Xadrez Verbal Podcast #325 – Um ano de guerra na Ucrânia

Na véspera do “aniversário” da guerra na Ucrânia, Joe Biden visitou Zelensky e trazemos tudo o que aconteceu nessas duas semanas em relação ao conflito. Passamos pela nossa quebrada latino-americana e pelo Pacífico, com mais balões suspeitos e acusações de ETs em um programa recheado pós-Carnaval. Giramos pelo mundo, a quinzena na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Filme O mais longo dos dias
Livro O jogo: Argentina x Inglaterra (1986), de Andrés Burgo
Matéria Como ajudar as vítimas das chuvas do litoral? Doe para essas instituições, por Fred Di Giacomo e Eduardo Militão
Matéria Empresa israelense organizou campanha contra a Cruz Vermelha em Burkina Faso (Forbidden Stories)
Coluna na Gazeta do Povo Resquício do Passado? Não: são muitos os motivos para o uso de balões espiões no século XXI
Vídeo CRISPR/Cas9 e os bebês geneticamente modificados na China – Canal do Pirula
Vídeo A controversa edição genética de bebês na China – Canal Olá, Ciência
Dragões de Garagem #148 – CRISPR
Transcrição do discurso de Vladimir Putin
África em Pauta #49 – Eleições presidenciais na Nigéria
Música de encerramento Me, Myself and I, com De La Soul
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:04:25 – Giro de Notícias #01
- 00:26:20 – Coluna Aberta: América Latina
- 01:13:15 – Efemérides: A Semana na História
- 01:26:20 – Match: Bacia do Pacífico (e estratosfera)
- 02:17:25 – Giro de Notícias #02
- 02:37:20 – Xeque: 1 ano da Invasão Russa à Ucrânia
- 03:25:55 – Giro de Notícias #03
- 03:37:25 – Peões da Semana
- 03:38:10 – Sétimo Selo
- 03:48:40 – Música de Encerramento
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Feliz pelo retorno do programa depois de 15 dias de espera…tive que recorrer aos episódios de Fronteiras Invisíveis do Futebol para suprir a falta do programa. Manda um beijo grande para minha irmã Bia, moradora aí da Pompéia! Abraço pra vcs
Lembrando que CTU curiosamente era o nome da Counter Terrorist Unit, agência fictícia da série 24 Horas. Não sei se é coincidência.
Não sei se vcs conhecem, mas recomendo muito depois que vocês falaram sobre os alienígenas e irtepretações de como seria a vinda deles e tals, mas vejam sobre Juan Posadas. Eles consideravam que de fato a solução para a revolução comunista e o fim do capitalismo era a guerra termonuclear, e eram bastante entusiasmados com a exploração espacial, porque eles acreditavam que era a melhor forma de se comunicar com os alienígenas, que por obviamente serem mais avançados que nós, simples humanos, já deveriam ter alcançado o socialismo e que a chave para a comunicação com os aliens seria a guerra termonuclear, para chamar atenção, e que precisariamos aprender a nos comunicar com os golfinhos para poder conversar com os ETs. Gênio.
Queria pedir um abraço pro meu irmao lucas draichi que me indicou o podcast já faz varios anos e desde então não perco um episodio, tambem agradecer a minha namorada andressa que escuta por tabela por horas a fio e chama o podcast de “meu caro matias”
Lembrando que CTU curiosamente era o nome da Counter Terrorist Unit, agência fictícia da série 24 Horas. Não sei se é coincidência.
Queria fazer um “desabafo”.
Gostaria de ter visitado o estúdio e acompanhado a gravação presencialmente, como já notei que alguns ouvintes fizeram antes. Mandei um e-mail quinze dias antes para a Central 3 perguntando se era possível por que eu estaria de férias no período do Carnaval (incluindo 24/02), mas infelizmente não tive resposta.
Não sei se houve algum problema e o e-mail não foi recebido; o envio pelo site deles retornou mensagem de sucesso.
Essa menção do Peçanha Abravanel eu ri demais, ainda por ser fã do XV e do MDB.
Aproveito para mandar um abraço pro meu amigo XANDÃO, não o ministro, mas sim meu amigo de pedalada.
Biden dedicando $50 milhões para a Amazônia, sendo que já enviou $50 BILHÕES para a Ucrânia. Enfim a hipocrisia.
Grande abraço de Berlin!
A manifestação contra a guerra no dia 24 de Fevereiro contou com a presença de um T-72 russo destruído pelas tropas ucranianas, postado como um memorial, exatamente em frente à embaixada russa, na avenida Unter den Linden, vizinho ao portão de Brandemburgo. Uma vista emocionante para os participantes da manifestação e, cinicamente sem grandes esperanças, para os russos no prédio em frente.
> https://www.welt.de/vermischtes/article243966029/Panzer-vor-russischer-Botschaft-Tausende-bei-Anti-Kriegs-Demo-in-Berlin.html
Olá Matias e Filipe. Aqui é o Jaime Fassin Junior, biologo de Watford.
Com relação aos Eucaliptos, as plantação dessa árvore é conhecida como deserto verde, pois na América do Sul não há animais nativos que consigam se alimentar de suas folhas e frutos.
O eucalipto é um organismo amensalista (relação ecológica desarmônicas dentre espécies diferentes, onde uma espécie atrás de substâncias químicas não permite que outras espécies se desenvolvam em uma mesma área). Suas raízes e folhas secretam substâncias fenólicas que inibem ou matam qlq tipo de planta ao seu redor.
Obrigado pelo entretenimento informativo.
Grande abc
Eu adoro o programa e como trekkie….fico mto feliz qdo o episódio tem citaçoes envolvendo jornada nas estrelas…. repito a sugestão de qdo houver colocar na ediçao “xadrez tridimensional” e a música do star Trek nova geração….e por favor façam um episódio no repertório sobre star trek e geopolítica….
Abraçao e parabens pelo trabalho de vcs
A pronúncia de Camboja e a prova da influência do grupo Dead Kennedys no Brasil! Parabéns pelo ótimo trabalho a vocês. Longa vida ao xadrez verbal!!!
Filipe e Matias, bom dia! Acho que houve um equívoco no minuto 45. Vocês afirmam que 14 de fevereiro foi terça feira de carnaval, mas acho que em 2023 esse dia caiu no dia 21 de fevereiro. Uma pequena falha insignificante perto do excelente trabalho que vocês fazem. Grande abraço!!
Salvo engano o ponto mais setentrional do Brasil é o Monte Caburaí em Roraima. Um abraço e sou eternamente grato pelo trabalho que vocês realizam.
Notícia importante daqui da Pennsylvania… o recém eleito senador John Fetterman foi internado para tratamento de depressão, depois de ter sofrido um derrame durante a campanha. A máquina de fake-news republicana já sugere que ele pode estar morto, pois não apareceu mais depois que foi internado. Caso ele não tenha condições de continuar com o mandato, a lei do estado prevê que o governador pode indicar um substituto.
Esperamos que ele possa continuar com seu mandato, pois é um político que foge muito dos padrões da política Americana.
Oi pessoal, muito obrigado pelo retorno, espero que tenham curtido bastante o carnaval!
Quanto a visita do Biden, confesso que fiquei curioso ao saber que o governo americano avisou Moscou antes da viagem (notícia do Guardian e BBC dia 20) com efeito de “deconfliction” que fiquei em dúvida de como traduzir. Imagino que até para Rússia seria complicado se desse algum problema em Kyiv enquanto Biden estivesse lá né?
E outro ponto importante sobre a visita do Biden é que ao contrário das visitas de Bush no Iraque e outras durante guerras, o exército americano não tinha nenhum tipo de controle sobre a região, até onde eu saiba pelo menos!.
(tá dando problema aqui para comentar, se for repetido peço desculpas pelo equívoco!)
Primeiramente gostaria de agradecer a equipe do Xadrez Verbal e da Central 3 pelos excelentes podcasts, XV é um excelente resumo do que está acontecendo pelo mundo, nos ajuda a sairmos um pouco de nossa bolha e a compreender melhor porque certas coisas acontecem por aí, à sermos “bons” cínicos e menos ingênuos.
Acompanho outros canais de notícias e gostaria de comentar um ponto sobre a visita do Biden à Ucrânia, uma das apresentadoras do podcast “Americast” produzido pela BBC, a Sarah Smith, fez parte da equipe jornalística que acompanhou o presidente americano na sua visita à Varsóvia, a partir dos 2’50” minutos do último episódio (“America and The War in Ukraine”, lançado em 24 de fevereiro) ela comenta que embora não tenha participado da escapada do Biden à Kiev/Kyiv, por questões de segurança, conversou com parte da equipe de segurança e eles comentaram que Moscou foi avisada algumas horas antes da visita do Biden para evitar qualquer acidente, ela também menciona que mesmo assim havia um risco pois sempre pode ocorrer problemas entre a comunicação de Moscou e a linha de frente, mas que os EUA estavam mais “tranquilos” pois eles acham que os Russos não são bons em atingir alvos em movimento (“…the Russian suck at dynamic targeting.”)…
Bom, fica aqui minha primeira contribuição ao Xadrez Verbal, sou ouvinte há anos e minha única reclamação é ter de esperar até domingo para poder ouvir o novo episódio (atualmente moro em Sydney).
Se puderem por favor mandem um abraço para minha parceira Jennyfer, que me trouxe na mala nessa nossa aventura Australiana, e que sempre me complementa para melhor.
Um abraço ao Filipe, Matias, Vivian e à toda equipe do podcast.
Gregory.
Prezados Matias e Filipe,
Primeiramente, parabéns por mais um ótimo programa.
Apenas a título de curiosidade, sobre os descuidados cidadãos russos que vivem caindo de janelas, sugiro a crônica ‘Defenestração’, do genial Luís Fernando Veríssimo, cujo link aleatório segue abaixo.
Se possível, mandem um abraço ao camarada Emanuel Bemfica, gremista, que foi mordido e contaminado pela Suarezmania.
Abraços,
Marlon Fassina, de Sapucaia do Sul – RS.
Clique para acessar o 20201019185117_9%20LPT.pdf
Boa noite Filipe, boa noite Matias.
A noção de que o espaço deve ser livre de militarização e armas tem sido defendida por algumas nações há tempos. Até o momento, a militarização do espaço não se mostrou uma realidade significativa, sobretudo em virtude da inviabilidade econômica de explorar recursos extraterrestres. Não obstante, em um futuro em que questões financeiras deixem de ser entraves, é possível que as grandes potências busquem proteger seus interesses espaciais, assim como fizeram em outros contextos históricos.
Abraços de Ribeirão Preto – SP
Aproveitei a folga do Carnaval para me propor um desafio elegante: fui reescutar o primeiro episódio do podcast. Inesquecível: foi quando o Ronaldinho Gaúcho foi preso no paraguai. O número? 225! Bom, 100 episódios depois (escutados na íntegra, em velocidade normal) posso arriscar algumas conclusões: a primeira é que o Filipe é numerólogo; na sequência afirmo, sem medo de errar, que vocês são responsáveis pelas melhores coberturas. Nenhum jornal que se preze cobriu a prisão do astro brasileiro com a devida atenção, levantando pontos realmente importantes sobre a ligação do jogador com empresários paraguaios (e brasileiros). Também foi um programa onde vocês bateram muito na tecla da saída dos EUA do Afeganistão. Além disso, o contraste da primeira visita do Bolsonaro aos EUA, na época presidido pelo Trump. Bom, nostalgias à parte, uma centena de episódios depois, eu só tenho que dizer: Obrigado!
Olá pessoal,
A respeito da acusação do governo da Índia à BBC por susposta evasão de divisas, Filipe disse que a empresa britânica é sem fins lucrativos, por isso seria incompatível com a acusação feita. Gostaria apenas de fazer uma observação: empresas e/ou sociedades sem fins lucrativos podem e até mesmo devem ter lucros para poderem continuar ofertando o serviço prestado cada vez com melhor qualidade e amplitude. O principal aspecto de uma empresa sem fins lucrativo é que ela não pode distribuir seus lucros entre os acionistas/diretores, ou seja, lucros devem ser reinvestidos na própria empresa. Assim, em tese, apenas em tese, uma empresa sem fins lucrativos pode sim ser acusada de evasão. Abraços.
Passando pra dizer que sou um ouvinte que chegou desde o início da Guerra na Ucrânia e portanto completo 1 ano na companhia semanal de vocês.
Aproveitando para mencionar que a pequena Blueberry (a frutinha azul norte americana) também é conhecida em território tupiniquim como Mirtilo.
Passei pra agradecer o programa – ótimo como sempre – e sugerir uma recomendação de quadrinhos para os senhores historiadores: Democracia, de Alecos Papadatos, Abraham Kawa e Annie Di Donna (Martins Fontes). É uma hq que procura descrever o contexto bem humano e nada idealista do surgimento da Democracia na Grécia Antiga. É um gibi bem legal que mostra personagens históricos sem aquela pompa e circunstância, são pessoas comuns envolvidos com uma vida comum. Acho que vale uma olhada.
(A outra hq dos autores (Logicomix – também Martins Fontes) é excelente também, fala de filosofia, lógica e Bertrand Russel)
Caros! Excelente podcast, aprendo e me divirto, muito obrigada! Para ouvintes do Xadrez, o episódio sobre Thomaz Sankara do HistóriaFM contextualiza ainda mais o novo sepultamento do líder de Burkina Faso https://open.spotify.com/episode/0edK0TgHVKS79haIa43a2X?si=KOxhx2eGQ0mS3LveplDk2Q
Boa Alvorada, queridos Filipe e Matias!
Mais uma vez venho aqui puxar orelha do glorioso Filipe.
Como pode esquecer das gloriosas aparições de Billy Zane em ”Twin Peaks” e na gangue do Biff em ”De volta para o futuro”?
Só por essas duas ”””””’grandes”””” participações ele já eternizou seu nome na história do cinema (além de claro, Titanic).
Brincadeiras a parte, sucesso e mandem um salve (novamente) ao grupo ”Poker Balalaika ( o nome do grupo é Poker Balalaika, que apesar de não jogar mais Poker e muito menos beber Balalaika (uma vodka beeeem barata) mantém esse peculiar nome.
Abraços!
Meu amigo Filipe, por volta dos 20 minutos, quando você fala sobre a questão da BBC não ter fins lucrativos, queria fazer uma breve colocação:
Na verdade, empresas sem fins lucrativos podem sim ter lucro (superávit), mas não podem distribuir esses lucros para seus diretores, funcionários ou associados.
Uma trívia interessante: no último dia 28 a Microsoft lançou para o Flight simulator 2020 uma versão do famoso Antonov An-225, o maior avião do mundo, que foi destruído na guerra entre Ucrânia e Rússia. O avião foi produzido em parceria com a empresa iniBuilds. Logo abaixo da cabine de comando, é possível ler na fuselagem a mensagem “Be Brave Like Ukraine”, uma clara referência à guerra.
Um grande beijo na mucosa do pulmão.
Boa tarde meus queridos!
Passando pra mandar um beijo na mucosa do pulmão de vcs (Matias, Filipe e Vivian) e outro para meu irmão que depois de tanta propaganda que fiz (e a necessidade de se atualizar devido a Fuvest rsrsrs) passou a ser ouvinte de vcs. Queria que mandassem um abraço pra ele (que conseguiu a vaga pra Letras que ele tanto queria) e que explicassem rapidamente o por que da escolha do nome para o programa “Xadrez Verbal”, um dia estávamos discutindo sobre isso e quero mostrar que estou certa afinal escuto vcs há pelo menos 05 anos (me respeita rapaz hahahahahaha)
Queria deixar tbm um incentivo para minhas colegas ouvintes a deixarem mais comentários, ás vezes sinto faltas de ouvir mais recadinhos de umas manas.
Um forte abraço seus maravilhosos e maravilhosa!!!
pq minhas respotas não são aceitas?
gostaria de mandar um beijo pra minha esposa que finalmente virou ouvinte semanal. Te amo minha frida elfa ranger!
E um abraço pra minha equipe de DM, andre e marcus. Força Andre, vc consegue kkkkk
Eu mandei dois textões explicando sobre o eucalipto… mas resumindo: Eucalipto seca o solo igual qualquer planta faz: transpiração. A evaporação de 1ha (hectare) de eucalipto é igual de 1ha de café, citrus, soja+milho, e até menor q cana! O erro está em comparar com mata nativa, isso começou pq malandrilssos queriam colar a ideia de q plantar eucalipto era igual reflorestar uma área. É uma CULTURA, normalmente plantada em monocultura. Isso que eucalipto envenena o solo é uma barbaridade. Praticamente toda planta solta algum composto pra evitar a competição, e eucalipto tem fenois nas folhas, mas isso não mata as plantas em volta, tanto q é uma das especieis mais usadas em ILPF (integração lavoura pecuaria floresta), consorcios e até agroflorestas. Em baixo de eucaliptos em monocultura é limpo pelo mesmo motivo q é em cana, alface, tomate, café, feijão, arroz… pela capina (quimica ou mecanica).
Interessante, sempre ouvi o comentário de que o “eucalipto mata tudo e seca água” e sempre tomei como verdade. Obrigado pela explicação e por me lembrar de sempre confirmar “meus fatos”.
Exato. É um “senso comum” que justo o Filipe não gosta de replicar mas são muitas armadilhas e ele nao tem como saber tudo igual o Atila ou Bluehand kkkkk. Quem ta na cidade ta dentro de uma bolha urbana (todos estao em algum tipo de bolha, inclusive eu). Eu hoje na estrada achei uns eucaliptais meio largados e filmei em baixo, e a mata nativa prox q faz a “chuva de sementes”, depois posto no meu instagram wikinacio, onde pretendo fazer um fio sobre o tema
Se fizer a comparação correta, com outras CULTURAS INTENSIVAS EM MONOCULTURA, q trazem junto varios problemas, ela é justamente uma das menos agressivas ao meio ambiente. Aplicasse herbicida e inseticida basicamente só primeiro ano, e depois ficam 3 a 10 anos (depende do maneho e objetivo) sem agrotoxicos, sem entradas de humanos, sem revolvimentos do solo, sem maquinas pesadas q compactam, com adubação bem menor que outras culturas…. Em fim, ambientalmente falando, é menos pior que muitas outras, e se comparar com outras opções de produção de celulose/carvão/madeira, é uma das melhores em eficiencia em qualquer paramentro (L água/kg produzido ou produção de kg/ha/ano para não desmatar mais).
Sou eng agronomo, mestre em nutrição e fertilidade pela UFV, este ano farei 10 anos como Desenvolvimento de mercado em empresas de nutrição (é tipo o professor tecnico da equipe). Se quiserem tirar duvidas ou conversar com alguem sensato e não bitolado, fico a disposição! (apesar de vcs terem o gustavo da florida mas eu pelo menos to aqui vivendo mais o dia a dia do agro brasileiro, cercado de…. err… deixa quieto kkkkkkkk)
Que falta vocês nos fazem quando não gravam na sexta… Ouvi o programa anterior novamente. Os conhecimentos e informações que conseguimos com vocês são o máximo!!! Parabéns e obrigado sempre.
A Formação 3-2-5 me lembra a famosa formação MW, consagrada no Expresso da Vitória do Vasco da Gama, de Barbosa, Ely, Danilo Alvim, Ademir e outros. Expresso esse que foi campeão invicto do torneio sul-americano de 1948, o pai da Copa Libertadores e da Champions League.
Nesse vídeo tem toda a história desse campeonato, do excelente Estude Vasco: https://youtu.be/60CA_7R9koE
Abraços!
Gostaria, se possível, que vocês comentassem um pouco do atual papel da França, aliás.. do Macron, sobre o conflito na Ucrânia. Lembro que há um ano ele era uma das maiores vozes contra o conflito, sempre tentando um fim negociado (lembro de comentarem que o Macro tem/tinha uma linha direta com Putin…) mas atualmente só vejo notícias de Biden, Scholz, até do Lula!
É porque o Macro está mais preocupado com as eleições em abril? Estaria então evitando chatear metade da população francesa que acredita em ao menos uma teoria conspiratória do conflito?
Seria porque ele está mais preocupado em passar por países da África, tentando reduzir a influência da Rússia lá e também tentar manter aquela imagem de França imperialista (lembro de vocês comentarem sobre isso quanto ao uso de certas moedas em certos países africanos).
Ou isso é porque notícias de conflito vendem mais, então como a França tem uma atitude mais amistosa sobre a Russia, essas notícias mornas não circulam tanto, preferimos as que apontam para a temida terceira guerra mundial?
Obrigado!
Gregory.