander Romanov (da Moldávia)
    Nikita Krylov (da Ucrânia) derrotando Ryan Spann (dos EUA)
    Jonathan Martinez (dos EUA) derrotando Said Nurmagomedov (da Rússia)

    Após derrotar o russo na luta principal da noite, o Merab Dvalishvili, na entrevista pós-luta, ainda no octógono, deu declarações contra a guerra, exaltando a Geórgia, seu país, e a Ucrânia.

    https://ge.globo.com/combate/noticia/2023/03/11/ufc-dvalishvili-atropela-petr-yan-e-vira-candidato-por-luta-do-cinturao.ghtml

  • Gostaria de agradecer ao Matias a recomendação da música desse programa, simplesmente estou viciado na letra e ritmo que são muito fortes, Azagaia simplesmente foi incrível, sem dúvida um rapper único.

  • Diogo Maia de Carvalho

    Bom dia, boa tarde, boa noite.

    Parabéns por mais uma edição do XV. Ainda não me recuperei da dengue. Aliás, não imaginava que um mosquito podia causar um estrago tão grande.

    Hoje, infelizmente, fiquei sabendo da morte do Canisso enquanto escutava o programa. Bem que poderia rolar Eu Quero é Ver o Oco no próximo XV, hein?

    Abraços de BH e usem repelente.

  • Dado que a professora Vivian cita muitas vezes “Sapies – Uma Breve História da Humanidade” e que muitos professores universitários de outras áreas recomendam muito o livro também, deixo o link de um arqueólogo apontando a dificuldade de se aproveitar qualquer coisa do livro.

    https://arqueologiaeprehistoria.com/2023/03/12/sapiens-nao-e-uma-breve-historia-da-humanidade/

    Assim como eu, historiador, aponto para amigos leigos que Sapiens é determinista e que o método histórico adotado é do século XIX, o arqueólogo aponta que a abordagem arqueológica do Harari também é do século XIX (o que harmoniza, afinal).
    Determinismo, evolucionismo, eurocentrismo, … O que não falta é problema.
    Infelizmente, continuamos carentes de um cara que escreva bem, faça boas piadas, comunique-se com o público leigo, mas tenha um mínimo dos avanços ao menos do século XX na metodologia de História. Bem que podíamos ter um best seller em história que fosse decente.

  • Guilherme Ramos Barcelos

    O único momento em que o Críquete foi divertido foi quando era citado em The Big Bang Theory.

  • Essa rigidez da alfândega australiana em relação a risco biológico é muito real. Quando eu foi pra lá, fui parado três vezes e na última quase tive que pagar uma multa de 600 dólares australianos (equivalente a uns 500 dólares americanos) por ter castanhas de caju na mochila. Isso porque eu esqueci que tinha levado e não declarei as castanhas no formulário. Reviraram a minha mala inteira, até tiraram as costuras para procurar algo proibido e no fim, quando o chefão deles percebeu que eu era só um turista idiota, não um criminoso, me liberaram.

  • Pô, Xadrez!
    Quando vocês citaram o aniversário de 70 anos da morte do Stalin (grande dia!) fiquei esperando aquele clássico “está sentado no colo do capeta” que vocês usam com bastante frequência até mesmo para personalidades históricas que nem engraxam o coturno do “Homem de Aço” quando o assunto é “sangue, terror e destruição”…
    Vacilo, hein?
    Gosto nem de pensar que vocês possam vir a ter “ditadores de estimação”.
    Forte abraço!

  • Oi Mathias e Filipe, ficou muito boa essa edição!!! Mas senti falta de uma indicação do Mathias na notícia dos hipopótamos do Escobar. Queria recomendar o episódio 179 da Radio Ambulante, de 14/set/2021. Se chama Los Gigantes Del Lago e é sobre os problemas que o tamanho e o instinto predador dos hipopótamos causaram há alguns anos. Também queria recomendar a série Fauda (tem na locadora vermelha) que dialoga com as notícias do último episódio. Ela é uma série sobre operações especiais israelenses em território palestino. Apesar de israelense, a crítica diz que teve boa aceitação na audiência palestina também. Já nas primeiras temporadas acontecem operações secretas em Nablus e a quarta temporada é sobre o Hezbollah. Os autores são muito sensíveis a ponto de não ter nenhum personagem “herói” de nenhum lado. Um abraço.

  • Letícia Hermenegildo Chaves

    Olá Filipe e Mathias,

    Por gentileza, mandem um abraço para a minha mãe, Nilza Reis, que me apresentou o podcast de vocês, e agora já estou fã de carteirinha.
    Os programas de vocês são sempre temas dos nossos cafés da manhã e jantares.

    Um abraço,

    Letícia.

  • José Victor Afonso Rocha

    Olá, Filipe e Matias! Sou ouvinte do programa há uns dois anos e gostaria de pedir um “salve” para o núcleo de moot courts da Universidade Federal de Uberlândia. Recentemente fomos até Florianópolis para competir nas rodadas nacionais da Jessup Competition, a maior competição internacional de Direito do mundo, e nos sagramos campeões brasileiros.
    Como campeões, teremos a honra de representar nossa universidade e o Brasil em Washington, D.C., competindo contra diversas universidades de mais de 100 países nas rodadas internacionais. Infelizmente, não temos apoio da instituição ou de qualquer fundo para nos ajudar em nossas viagens, hospedagem e etc. Por isso, estamos procurando outros meios para podermos representar nosso país no exterior.
    Se fosse possível, gostaria de pedir para que divulgassem nossa rifa, que custa apenas R$5,00 mas que já nos ajuda muito a organizar nossa viagem. Desse modo, quem tiver interesse em nos ajudar a representar nosso país em Washington pode acessar nosso Instagram (@ufumootcourt) e seguir as instruções para participar da rifa e do sorteio de R$200,00.
    Para mais informações, também podem acessar nosso Instagram ou o site do Jessup Brasil (jessupbrazil.com)
    Desde já, muito obrigado!

  • Bruno Paiva Menezes

    Prezados,

    sou ouvinte de longa data, apenas gostaria de deixar um dica cultural. o Livro de memorias “Na Diplomacia, o Traço todo da vida” (1992) do embaixador falecido Mario Gibson Barboza que foi embaixador do Brasil no Paraguai entre 1965 a 1969 bem no começo das negociações da construção da usina de Itaipu. Traz relatos interessantes sobre essa questão.

    abraços e continuem

    • Bruno Paiva Menezes

      fazendo uma errata, foi embaixador por 1 ano apenas (1966/1967). inclusive, foi o chanceler responsável pela assinatura do acordo em 1973, ou seja, participou ativamente de todo o processo. interessante o livro, deixando claro que é a visão “dele” dos acontecimentos. abs

  • Ignacio Harguindeguy

    Filipe! Espero q dÊ tempo de ler! Manda um beijo pra minha Frida que é o niver dela dia 21 de março. A ariana companheira de minha vida e mãe de meu filho Paco!
    Sobre os hipopotamos, vcs deram uam caimbra mental chamaram o hipopotamos de predador! Ele é um herbivoro que tem presas para se defender igual os elefantes. Ele é o mais letal mamifero da africa para humanos (comeptindo com leão, hiena, guepardo, elefante, etc) pois ele pasta a NOITE, então é facil algum distraido chegar perto demais, e por ser territorialista, ele ataca…. pior, essas duas toneladas de peso com presas/dentes enormes corre a mais de 40 km/h! E meu sobre nome se diz ar-guin-dé-gui, kkkk achei q saberia pronunciar já que é um sobrenome bem polemico pra quem sabe da historia argentina.

  • Sobre a coluna da Professora Vivian Almeida, estava escutando o bloco Gambito da Dama no caminho do trabalho, sou funcionário público trabalho em um hospital do SUS em Curitiba na parte administrativa, e chegando no meu setor já veio a informação que o secretário elaborou um novo plano de carreira para nós com um aumento significativo do salário ( estamos desde 2016 sem um reajuste salarial e a pandemia nos deixou esgotados em todos os sentidos) pensem em um plantão noturno que todo mundo estava feliz com esse possível aumento salarial que pode vir.
    Se dinheiro não trás felicidade nos proporciona coisas que nos deixam feliz rsrsrsrs

  • Bom dia Matias e Felipe!
    Espero ter mandado a tempo
    Queria dar os parabéns pelo trabalho e pedir um abraço para a minha namorada, Lubia (pronúncia: como se tivesse acento no U rsrsrs)

    A minha única discordância é sobre o Matias ter dito que o Críquete não pegou no Brasil. Pegou sim, foi melhorado e aqui a gente chama de Taco hahahaha

    Abraços

  • Álvaro Carnielo e Silva

    Olá Filipe e Matias,

    Queria deixar uma atualização sobre o andamento dos protestos sobre a reforma da previdência.

    Depois da atitude considerada do Macron autoritária pelos franceses, o pessoal daqui ficou bem revoltado.

    Pra vocês terem uma ideia, meu chefe, que é engenheiro e francês, disse que vai entrar em greve contra a atitude do governo.

    Estão previstos protesto espontâneos esse final de semana e outros organizandos na semana que vem.

    Aqui em Toulouse nós pontos de tram tem anúncio de que haverá “perturbações” no transporte no decorrer dos próximos dias (perturbações acredito que é eufemismo de protestos e carros queimados)

    Excelente trabalho de vocês.

    Um grande abraço,
    Alvaro

  • Salve!
    Ótimo trabalho, como sempre!

    Em certo momento, quando o Filipe comenta o que tá sendo chamado de “Tratado do Alto-Mar”, ele fala em “Direito do Mar, Direito Marítimo”…
    Neste caso é “Direito do Mar”, mesmo, já que trata de jurisdição sobre as águas, direitos de navegação, direitos minerais, relações marítimas entre as nações e afins. “Direito Marítimo” é o ramo mais ligado a direitos particulares relativos aos transportes marítimos (claro, o atual tratado vai interferir de forma indireta nisto, mas o principal é no Direito do Mar, mesmo).

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.