Xadrez Verbal e Atila Iamarino – Especial Coronavírus #18

Programa de número 18 sobre a pandemia da covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um estudo de caso sobre a pandemia em Cuba, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Matéria Cost of preventing next pandemic ‘equal to just 2% of Covid-19 economic damage’, por Damian Carrington

Repertório #07 – Atila Iamarino

Música de encerramento Será Mentira ou Será Verdade?, por Renato e seus Blue Caps

Use o código XADREZVERBAL10 na compra da sua máscara OTO aqui neste link e contribua com a Cruz Vermelha.

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 01:44:25 – Estudo de caso: Cuba
  • 02:08:10 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

20 Comentários

  • Filipe Gonçalves

    Olá amigos!
    Preciso compartilhar essa pérola do Átila aqui. Acho que nem ele lembra que falou isso.

    Em 2013 ou 2014 ele participou de um Scicast sobre Ebola. Esse podcast não está no Spotify, por isso eu imagino que eu tenha sido o único a reparar nisso. Muito antes do nerdcast de 2016 e de uma maneira mais direta, o Átila mostra pq está famoso.

    https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast/scicast-039-ebola/

    Sério, dêem uma ouvida a partir dos 06:35 do podcast.

    Pra quem não pode ouvir:
    É levantada uma pergunta sobre qual vírus pode acabar com a humanidade. Adivinhem qual vírus o Átila cita??
    SARS. E ele ainda fala que a nossa sorte foi que o vírus primeiro debilitava e depois transmitia pq se primeiro transmitisse estaríamos ferrados.

    To comentando aqui pois não quero que essa informação se perca.

    PS: Fico feliz em ver um xará meu fazendo sucesso e acredite, compartilho da sua dor quando te chamam de “Felipe” e corrijo os outros sempre que posso.

  • poroutroladopodcast

    Ouvimos vocês enquanto pinto os cabelos do meu amor a Cris, e fazemos isso com prazer sejam 2 sejam 5 horas mesmo que tenha que continuar lavando a louça e fazendo o almoço! Estamos todos cabeludos e o tempo é uma ilusão mesmo…

    A quebrada latinoamericana ficou pequena no último episódio, é possível fazer um estudo de caso com a Bolívia? Já passou por vários estágios e acho interessante uma lupa nisso.

    Obrigado por mais um episódio e #ObrigadoAtila !


    Julian e Cris

    Ps: O Filipe Gonçalves citou o Átila no SCICast mas ele também apareceu mais de uma vez no Dragões de Garagem, ele é um paladino da divulgação científica antes do Roda Viva 🙂

  • Valquíria Nisgoski

    Por favor, perguntem ao Atila o que fazer se a pessoa é alérgica a deximetasona. Parabéns pelo programa, é a minha referência de informação sobre covid. Agradeço!

  • Bom dia, será que é possível deixarem o link para as fontes das notícias / artigos que são referidos?

  • Só queria agradecer muito por esse boletim informando com seriedade sobre a Covid-19.
    O trabalho que vcs fazem é muito importante, muito obrigada de coração, Matias <3, Filipe ❤ e Atila <3.
    Fiquem bem e força aí tb, abração ❤ ❤ ❤

  • Anderson Rodrigues DaMin

    Fiquei com vergonha alheia de ouvir um rapaz feito como o FILIPE (formado em história, colunista, podcaster, YouTuber e professor…) tendo a ousadia perguntar se o inocente Átila gostaria de ver Cuba lançando uma vacina. Só faltou ele dizer que os ameríndios só comeram carne de panela pela primeira vez depois que chegou Cristóvão Colombo.

  • Sendo a professora chata de Geografia: Cuba é um arquipélago, com milhares de ilhas (se não me engano mais de 4 mil). A principal é a ilha de Cuba, mas não podemos descartar a ilha da Juventude que com seus 80 mil habitantes (números flutuam, por ter um contingente universitário) foi uma das primeiras áreas a fazer reabertura econômica (mantendo uso de máscaras em espaços públicos e ambientes fechados). Além disso, devido ao “caos” de outras regiões do Caribe, a ilha da Juventude deve ser um polo turístico bastante visado após a temporada de furacões (encerra em novembro) pra turismo de aventura.

  • Geralmente ouço o Podcast fresquinho no sábado pela manhã, começando a cozinhar aqui na Alemanha. Primeiro passo pro fim de semana ser feliz e produtivo, sempre! Muito obrigada pelo trabalho, também agradecendo ao nosso querido Atila que já acompanhava antes mesmo dele ficar famoso 😉 Tenho uma pergunta bem específica, mas ao mesmo tempo acho que vai ajudar muita gente que está em dúvida. Chegou num momento em que não dá mais para deixar os velhinhos isolados completamente, alguém tem que ir vê-los, pois mesmo com cuidadores, muitas vezes eles podem estar sendo negligenciados e/ou quiçá até pior, quando não há alguém querido por perto. Tenho um tio muito querido, ativo, Sr Wilson de 98 anos que mora em Ipiabas, Barra do Piraí, na serra do Rio de Janeiro. Moro na Alemanha e não fui comemorar o seu aniversário em abril, por motivos óbvios, naquela época “estavam com medo da Europa” e agora” EU estou com medo do Brasil”, pois o foco mudou bastante. Os parentes mais próximos vão ter que visitá-lo. Existe um protocolo para tal? Não achei nada sobre o assunto, por exemplo, quantos dias antes fazer quarentena, testes, como otimizar estas atividades? Nós dois(eu e meu tio) gostamos muito de Ciência, ele inclusive instalou um dos primeiros painéis de energia solar no Rio, fez tudo sozinho, uma graça, trabalha até hoje na prancheta dele. Pensamos (nós dois) em desenvolver algum tipo de “bolha” para protegê-lo para as visitas, mas como não vou poder confeccionar com ele, acho difícil conseguirmos tal proeza. Mas a minha segunda pergunta é, eu como visita internacional, como devo me proteger e protegê-lo? Há um protocolo pra otimizar esta visita pra principalmente, protegê-lo? Existe alguma diferença significativa que devo tomar das visitas dos locais? Pensei em fazer o teste mais próximo possível do aeroporto possível, nele provavelmente, depois de 7 dias de quarentena total, mais 7 dias de quarentena total no Brasil, teste no Brasil, entrar no carro e ir vê-lo. Tem alguma coisa a mais pra observar? Devo ir só em abril, mas não acredito que haja vacina até lá difundida pra todos, e nem sei se ele vai poder tomar! Me dê uma luz! Muitíssimo obrigada! Amamos o nosso Prof Pardal, nos ajude!

  • Queria deixar minha solidariedade ao Filipe por ele ter feito uma piada e o Átila ter respondido sério, acho que o Filipe não se importa com isso, mas detesto quando acontece comigo, então fica registrada minha solidariedade.

  • Olá pessoal, tudo bem?

    Comecei a escutar o podcast pela presença do Paladino da Quarentena e gostei muito do projeto de vocês, após isso me tornei um viciado no podcast e anseio pelo dia em que ele é publicado.

    Em um programa recente me lembro que o Filipe sofreu um pouco com o termo accountability, e me lembro que na graduação (Administração Pública – UNESP) o estudei bastante, pois era um importante pilar para a melhoria do setor. Sendo assim, com o interesse de ajudar este nobre podcast, deixo aqui uma “descomplicação de conceito” elaborada pelo Centro Acadêmico de Administração Pública “Murilo Rosendo da Silva”, da UNESP Araraquara:

    “Accountability

    Esse conceito não possui uma palavra específica que o traduza, porém pode ser entendido como o ato de se responsabilizar algo.
    No setor público seu emprego busca tornar as ações do Estado mais transparentes, mediante a prestação de conta, fiscalização do gasto público, entre outros.”

    Gostaria de recomendar a página do facebook do centro acadêmico, para quem quiser conhecer outros conceitos similares: https://www.facebook.com/caapaqa

    Um forte abraço sem encostar e parabéns pelo excelente trabalho.

  • Olá pessoal do Xadrez Verbal, a ideia aqui com o meu comentário não é fazer jabá, quero apenas comentar que por influência de vocês e do Átila, eu montei um canal do YouTube e um blog para divulgação de Ciências Farmacêuticas (Professor Gustavo Vidal). Além disso, eu e mais três amigos farmaceuticos montamos recentemente um Podcast (Contém Referências) com o mesmo propósito. Inclusive no episódio dessa semana referenciamos muitos vocês três para falarmos de vacinas. Quero agradecer muito vocês por serem essa fonte de inspiração e, apesar de todos os percalços, divulgam informações com referência e qualidade. Bjos em vossos alvéolos pulmonares!

  • Estive em Cuba ano passado. E o que percebi é que o sistema de saúde para os turistas não é gratuito e não é barato já que é em dólar ou euro. Para entrar no país é necessário ter um seguro saúde.

  • Bom dia, Boa tarde e boa noite a todos do Xadrez Verbal. Em Araraquara um profissional de saúde deu positivo pela segunda vez de Covid. Segue o link.

  • Oi, pessoal. Adorei o Podcast. Alguém que prestou mais atenção poderia comentar aqui o nome exato daquele filme de mistério que eles comentaram? Acho que era “Murder in…” ou similar, estilo aqueles filmes Agatha Christie, mas confesso que na hora não anotei e agora estou com a maior preguiça de re-ouvir tudo só pra achar onde mencionam… alguém pode me dar uma força? Valeu!

  • Olá Filipe e Matias…
    Poderiam, por favor, pedir para o Atila comentar sobre o estudo que diz que a pílula anticoncepcional reduz o risco de gravidade de Covid19?
    Obrigada e Parabéns pelo trabalho!

  • Lamento a campanha de difamação que estão promovendo contra o Átilla.
    Agradeço ao Átilla pois graças a ele aqui em casa tomamos conhecimento do tamanho do problema que viria e pudemos tomar nossas providências.
    Impossível quantificar quantas cidas ajudaram a salvar.
    Parabéns pelo trabalho e força!

  • David Onezio Moraes

    Olá Filipe, Matias, Atila.
    Eu realmente to começando a ficar preocupado com o caso da Argentina, porque eles ainda não conseguiram fazer uma reabertura controla e sem grandes riscos, como aconteceu em boa parte da Europa que se fechou? E agora está conseguindo até sediar com sucesso a Formula 1.
    Será que esse é um problema de regionalidade, ou de hábitos populacionais?
    As coisas estão bem complicadas, infelizmente no Brasil a gente já se acostumou com as mortes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.