Xadrez Verbal e Atila Iamarino – Especial Coronavírus #33

Programa de número 33 sobre a pandemia da covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um estudo de caso sobre a missão da OMS, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Matéria Papa anuncia corte de salários de clérigos para evitar demissões no Vaticano
Fronteiras Invisíveis do Futebol #85 – Macedônia do Norte
Matéria Diretor da OMS pede mais estudos sobre hipótese de o coronavírus ter escapado de laboratório em Wuhan, por Macarena Vidal Liy
Coluna Could an accident have caused COVID-19? Why the Wuhan lab-leak theory shouldn’t be dismissed, por Alison Young
Música de encerramento Graduation poem (Arnold “Poet” Jackson em Oz), por Craig Grant
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 01:49:20 – Estudo de caso: estudos da OMS sobre a origem do coronavírus
- 02:18:45 – Música de encerramento
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Bom dia Boa tarde Boa Noite
Parabéns pelo episódio. Atila como sempre supimpa. Ótimo estudo de caso.
Os anfitriões com a característica honestidade intelectual de sempre. Um abraço para todos.
Por aqui nos últimos dias as notícias circulavam entre as enchentes – que dificultou a vida de muita gente; as acusações sexuais – além da mudança do gabinete do governo, teve um ex jogador de rugby que foi julgado e condenado por assédio, um político do Estado de Queensland também foi acusado de assédio, outro acusado de estar no celular contratando serviços sexuais durante sessão da câmara federal, o tal aplicativo de consentimento sexual… muita água ainda nessa questão; e o outro assunto são os casos de transmissão comunitária do coronga em Brisbane / Estado de Queensland e o aparecimento da chamada “variante inglesa” aqui na terra cangurus.
Aqui, normalmente, os casos de coronga são de pessoas que estão em quarentena, não estava tendo a transmissão comunitária. Foram dois “clusters” em Queensland: Um de uma enfermeira que trata de pessoas com covid (talvez por isso a relação com o paciente de papua nova guine). E o outro caso foi uma pessoa que veio da Inglaterra, furou a quarentena, espalhou a nova variante… aí já viu né?! Lockdown, fecha fronteiras estaduais, cancelam festivais, começa rastreamento e campanha para fazerem testes… A campanha de rastreamento e de testes aqui é absurda. Essa semana escutei na rádio indo ao trabalho que haviam rastreado e testado com sucesso todos os links de transmissão da enfermeira. O governo caça o vírus com todas as forças.
Porém agora estou assistindo um jogo do Brisbane Roar contra o nosso Western Sydney Wanderers, lá em Brisbane, e o estádio está com ótimo público – pelas imagens 50% da capacidade ocupada. Às vezes não dá para entender..
ps: Saudades do Fronteiras.. falem sobre o fronteiras sobre o Camarões! Muito Bom.
Fiquem em segurança.
Fabrício Sydney Australia.
Olá pessoal, tudo bem? Primeiramente meus pêsames aos Filipe, estamos em tempos difíceis!
Segundo eu ri quando o Matias soltou “será o Átila um reptiliano?”
Episódio sensacional como sempre! Vou usar o que o Átila falou no estudo de caso desse episódio e os comentários sobre a vacina da Astra Zeneca como ponto de partida para fazer vídeos para o meu canal.
Grato!
Meus sentimentos, Filipe!
Episódio sensacional!
Sinto muito por sua tia, Filipe, meus sentimentos, força ❤
Do VIRRION , acho que nunca vao falar…..
https://www.tecmundo.com.br/ciencia/149792-dispositivo-menor-lapis-identifica-virus-minutos.htm
Meus sentimentos, Felipe, ótimo programa!
Filipe, vocês deveriam voltar ao programa normal semanalmente, e poderiam colocar uma coluna para o Átila, assim voltariamos a ter o nosso podcast amado semanalmente e não deixariamos de ouvir as análise do átila sobre o corona e outros assuntos.
Filipe sinta-se à vontade pra se abrir sempre que quiser. Somos fãs do programa, do formato e também temos família. Sinto muito a sua perda.
Ótimo programa, um abraço!
Boa Noite
Não estou conseguindo acessar o central3 pelo celular.
Não sei se este é o canal para isto mais não encontrei outro lugar.
Obrigado
Primeiramente, meus sentimentos Filipe.
Ótimo programa como sempre!!
Muito obrigado pelo conteúdo de qualidade!!
Uma pergunta para o Átila.
Como o Brasil consegue ser um dos países mais vacinou até aqui, mesmo tendo recusado as compras das vacinas no ano passado? Outros países também recusaram?
Por essa linha de pensamento, imagino que diversos outros países deveriam estar à nossa frente em números absolutos, gostaria de entender melhor essa questão e acredito que muitos tenham a mesma dúvida.
Obrigado e parabéns pelo episódio.
Primeiramente, meus sentimentos a você Filipe. Agora, uma dúvida ao Átila. Hoje já é muito esclarecido que a COVID-19 é uma doença trombótica, ou seja, pode causar trombose nos pacientes contaminados. No entanto, o rol de comorbidades divulgado até agora não incluiu, por exemplo, portadores de trombofilia, como eu. Há algum motivo para a exclusão desses pacientes? Eles não deveriam ser prioritários também? Seria possível também destinar um trecho dos episódios para atualizar os ouvintes sobre a relação da COVID-19 + vacinação + gravidez? Obrigada e uma excelente semana a todos vocês!