Xadrez Verbal Podcast #295 – Eurovision, Pacífico e Oriente Médio

A Ucrânia venceu o Eurovision! Também passamos pelas últimas notícias principais sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Damos uma volta pelo Oriente Médio e depois pela bacia do Pacífico, com crise em Israel e “ato falho” nos EUA. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais abrindo mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Filme Blade Runner

Série Cosmos

Livro Proyecto Catarsis: Una mirada colocolina a la Revuelta Popular

Livro El Fútbol de Adentro: la otra historia del fútbol uruguayo, de Marco A. da Silva Lucas

Xadrez Verbal #237 – Match: Oriente Médio

Nerdologia História A História dos videogames

Sabatina da nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil

Vídeo Provável ação intencional – China Eastern – Canal Aviões e Músicas

Matéria Japão prende homem que recebeu R$ 1,7 mi em auxílio para Covid por engano

Matéria Élisabeth Borne: France’s new PM faces immediate pressure to act on climate, por Angelique Chrisafis

Música de encerramento Conquest of Paradise, com Vangelis

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:01:50 – Giro de Notícias #01
  • 00:19:10 – Coluna Aberta: Oriente Médio
  • 00:38:25 – Efemérides: A Semana na História
  • 00:42:15 – Match: Bacia do Pacífico
  • 01:21:05 – Xeque: Invasão Russa à Ucrânia
  • 02:07:50 – Giro de Notícias #02
  • 02:18:55 – Peões da Semana
  • 02:20:25 – Sétimo Selo
  • 02:31:55 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

16 Comentários

  • Podcast virou companheiro constante desde que eu me mudei para Darmstadt, não foi dessa vez que o Darmstadt 98 foi pra 1a divisão da Bundesliga mas tenho fé pro ano que vem. Enquanto isso podia ter um fronteiras invisiveis de Hessen hein?

  • Jaime Fassin Junior, biologo de Londres

    Grandes Mathias e Filipe. Excelente episódio como sempre. Fico feliz wue aos poucos, o formato de pilulas está sendo abandonado e retornando a pelo menos 2h de programa, hehe. Brincadeiras à parte, explicando sobre a nova zona de baixa emissão em Londres. A cidade é dividida em dois aneis viários, um chamado M25, que delimita o que é a região metropolitana de Londres, ligando todas as rodoviais que saem da capital, e o anel interno, chamado de circular, que acaba dividindo a cidade em dois. Desde de Agosto de 2021, o governo do Sadiq Khan extendeu do centro até esse anel interno a Ultra Low Emission Zone (ULEZ), onde só carros a gasolina, eletricos, hibridos de 2006 pra ca e diesel mais novos do que 2016 podem circular sem tarifa. Se não se enquadrarem nessas caracteristicas, pagam £12.5 por dia. Com a nova proposta de expansão, essa zona iria até o segundo rodo-anel (M25), compreendendo toda região metropolitana. Agora falando como paulistano que vive aqui. A qualidade do ar em Londres é muito melhor do que a de São Paulo. Um exemplo claro é o por-do-sol avermelhado que temos em SP, que é caracteristico das particulas de filigem no ar, que aqui não temos. Fico imaginando o quanto de mortes devido a poluição não ocorrem na capital paulista. A idéia do governo é trocar toda a frota de carros para eletricos ou hibridos até a decada de 30. Com insentivos finaceiros e de impostos para a compra dos mesmos.
    Ja ficou um texto gigante. Uma observação. Essq proxima semana de de 2-3 de Junho será feriado aqui, comemorando o Jubilee da Betinha. Mandem um “oi” pra velinha, que com certeza é ouvinte. Grande abc a todos.

  • Diogo Maia de Carvalho

    Olá a todos.

    Esse ato falho do Bush me deu saudade do quadro “Great Moments in Presidential Speeches” do David Letterman, em que o ex-presidente americano era zoado com seus discursos cheios de vacilos.

    Ps: assisti ao 1492 numa aula de história no colégio e essa música chamou minha atenção de cara na época.

    Abraços de BH.

  • Passando apenas pra deixar registrado que vcs obviamente esqueceram de mencionar que o fato da estátua da Dama de Ferro ter sido esculpida em Bronze é no mínimo digno de nota. Do ponto de vista histórico, uma regressão de uns 2000 anos …

  • Adorei a escolha de música de encerramento, pelo menos a nível pessoal também. Minha mãe costumava colocar essa música do Vangelis para eu dormir (por mais estranho que isso pareça, funcionava muito bem), então deu um sentimento de nostalgia, combinado com aquela pontinha de tristeza pelo luto desse grande artista.

    • Na época eu confundia esse tema com o outro bolero famoso, o de Ravel.

      Interessante que mesmo tendo sido lançado em 1992, o disco com a trilha vendeu muito também lá por 1995, principalmente na Europa, pq na época um boxeador alemão (não lembro qual… mas o cara era bom) usava a música pra entrada no ringue.

  • A musica de encerramento feita pelo Filipe resume bem a genialidade do Vangelis. Já ouvi a música em cerimônia de casamento, teatrinho de escola infantil, cerimônia militar, solenidade de loja maçônica e em “apresentações artísticas” em estabelecimentos de diversão adulta. É a música tema dos rolês aleatórios

  • Claudete Faustino Campos

    Olá Filipe e Matias. Nunca tinha comentado apesar de já ouvir o programa há pelo menos 5 anos. Enfim só pra dizer q nunca tinha ouvido falar na Ilha Man e por coincidência ouvi no programa e quase ao mesmo tempo fiquei sabendo que o ator Joe Locke astro da lindíssima série Heartstopper nasceu nessa ilha e não tenho certeza mas li que ele nasceu em Douglas. No mais abraços e parabéns pelo trabalho!

  • Grande episódio!!! Aliás, terça-feira é aniversário do grandioso Bob Dylan, vale uma música pro final do episódio, ein!?? Valeu!

  • Bom crepúsculo Xadrez Verbal!
    A música de encerramento do programa é usada no teatro de sexta-feira santa aqui na minha cidade.
    Abraços para vocês e obrigado por manterem o programa. Xadrez Verbal é serviço de utilidade pública.

  • Olá Filipe e Matias! Só passando para deixar mais uma notícia interessante em relação à Rússia, a empresa Alemã Siemens resolveu deixar o país depois de 170 anos em operação lá, desde a época dos Czares. A relação que sobreviveu a tantos outros conflitos internacionais foi dessa vez rompida. Deixo o link da notícia no G1.
    Abraços! https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/05/12/siemens-deixara-a-russia-onde-esta-presente-desde-os-czares.ghtml

  • Gustavo Rassati de Oliveira

    Putz, espero que seja aqui a famigerada seção de comentários!

    Sou estudante de filologia na Lituânia e agora estou fazendo intercâmbio em Trento, na Itália. Faz dois meses que o meu tio me falou de vocês e desde então não vos tiro mais dos ouvidos! Esperando o dia em que meus conhecimentos lituanísticos serão úteis ao programa.

    Queria deixar uma efeméride extra para vocês, mas aqui da Itália. Terça que vem, dia 31 de maio de 1967, se completam 55 anos que um júri popular austríaco absolveu Norbert Burger e outros 14 acusados de atos terroristas, roubo de explosivos, sequestro e uso ilegal de armas na região do Alto Ádige, região italiana de maioria alemã (69%) que foi anexada logo depois a II Guerra Mundial.

    Isso ocorreu no ápice de uma série de ataques que durou até os anos 80 na chamada questão sul-tirolesa, uma série de conflitos étnicos envolvendo os italiano e os sul-tiroleses. A situação melhorou nos anos 80, quando a província do Trentino-Alto Ádige foi enquadrado em um estatuto especial de autonomia dentro da Itália. Não á toa, é uma das regiões mais bem desenvolvida da Itália.

    Queria mandar um abraço para o meu Tio Bruno Rassati e a minha namorada lituana, que acompanha vocês comigo, Mintare Dargyte!

    Um abraço, galera! Parabéns pelo podcast semanal de qualidade fenomenal.

  • Guilherme Ramos Barcelos

    Episódio maravilhoso como sempre! Só fiquei triste por não ter nenhum acontecimento no dia do meu nascimento 28/05 citado no último programa. Mas me contento com um parabéns durante o melhor podcast da podosfera brasileira. Saudações vascaínas do seu ouvinte Marmorista!

  • Um comentário sobre a obra do Vangelis… a música Pulstar era tema da propaganda do cigarro Advance… música fantástica (como todo o trabalho dele) em uma época bem diferente de hoje em dia, época que as propagandas de cigarros eram altamente produzidas e muitas músicas estão guardadas na memória de quem tem mais de 50 anos (como eu)… Quem se interessar é só procurar por Pulstar – Vangelis que no YouTube tem… vale a pena

  • Bela escolha de música para o encerramento. Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha.
    Fui só eu que achei que o tema de abertura de Game of Thrones deu uma chupada (pra não dizer plagiou) ausica do Vangelis?

    Mais um ótimo programa.
    Abraços
    Leonardo

  • Marco Antonio Buzzo

    Bom dia um pouco atrasado esse comentário apesar do Rei Juan Carlos Elefanticida ser persona non grata no Xadrez Verbal não podemos esquecer que ele mandou o Hugo Chavez calar a boca em um encontro de países da língua hispânica. Por ser eu uma pessoa não muito alinhada com ditadores gostei muito disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.