Xadrez Verbal e Atila Iamarino – Especial Coronavírus #26

Programa de número 26 sobre a pandemia da covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um estudo de caso sobre a eficácia das diversas vacinas, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Matéria As politicians clashed, Bolivia’s pandemic death rate soared, por María Silvia Trigo, Anatoly Kurmanaev e Allison McCann

Música de encerramento Zumbi, por Jorge Ben Jor

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

01:47:10 – Estudo de caso: Vacinas
02:10:30 – Música de encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

19 Comentários

  • Sobre o comentário do Filipe acerca da indústria de peles…eu acho é muito pouco. Inacreditável que essa indústria ainda exista.

  • Uibiran do Nascimento Santos

    Filipe, aos 45’39” você querendo falar do primeiro-ministro da Áustria, falou Austrália

  • Vitor Lacava Marinho

    O termo para o encontro de duas ondas é “interferência”.

  • Decepcionado que o Filipe não mencionou o craque Neto na hora de falar do open bar de vacina, mas a culpa também é do Pedro Daltro e Cristiano Botafogo, que tiraram férias.

  • Átila, quando você menciona o placebo você diz que “injetam água com açúcar”. Eu tinha ouvido em algum lugar que os placebos de vacina usam outros vírus atenuados ou, enfim, coisas ‘a mais’ do que apenas água e açúcar, isso é verdade? Li também que isso seria melhor para avaliar os efeitos colaterais

  • Uma dúvida legítima, aproveitando os episódios pandêmicos: os especialistas ainda reforçam necessidade de higienizar compras, entregas, etc? Era bastante comum ali nos primeiros 3 meses de pandemia, mas hoje em dia só leio as indicações de distanciamento, uso de máscaras e lavar as mãos

  • Bom crepúsculo, ilustríssimos!

    Fiquei esperando o comendador Átila falar do tal do vírus Chapare que apareceu na Bolívia na última semana…
    Também podia rolar um saldo do que que aconteceu com a NBA em formato bolha que fizeram nos EUA. Isolaram a turma toda e seguiu o campeonato. Deu certo?

    Grande abraço!

  • Gostaria de sugerir um especial sobre os casos e possibilidades de de reinfecção.

    Por que casos de reinfecção começam a surgir mais fortemente, mas ainda são muito raros (proporcionalmente).

  • Pingback: Live 23/11 - Vacinas e Segunda Onda da COVID-19 -

  • Olá mais uma vez!
    Sobre os comentários dos visons na Dinamarca:
    1 – Repercussão negativa veio muito mais da indústria de peles e fazendeiros, aproveitando os elos com a oposição, que faz sucesso na parte mais agrária do país. Fiz um comentário no programa passado sobre isso que não foi para a lista 😦 Basicamente eu falei que essas peles são para casacos de 20 – 30 mil reais. Acredito que as pessoas que compram esse tipo de coisa vão sobreviver sem.
    2 – A ordem foi suspensa, exatamente, porém ficou um pouco confuso quando o Filipe comentou. Eles abateram sim a maioria dos visons por ordem do governo, daí a crise. Dos 15 milhões de animais, 10 milhões foram abatidos e os rejeitos tratados (maioria por incineração). Existem empresas especializadas no tratamento de resíduos de fazendas que estiveram muito ocupadas nas últimas semanas justo por isso. Alguns projetos no grupo de pesquisa que eu trabalho estão atrasados justo por isso.
    3 – Sobre as leis, a oposição conseguiu qualificar a ação como inconstitucional, o que agravou a situação inteira e derrubou o ministro da agricultura.

    Não coloquei referencias (links) no comentário porque no último programa eu comentei e devo ter caído em algum filtro, já que meu comentário não está lá 🙂 Você consegue achar bastante coisa em inglês sobre o assunto se olhar no The Local . dk
    Abraços (com distanciamento) da pequena Jutlândia.

  • Pingback: Live 23/11 – Vacinas e Segunda Onda da COVID-19 – Coronavirus HealthTV

  • Átila saberia me dizer se todas essas vacinas citadas também são cultivadas em ovos? Tenho alergia então se for não poderia tomar… Só pra matar a curiosidade mesmo, valeu!

  • parabéns meninos, vocês seguem ótimos, tipo a melhor coisa dessa pandemia, parabéns pelo trabalho sério! abraço com carinho pros três 🙂

  • Caríssimos, queria deixar um grande abraço pro meu professor de geografia Sérgio Nunes! Tenho aula com ele de sexta feira no semiextensivo noturno do cursinho e ele indicou o Xadrez Verbal para quem quiser se informar mais sobre política internacional. Grande abraço prof, Nunes! Grande abraço pros mestres Filipe, Matias e Átila! Valeu pelo trampo mto dahora que vcs fazem!

  • Meninos, sempre escuto vocês fazendo as minhas tarefas domésticas. Parabéns pelo conteúdo de qualidade!
    Átila, estou quase entrando como voluntária para o teste da vacina da Janssen. Mas ainda não consegui descobrir se eu tomar a vacina “teste” da Jassen e depois for liberado a vacina de Oxford ou a Coronavac no Brasil será que que tem risco de incompatibilidade de vacinas no meu sistema imune?
    Beijos nos alvéolos pulmores de vcs

  • Um amigo que mora na Alemanha me mandou essa reportagem:
    https://www.heidelberg24.de/region/corona-impfung-umfrage-impfstoff-biontech-deutschland-bereitschaft-schutz-90108778.amp.html

    Pelo visto o Alemão não está ansioso pela Vacina.
    ele resumiu pra mim: 1000 pessoas entrevistadas e apenas 35% falaram que vão querer se vacinadas. 6% não sabem e restante não vão querer ser vacinados.

    Assustador. Não sabia que rolava isso na Alemanha

  • Muito bom, obrigado pelo conteúdo!!

  • bjverde@yahoo.com.br

    Parabens pelo trabalho. Só esse episodio não foi para o Youtube 😦 , lá o interessante é poder contribuir com as minutagens EEE conseguir mostrar para alguem com mais facilidade determinado ponto.

  • Parabéns Filipe Nobre Figueiredo de Alcantara Machado rs, Matias e Atila, acompanho vocês desde o inicio deste podcast especial, tem sido nosso compromisso juntamente com o café da manhã quinzenal de Sábado, Gostaria de desejar um feliz aniversário para minha companheira CRIS, que completou 31 anos no ultimo dia 27/11, ela que é a Psicóloga Paladina da Quarentena, na terra das Monções e que tem sofrido muito com o comportamento da humanidade diante das ações negacionistas e egoístas dessa Pandemia. Abraços Julio Ramalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.