Xadrez Verbal Podcast #326 – Nigéria, Europa e Israel

Recebemos o amigo Augusto Chidozie para nos explicar tudo o que aconteceu nas eleições na Nigéria. Vamos até a Europa, com planos de paz para a Ucrânia e mais um acordo sobre o Brexit. Também passamos por Israel e o pogrom de Huwara. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Filme O grande Lebowski

Seriado Cold Case (Arquivo Morto)

Matéria Vanuatu set to enter global cannabis market after passing cultivation, export laws – but some remain sceptical, por Prianka Srinivasan

Matéria Presidente da Colômbia demite ministros e agrava crise em reforma da Saúde

Xadrez Verbal #198 – Xeque: Itaipu

Xadrez Verbal #199 – Xeque: Paraguai e Itaipu

Filme Um violinista no telhado

Declaração China’s Position on the Political Settlement of the Ukraine Crisis

Ponta de Lança Podcasts

Livro A História de Biafra: o nascimento de um mito africano, de Frederick Forsyth

Música de encerramento Ponta de Areia, com Milton Nascimento e Wayne Shorter

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:02:10 – Giro de Notícias #01
  • 00:29:25 – Coluna Aberta: Oriente Médio
  • 01:05:50 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:10:40 – Match: Invasão Russa à Ucrânia
  • 01:52:45 – Xeque: África (Eleições na Nigéria), com Augusto Chidozie
  • 02:46:10 – Giro de Notícias #02
  • 02:57:30 – Peões da Semana
  • 02:59:00 – Sétimo Selo
  • 03:13:15 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

14 Comentários

  • Bom dia.
    Sou ilustrador, produtor e artista gráfico, conheci o Xadrez através das participações do Filipe no NerdCast.
    Gostaria de comentar que ilustrei dois livros sobre a história militar nigeriana. O primeiro é BIAFRA, The Nigerian Civil War 1967-1970 e o segundo THE BIAFRAN ARMY 1967-70
    Build-up and Downfall of the Secessionist Military, ambos da série Africa@War da editora londrina Helion & Publishing.
    Enquanto escutava o episódio 326, estava pintando um oficial japonês para o primeiro volume de uma série sobre a Guerra da Indochina.
    E aproveitando, quando vai sair o Fronteiras sobre o Paraná??? Não tem mais desculpas pra esse hiato…

    Saudações Curitibanas e Rubro-Negras.

  • Perdi a chance de comentar semana passada, mas tenho de ressaltar alguns pontos.
    Sofri junto com o Mathias pela saída do dr. Fred Nicácico do bbb, e ressalto que agora podemos torcer pelo outro Coringa do programa, Ricardo Alface.
    Também sobre semana passada, pelo que andei lendo, Harrison Ford será o presidente dos EUA em um filme, e será na Marvel! Ele assume o papel de William Hurt como General Ross e deve ser o presidente no MCU.
    Agora, voltando ao dr. Fred, duas bolas foras do programa. Primeiro que perderam a chance de citá-lo, afinal ele foi vítima de racismo religioso, e sua religião vem justamente da NIGÉRIA!
    Além disso, como deram peão isolado pra um mero ministro de transportes da Grécia cujo nome ninguém mais lembra, ao invés de para o grande doutor eliminado do bbb? Vergonha. Terei de reclamar no Vou te Contar. Acho até que vou sugerir convidarem vocês para o programa deles.

    Abraço!

  • Gilberto Magalhães

    Acompanho o HistoriaFM e não vejo a hora de ver esse feat com o Xadrez Verbal. Lembrando que por lá tem também episódios com o Filipe e o Tanguy! Um grande obrigado a todos vocês que trazem esse conteúdo de qualidade para nós, ouvintes!

  • Diogo Maia de Carvalho

    Bom dia, boa tarde, boa noite, amigos do XV. Parabéns por mais um programa.

    Essa edição foi fundamental pra mim, pois me acompanhou durante o tempo em que passei no hospital fazendo exames e tomando soro por conta da dengue, já que sou mais uma vítima do mosquito desgraçado.

    Abraços de BH.

  • Eduardo Kruczkevicz

    Saludos XV … Filipe e Matias

    Somebte uma breve correção…. O Filipe comentou que a esquerda está na frente nas pesquisas aqui no PY. Isso está errado, pois o Partido Colorado com Santi Peña tem em média 20% de vantagem sobre o segundo colocado.
    Grande abraço direto de Curuguaty, departamento de Canindeyu no PY

  • Vim deixar o meu abraço para o Filipe e um feliz aniversário para o Matias. Tudo de melhor pra você. Aniversário em 3/5/23. Todos números primos. Sabe o que significa?????

  • Boa noite, Filipe e Matias.
    Ouço ao Xadrez desde 2019, durante todo meu trajeto pelo querido Ensino Médio e pelo torturante Pré-Vestibular. Pode-se dizer que cresci e amadureci ouvindo vocês falarem e tenho de agradecer tanto pela vastidão de conhecimentos que adquiri escutando religiosamente o programa todo sábado, bem como pela companhia que vocês me fizeram com o Fronteiras durante minhas longas sessões de estudo e questões. Já escrevi outra vez ao Filipe agradecendo pelos repertórios que me aprovaram no curso de odontologia na federal, porém, desta vez, escrevo depois de comemorar duas aprovações em medicina – minha carreira dos sonhos – na UEMASUL e na UFMA. Obrigado pelo trabalho honesto e responsável de vocês, que continuem assim por muito tempo! Um forte abraço flamenguista aos dois!

  • Álvaro Carnielo e Silva

    Olá Filipe e Matias

    Muito legal o programa dessa semana. Ficou melhor ainda com a perspectiva dada pelo convidado sobre as eleições na Nigéria.

    Eu gostaria de adicionar 2 pontos. A gente costumava dizer que aquele sistema no tipo do avião radar da Embraer era na verdade um “grande grampeador”.

    Ainda relacionado a isso, dia 16 de fevereiro fez 50 anos do voo do Bandeirante EMB-110, a versão de produção do primeiro avião desenvolvido pela Embraer, o que abriu o mercado aeronáutico pro Brasil.

    Entendi que esse é um marco importante que teria sido legal ter entrado nas efemérides da semana.

    Parabéns novamente pelo trabalho
    Grande abraço de Toulouse

  • Não tem jeito: é Augusto de participante fixo no giro pelo continente africano.

    Parabéns pelo programa, sigo acompanhando todos.

  • Eu preciso fazer uma correção: às 1h37 vocês dizem que o ChatGPT “funciona a base de mão de obra precarizada, base de dados racista e incompleta”. Enquanto isso pode ser verdade pra outras “IAs” usadas na indústria (como no Facebook ou na Amazon), e enquanto a base de dados talvez seja mesmo racista, essa base especificamente (do ChatGPT) não foi coletada através de mão-de-obra precarizada: ela foi coletada através de um script que varreu, lá pelo fim de 2021, os 1000 sites mais visitados da internet, incluindo o Reddit (que certamente tem conteúdo racista), a Wikipédia, o New York Times, o Craig’s List, e inclusive sites pornô — a OpenAI disponibiliza a lista no site deles.

    Já “incompleta” é um adjetivo que nem faz sentido usar: como seria uma base “completa”? Teria que ter sido treinada em toda a internet? Teria que ter os dados guardados nas cabeças dos especialistas? Ela é certamente tão completa quanto possível — e o incrível do GPT3/ChatGPT é justamente que aparentemente ainda não conseguiram encontrar o “limite” a partir do qual “mais dados” não significa “resultados ainda melhores”.

  • Sonhei com vocês.

    Começava com um sonho meio cinematográfico, não sei se era um documentário ou se era um filme estilo 007. Sei que havia um tesouro, em especial uma gaiola de ouro entrelaçado num mini tapete persa (como se fosse algo para ficar sob o telefone fixo da minha vó). Lembro de umas loiras vestidas com roupas árabes… O clima era meio Vampyros Lesbos (um filme trash cult turco dos anos 70).

    Daí se mencionava que o tesouro pertencia a um povo daquela “meíuca” da Ásia Central… Uzbesquistão, Tajiquistão, etc. E, durante o sonho, eu me via perguntando quem era mesmo aquele povo… Não lembro o nome.

    Nesse instante o sonho virava um podcast, com vocês dois conversando sobre aquele tal povo. Não havia mais imagens, era som apenas. A coisa ficava meio constrangedora, porque era uma parte que o Mathias deveria estar falando e ele ficava cada vez mais hesitante, sem lembrar o que dizer. O Felipe ficava meio inconformado, e o Mathias explicava que andava sem conseguir dormir, as crianças, contas para pagar, etc. Acordei rindo.

    Desculpa aí o sonho, Mathias. Vou tentar não sonhar mais… mas eu tinha que contar pra alguém…

  • Núbia Gabriela Benício Chedid

    Meninos, tomei a liberdade de perguntar se já ouviram falar sobre a hipótese do Nord Stream ter sido sabotado não por um País (EUA, Rússia, Ucrânia…), mas por um grupo “independente” que apoia a Ucrânia. Escutei isso no podcast do The Daily de 08/03/2023. Particularmente, minha pergunta é: existem grupos, independente de Países, capazes de uma operação dessas? Desculpem se a pergunta é idiota… não sou de humanas. Bjs procês! Sentindo falta da participação da Profa. Vivian.

  • Guilherme Ferreira

    Sobre a proposta de tornar a quinta-feira um dia santo para o paganismo nórdico, não só apoio como digo que já está tudo pronto para sancionar, afinal esse já é o Dia de Tor.

    Abraços e congratulações por mais uma edição do podcast

  • Jorge Antonio Vaz

    Gente, só é importante uma correção hein, a música do Dead Kennedys do Tony Hawk’s era a Police Truck, e não a Holiday in Cambodia.

    Por sorte, imagino, pois assim apesar de ter jogado muito Tony Hawk’s (que chamávamos Tony Hank), não sofro do mal de falar “Cambodja”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.