Xadrez Verbal e Atila Iamarino – Especial Coronavírus #19

Programa de número 19 sobre a pandemia da covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um estudo de caso sobre a pandemia na Nova Zelândia, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Matéria Blitz contra aglomeração provoca reação violenta de banhistas na Bélgica

Matéria Milhares protestam em Berlim contra restrições por covid-19

Matéria Caos em testagem deixa 44 mil viajantes à espera do resultado na Baviera

Música de Encerramento Lemon tree, por Trini Lopez

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 02:10:20 – Estudo de Caso: Nova Zelândia
  • 02:22:05 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

13 Comentários

  • O motivo da vacina se chamar Sputnik V é porque são três satélites, Sigue Sigue Sputnik e agora a vacina. Todas grandes vitórias em suas determinadas áreas.

  • Victor Hugo Cavalcanti

    Eu procurei a noticia da vacina russa em jornais e noticiários russo e todos eles chamam a vacina de “Спутник V” (sputnik vê), tendo em vista que o alfabeto cirílico russo não possui a letra “V” então eles colocaram esse “V” latino mesmo, provavelmente de vacina que em russo é вакцина (vaktsina).

  • Pesquisando por “Спутник V” “V значит” é possível achar algumas páginas dizendo que V significa vacina e uma, da Rádio Sputnik, dizendo que “V significa vitória!”.
    Uma russa que está no Brasil fez um vídeo sobre a vacina. O título do vídeo é “Russa explica o segredo da vacina russa…”, o canal é Olga do Brasil. Ela diz, por exemplo, que os amigos dela na Rússia nem ficaram sabendo da vacina.

  • Pingback: Xadrez Verbal e Atila Iamarino - Especial Coronavírus #19 - coronavírus Blog

  • sempre que preciso sair vou com face shield e máscara, as pessoas me olham assustadas e surpresas, mas permaneço firme e com o Àtila na cabeça e no coração. Amo o podcast de vocês!

  • Gosto muito de ouvir vocês e fico triste quando acaba o programa! Obrigada por nos ajudarem a passar pela quarentena com um pouco mais de sanidade mental. Por favor, mandem beijos para meu namorado que apresentou o programa de vocês pra mim… Ivan Robles.
    Se puderem também confirmar qual o e-mail onde posso escrever pra vocês, eu agradeço!

  • LUCAS DE ARAUJO LIMA TIMO RODRIGUES

    Boa tarde Felipe!
    Meu nome é Lucas Timo Rodrigues, sou médico cirurgião geral de Brasília e queria fazer um pequeno comentário sobre o último programa. Quando o Atila comentava sobre o uso de ozônio no tratamento da covid19 ele mencionou sobre o uso de água oxigenada para limpeza de feridas. O uso de água oxigenada para higiene de ferida já não muito recomendado. Se for usado deve ser usado uma única vez logo após ocorrer o ferimento. O uso não deve ser repetido e nem diário. Pois a molécula livre de oxigênio degrada as fibras de colágeno e mata os fibroblastos (células responsáveis pela cicatrização).
    Não é raro recebermos no hospital paciente com feridas crônicas que estão passando água oxigenada nas feridas achando que estão cuidando bem do ferimento e que, após orientação, suspendem o uso e apresentam rápida melhora. Acho que é uma informação valiosa de se compartilhar pois há uma crença comum de que o peróxido de hidrogênio (a água oxigenada) é boa para nossos ferimentos.

    Muito obrigado pelo bom trabalho que vocês fazem. Sou fã

  • Filipe, ainda estou impressionado: você mencionou Neverwinter Nights algumas vezes no Xadrez Verbal da pandemia, e sequer mencionou que o plot do primeiro jogo é uma pandemia. Você sem dúvida é um aliado do Desther. Shame on you!

  • Krishina Cardoso Prette

    Oi, pessoal. Um pequeno comentário sobre os testes aqui na Bavária (eu moro em Munique, Alemanha): os testes da Covid, pelo menos aqui, só sao obrigatórios para pessoas que retornam de países chamados de “zona de risco” (como a Espanha agora, por exemplo). Pessoas que voltam dos demais países podem fazer o teste gratuito, mas nao sao obrigados.
    E a Bavária ainda nao conseguiu resolver o caos dos testes (eu e o meu namorado voltamos da Itália há duas semanas, fizemos o teste e ainda nao recebemos o resultado).

    Abracos pra vocês, seus lindos e volta Fronteiras!

  • Oi pessoal!
    Apenas gostaria de comentar que cheguei aqui por conta do podcast com o Átila, e agora ouço o xadrez toda semana, logo que sai. Adoro todos vocês, especialmente o Felipe e seus comentários bem humorados.
    Continuem com o ótimo trabalho, seus lindos!

  • Bernardo, de Berlim

    Bom dia, boa tarde ou boa noite filipi com i, matias sem h e atila sem huno,
    entao, como sempre o programa estava muito com e informativo. porém tenho que dar um puxao de orelha em vcs aqui.
    no programa o Átila falou que era necessário ter uma cavalaria com arco e fecha e nem voce nem o matias fizeram quaisquer piadas pelo fato de o Átila estar sugerindo cavalos com arco e flecha???
    além do puxa de orelha, um insite aqui sobre berlim e a pandemia: ninguem parece que está levando isso a serio. já sao frequentes aglomeracoes, pessoas sem mascaras, festas nas quais a policia tem que ir tentar dar uma debandada geral na galera (lembrando que nao há nenhum Átila à cavalo com arco e flecha na mao, aqui em Berlim). No mais, no dia da manifestacao contra o coronavirus eu acidentalmente passei de bicicleta por perto de onde tinha algumas das pessoas que foram lá “manifestar”. Que povo estranho. Após eu ouvir um cara imitando uma ovelha ao me ver de máscara, acelerei o passo e me mandei de lá.

  • Alexsander Aguiar Muzy

    Bom dia, boa tarde, boa noite, meus nobres amigos do Xadrez Verbal Filipe, Matias e Átila venho agradecer pelo programa que estava mais uma vez sensacional, obrigado por nós manter informados e passa um conhecimento tão amplo e bem humorado, acredito que precisamos mais de pessoas como vocês no mundo. Um abraço do ouvinte de Palmas (TO)!!

    OBS… Escuto o programa sempre com minha filhota Luna de 6 meses que sempre rir comigo das piadinhas de vocês.

  • Pablo Jean Rozario

    Olá à todos (independe de horário), Figueiredo, Pinto e Iamarino. Muito obrigado pelas informações, manter nossas pequenas mentes sedentas por informações confiáveis e de procedência.
    Gostaria muito que Átila que me respondesse uma pergunta, que muitos ficam falando em um tal de “tratamento precoce” (preciso dizer que é uso de hidroxicloroquina, ivermectina bla bla…) Queria saber o seguinte:

    “Já foi feito estudos da hidroxicloroquina em fase inicial utilizando método aleatório”,

    eu sei que ja tem estudos que mostraram que o medicamento não é eficaz em nenhum momento, mas nesse caso, tem? Porque é foda, todo dia tem um zé que fala “Ain, não teria morrido tantas pessoas se os tratamentos proceces tivessem sido amplamente usados.
    Vou ser sincero, cada dia que passa desanima mais se cuidar, tomar as precauções e seguir as recomendações, com tanta ignorância que a gente vê por ai, gente que tem o mínimo de cuidado, que espalha mentiras, que são extremamente ignorantes quanto a fatos e ciência (e não querem mudar, as pessoas preferem estar ignorantes), que ficam reclamando “Ain vocês só falam de mortes, falem dos milhões de curados”. Sabe, gente que faz de tudo para encontrar desculpas, alguma justificativa para minimizar, no começo da pandemia era “Ah, mas morre mais gente de dengue do que disso”, agora “ah parece que só morre gente de covid” “ah esses numeros são mentirosos” “é culpa do STF, dos prefeitos” “é culpa da China”. É desanimador, a gente perde fé na humanidade, e se voce vai tentar abrir a mente da pessoa você é chamado de petista, vai pra venezuela, a favor da china, a favor do vírus, pessimista.

    Bom, desculpe pelo texto enorme, mas me abri, me sinto mais aliviado.
    Muito grato pelo progama de vocês, Xadrez Verbal é top, 10/10, abriu muito minha mente nestes ultimos tempos, tanto o especial com o IAMARINO, A., quanto aos programas “normais”, fazendo eu voltar a ter um grande interesse por política e me deu uma compreensão muito maior sobre a mesma.
    Muito obrigado, continuem com estes programas maravilhosos e deliciosos!!
    Beijos nas traqueias e mucosas pulmonares de todos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.