Xadrez Verbal Podcast #312 – Ponte, Pacífico e Oriente Médio

A Ponte da Crimeia foi atacada e a Rússia retaliou. Quais os impactos disso no conflito? Fomos até o Oriente Médio, com acordo marítimo entre Israel e Líbano. Passamos pelo Pacífico, com nova política de segurança nos EUA e eleições na Gloriosa República de Vanuatu. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Filme 007 contra Golden Eye

Filme 007 O mundo não é o bastante

Série Murder, she wrote

Filme Entre facas e segredos

Livro Anatomia do Sarriá: Brasil x Itália, 1982, de Piero Trellini

Texto O batismo de Bolsonaro

Música de encerramento Annie’s Song, com John Denver

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:05:45 – Giro de Notícias #01
  • 00:21:55 – Coluna Aberta: Oriente Médio
  • 00:52:25 – Efemérides: A Semana na História
  • 00:59:30 – Match: Bacia do Pacífico
  • 01:46:55 – Xeque: Invasão Russa à Ucrânia
  • 02:46:55 – Gambito da Dama: Nobel de Economia
  • 02:57:45 – Giro de Notícias #02
  • 03:08:05 – Peões da Semana
  • 03:10:20 – Sétimo Selo
  • 03:19:00 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

13 Comentários

  • Caramba!
    Uma pessoa que acha possível dois formados em História serem eleitores do Bolsonaro com certeza nunca passou na porta, ou na janela, de uma faculdade federal de Humanas no Brasil.
    Se ela soubesse o grau de esquerdismo desses ambientes ficaria envergonhada pro resto da vida por ter feito uma suposição dessa.
    Forte abraco!

    • Jaime Fassin, biologo de Watford.

      Grande Matias e Filipe. Excelente episódio, como sempre.
      Estava tomando café da manhã, quando vocês falaram sobre o erro de interpretação dos ouvintes sobre suas posições políticas. Quase cuspi o café, de tão absurdo que isso soou. Quem fala isso, no mínimo não ouviu mais do que dois programas.
      Quantos aos 100 anos de BBC, a emissora é atacada constantemente pelas outros canais, sendo acusada de parcialidade com o governo. Aqui existe o TV license. Pra se assistir tv aberta aqui é necessário pagar um imposto anual de £150, que parte disso vai pra BBC financiar sua programação. Existe uma controvérsia muito grande aqui, pois teoricamente qualquer tela, seja tv ou celular, que tenha acesso a internet e possa acessar o conteúdo da BBC teria que pagar também. Isso porque boa parte da população não assiste mais tv via antena, e sim via streaming. De maneira geral, a nova geração não aceita muito esse imposto e sonega o máximo que dá. Pois você não é obrigado a deixar um agente do governo entrar em sua casa para averiguar se a tv está ligada a antena ou não. Há vários videozinho na internet britânica, satirizando essa situação.
      Grande abc a todos e esperamos mais 312 episódios.

  • Olá Matias e Filipe, adoro o programa de vocês e gostaria de apontar uma errata no último programa, por volta do minuto 2:43 o Filipe fala que os Emirados Árabes Unidos são o 3 maior produtor de petróleo do mundo, na verdade ele figura na 7 colocação.
    Acredito que o Filipe queira se referir é que os EAU são o terceiro maior produtor da opep.

    Abraços,
    Felipe Bastos

  • Se eleger presidente do Peru é fácil, agora quero ver o Paolo Guerrero fazer um gol em GREnal!

  • Felipe,
    É tradição que a presidência do senado italiano fique com a pessoa mais velha até que se tenha a eleição do novo presidente.
    Fontana é da Lega, e não do do FdI.

    Abraços,
    Murilo

  • Oi gente! Aqui quem fala é uma fefelechiana e são paulina feliz.
    Meu companheiro Andrés é argentino riverplatense e vivemos em Buenos Aires, somos fãs do podcast e ele sempre se assombra o quanto sabe Matias sobre nossas quebradas aqui! (Manda muchos saludos a los dos.) Obrigada pelos saludos aos ouvintes brasileires que vivem aqui também.
    Primeiramente, fora Bolsonaro!!!
    Sobre a troca de Ministérios, uma coisa: pensei que vocês comentariam a repressão violenta contra os mapuches em Bariloche com a prisão de mulheres, que ocorreu nas últimas semanas – o que acabou sendo o motivo de renúncia da ministra Elizabeth Alcorta de Mujeres, Genero y Diversidad.
    Ah! Moramos ao lado do estádio do River e escutaremos os 10 shows do Coldplay da sacada, ainda não sabemos se isso é bom ou ruim. Tampouco sabemos se tem tudo isso de gente na Argentina!!! Hahaha
    Mandem beijos na mucosa do Gabriel Bonz, outro historiador fefelechiano, que me apresentou o podcast.
    Beijos!

  • 🤟👌
    Que alívio !!!
    Saber que vocês não apoiam o bozo….

    Eu levei um susto quando ouvi o episódio anterior. Me baixou uma baita tristeza…

  • Boa noite!
    Eu não sei se fui mencionada pelo Matias como a ouvinte argentina que sempre comenta com vocês ou se era para outra Juliana (no meu país tem poucas Julianas, e menos ainda que saibam português). Tenha sido ou não, quero agradecer enormemente pelos podcasts XV e FIF que, além de me informar e ensinar, treinam meu ouvido com bom português!
    Esta semana estarei fazendo a prova CelpeBras (proficiência em língua portuguesa). Queria agradecer ao Eloy que me apresentou o podcast e ajudou muitíssimo a melhorar meu fraco português com infinita paciência e bondade.
    Um enorme abraço desde Buenos Aires!

    PS: não vou ir aos shows de Coldplay mas sim ao de Natiruts. Massa criará o “real Natiruts”??

    (Quis postar o comentário no site da central 3 mas não consegui publicar. Desculpas se postei duas vezes)

  • Bernardo, de Berlim

    Olá Matias e Filipe,

    como sempre, parabens pelo programa.

    Gostaria de deixar alguns comentários em relacao às noticias que vocês deram sobre Alemanha e Áustria.

    Em relacao à Alemanha, você disse que a inflacao é a maior em mais de 70 anos. E dá pra sentir isso por aqui. Moro já faz alguns anos na Europa e uma coisa que eu notava bastante era que com o passar dos anos as coisas nao mudavam de preco. Isso é uma discrepancia enorme em relacao ao Brasil, onde nós nos acostumamos a aumentos anuais. Agora, aqui está bem parecido com o Brasil neste sentido. Adicionalmente, tenho percebido que há um temor grande em relacao à economia. Várias pessoas com quem conversei já vêem que a crise atual é pior do que a pandemia.

    Em relacao à Áustria, na verdade, o presidente Van der Bellen nao é do partido verde. Ele era. Na Áustria os presidentes deixam seus partidos após se elegerem. Teoricamente para serem isentos. O interessante desta eleicao é que o Van der Bellen fez muito pouco esforco na campanha. Estive la no mês passado e você quase nao via propaganda dele. Ele falava: vocês já sabem o que esperar de mim.

    Vocês comentaram que o presidente da Áustria nao tem muito poder. Correto. Porém, ele pode sim influenciar bastante a política. Vamos lembrar que quando o Hofer se candidatou em 2016 (naquela eleicao que durou meses), uma das ameacas dele era de que o país iria ver o poder do presidente, em referencia à possibilidade de dissolver o parlamento até ele conseguir uma configuracao favorável à ele. Adicionalmente, o Van der Belle nestes últimos anos chegou a montar um gabinete temporário, num desses momentos de crise política. Gabinete este que foi bem ativo em relacao a diversos temas que politicos eleitos nao queriam mexer.

    Abracos!

  • A Central3 da formando um universo podcastiario (UPC3 – universo podcastiario da Central3), em que você precisa ouvir todos os podcasts pra entender tudo que se passa.
    No Medo e Delírio em Brasília o Cristiano Botafogo manda o Xadrez Verbal chupar (pq eles teriam material pra fazer um podcast de horas de duração).
    E no Xadrez Verbal o Matias solta um “Xandão”.

  • Liz Truss nem pegou o vale transporte. Aliás, acho que nem deu tempo de conhecer toda a casa de Primeira Ministra.

  • tiago lopes de souza

    Não deu tempo nem de apodrecer o alface.

  • vim escutando o último episódio no ônibus, numa viagem entre puerto iguazu e resistêjjncia, no chaco argentino, onde mora uma amiga que morou comigo no brasil durante o seu intercâmbio. cheguei em resistência no último domingo, que foi dia das mães na argentina. perguntei pra ela dos 375 tipos de dólar do momento, e ela me disse que tinham lançado o “dólar mami” também – demorei pra entender que era uma piada.
    esse aliás foi o primeiro dia das mães da marian, que me apresentou a catalina nesses dias que passei com ela em resistência (e que também me ensinou grandes hits de ninar em espanhol). elas não vão escutar, mas deixo aqui beijos e desejos de uma menor inflação pros próximos anos de cata ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.