Xadrez Verbal e Atila Iamarino – Especial Coronavírus #24

Programa de número 24 sobre a pandemia da covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um estudo de caso sobre o que o ebola pode nos ensinar, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Matéria Suécia retira orientação de isolamento para maiores de 70 anos, por Ana Estela de Sousa Pinto

Matéria Gutted Hawaii tourism industry preps for new arrivals, por Kait Hanson

Nerdologia História Ebola e o meme do caixão

Livro Coronavírus: explorando a pandemia, de Atila Iamarino e Sônia Lopes

Livro História das epidemias, de Stefan Cunha Ujvari

Música de encerramento Your Love, com The Outfield

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 01:54:30 – Estudo de caso: Ebola
  • 02:20:30 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

21 Comentários

  • Filipe, seu lindo. Obrigada por mostrar o Twitti para o palatino.
    Admiração pelo xadrez cresce a cada dia.

  • Pelamordedeus, pede para o Filipe não colocar tanta cadência na leitura dele das noticias. É horrivel, cansativo, e traz um tom catastrofico para qualquer coisa que ele diga. Sério, gosto e escuto o programa, mas essa maneira de ele ler é o ponto baixo do programa. Obrigada! Cinthia

  • Vitor Guilherme Santos Martins

    Olá, Matias, Filipe e Atila, espero que estejam bem.
    Tenho uma dúvida em relação à COVID e o traço falciforme (ou a própria anemia falciforme). Quais são as possíveis complicações da intereção do coronavirus (ou da COVID) com o traço/anemia falciforme? Pessoas com o traço/anemia falciforme são grupo de risco?
    Adoraria um beijo na mucosa do pulmão esquerdo kkkkk
    Abraços.

  • Olá seus lindos! Quero entrar no programa de treino de vacinação com zarabatanas cavalgando, afinal essa deve ser a maneira correta de se fazer as coisas.
    Manda beijo pra mim e pro meu conje Rafael que dia 11 a gente completa 3 anos de casados, portanto ha 3 anos que ele atura a voz sensual do Filipe e do Matias, e agora também a do Átila. Beijos na mucosa do pulmão de vocês 3, obrigada pelas informações e pelos comentários que aliviam a gravidade da desgraça toda que nos acomete.
    PS: Minha mãe agradece indiretamente, já que fiz um par de meuas de lã de crochê enquanto ouvia as notícias. ❤

  • Uma pequena correção: Aqui nos países baixos ainda não é obrigatorio o uso de mascaras. Apenas “encorajado” o uso em estabelecimentos fechados, e os estabelecimentos podem barrar a entrada de clientes que nao estao usando mascaras.

  • O sr. Átila Iamarino tornou-se onipresente. Estava eu na academia, escutando o podcast, e na televisão estava ele falando sobre eleições e fake news. Saio da academia e, na volta para casa, ainda ouvindo o podcast, passo por uma loja de conserto de televisores e tem uns 30 Átila Iamarinos novamente nas telinhas da vitrine.

    Seria Átila Iamarino o Grande Irmão profetizado por Orwell?

  • Olavo Badaró Marques

    Filipe, fala para o Atila falar o óbvio: que sistema imunológico é uma coisa complicada para um caramba.

    Embora a cobertura de vocês seja excelente e dá para o ouvinte concluir a afirmação acima, geralmente é bom declarar o que parece óbvio. Até porque com um ensino tradicional conteudista, cheio de certezas e poucas dúvidas, a gente acaba aprendento na escola como o corpo humano “funciona” sem entender que tem umas trocentas coisas que nós simplesmente não sabemos como funcionam.

    Às vezes falar o que parece óbvio pode ajudar bastante gente que não conhece a aquilo que os especialistas não conhecem.

  • Olá Maravilhosos, mais um programa fenomenal e muito informativo.
    2 pontos que gostaria de trazer; o primeiro é que as vezes o digníssmo Átila não cita o nome de alguns estudos que ele destaca, eu não duvido das palavras do mesmo, mas por vezes fico na curiosidade para buscar maiores informações, se possível ele citar nas próximas oportunidades.
    E o segundo ponto, mais para compartilhar uma percepção, não sei se outros ouvintes também sentem essa diferença, mas Átila e Felipe tem um tempo de fala muito diferente, estou acostumado a ouvir o xadrez verbal oficial em velocidade x2, e as vezes me assusta quando o Átila começa a falar, pois ele fala muito mais rápido que o Felipe e Matias juntos kkkk

    Abraços

    • Em geral, todos os estudos que ele menciona podem ser achados no fluxo do Twitter do @oatila.
      Eu mesmo achei o estudo sobre as medidas vs. o impacto na taxa de transmissão que ele citou no podcast.

  • Só uma correção sobre a notícia da Índia. O Durga Puja realmente é pop na região de Bengala, mas Bengala fica no *leste* da Índia. O negócio é que o nome do estado é “Bengala do Oeste”, mas isso não é Oeste do país (é porque Bangladesh (literalmente o “País Bangla”) era o “Bengala do Leste”. Calcutá tá no outro lado do país em relação a Mumbai (a notícia se referia a Mumbai e proximidades, pelo que deu pra entender).

    (By the way, o Átila pronunciou certo “Durga Puja” mesmo xD)

  • Acompanho o trabalho incrível de vocês nessa série sobre coronavírus! Um grande abraço pra vocês e em especial pro Átila, que tem que suportar o maior hate da internet Brasileira.

  • Luis Eduardo Reis da Silva

    Muito bom, ótimo programa!!

  • Vim aqui só para ver os comentários de quem também achava que “Your Love” era do Police, mas sou só eu mesmo. 😦

  • WILLIAM DE OLIVEIRA MENEZ

    Filipe. Você teve uma pequena câimbra mental ao comentar sobre a Índia. Disse que Bengala fica no oeste do país, mas é na parte nordeste. De qualquer maneira, sempre compreensível pequenos deslizes num programa tão completo de informações e de ótimas análises. Novamente, parabéns pelo trabalho seu e do Matias. Abraços.

  • Bengala fica no leste da Índia e não no oeste.

  • ÁTILAAA!!! Melhor, Comendador Átila! Parabéns pelas honrarias! Parabéns pelo livro! Obrigada pelos conhecimentos que nos deu! E eu fico imensamente feliz quando você consegue algo pois eu sinto como se fosse um amigo meu, um brother meu! Eu fico muito orgulhosa!
    Espero que esteja se cuidando (na última live de outubro/2020, vc estava bem acabado, tadinho! T.T) e que vc e sua esposa estejam bem!! Continue bem, com essas risadas boas e com esse bom humor! Contamos com vc!!
    E essas pessoas que ficam te difamando, cara, procura um adv especialista em Direito Digital e pondera se não compensa, depois, em processá-los, pois é um absurdo isso que fazem com vc e é crime o que eles fazem! São vários crimes que eles cometem para com vc! Se fosse o contrário, já estariam te processando.
    Grandes e imensos abraços!!! #JacindaOlhaoAtila

  • Saudações, Filipe, Matias e Átila!
    Sobre o estudo de caso do último episódio, como um complemento deixo de indicação um artigo que saiu na revista Piauí de outubro justamente sobre essa ligação entre a destruição do meio ambiente e o surgimento de novos vírus. Está disponível a todos para leitura no site https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-elefante-negro/

    Um abraço e muito obrigada por sempre entregarem um programa incrível toda semana!

  • Parabéns pelo programa como sempre! Gostaria de destacar que o Matias poderia muito bem encaixar um trocadalho quando o Atila diz “posso fazer um comentário?”, visto que agora ele possui a titulação oficial de comenTador. Piada ruim à parte, gostaria também de pedir um abraço para a minha namorada Carolina, que sempre ouve por tabela os programas “regulares” e os “coronários”. Beijos na mucosa do vosso pulmão esquerdo.

  • Thales Raphael Scarpin

    Olá! Parabéns pelo trabalho. Moro em Oxford, e estou sofrendo para encontrar minha amada que mora na Sicília, comprei um voo para lá e tive que cancelar por causa das restrições aplicadas 2 dias antes da viagem. Para tentar contornar, tentamos outra vez nos encontrar na Alemanha que mudou as restrições 1 dia antes da viagem! Agora estamos sem alternativas! Quem dera pudessemos estar de quarentena juntos! 😦
    Seria possível isso? Um app que detecta se a pessoa está com covid pelo som da tosse forçada com quase 100% de eficácia comprovada em milhares de resultados de confirmacao!
    https://www.embs.org/ojemb/articles/covid-19-artificial-intelligence-diagnosis-using-only-cough-recordings/

  • Enquanto isso aqui na Dinamarca, anunciaram que vão precisar dar um fim nos minks. Parece que eles tem uma mutação do covid-19 que pode ameaçar a eficácia das futuras vacinas. https://www.theguardian.com/environment/2020/nov/04/denmark-announces-cull-of-15-million-mink-over-covid-mutation-fears

    Queria pedir pra vocês mandarem um abraço-com-distanciamento-social pra Regiane e pra Lívia. Mudei aqui pra Copenhagen logo antes de estourar a pandemia e elas se tornaram minhas melhores amigas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.