Xadrez Verbal e Atila Iamarino – Especial Coronavírus #15

Programa de número 15 sobre a pandemia da covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um novo estudo de caso sobre nossos primos da Lusofonia, como Guiné-bissau, Moçambique e Angola, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Matéria ‘Bolha’ da NBA terá telefone para denúncias e diversão controlada, por Sopan Deb e Scott Cacciola

Música de Encerramento Guiné Bissau, Moçambique e Angola, com Tim Maia

Use o código XADREZVERBAL10 na compra da sua máscara OTO aqui neste link e contribua com a Cruz Vermelha.

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

19 Comentários

  • O Atila realmente estava errado sobre o Corinthians, não são 20, são 21, e isso só do elenco principal (que tem 28 jogadores).

    Fizeram 190 testes (com familiares e outros funcionários), e só de funcionários do Corinthians (sem contar familiares) foram 55 infectados.

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/noticias-corinthians-covid-jogadores.ghtml

  • Vitorio Silvestre

    O Filipe já disse que não gosta de Legião Urbana, mas começou o episódio com versos que lembram a música “Perdidos no Espaço”. Ele é dos caras que diz que odeia Legião, mas não tira do ouvido. 😀
    Segue o trecho da letra que ele plagiou:
    “Vivendo num planeta perdido como nós
    Quem sabe ainda estamos a salvo?
    Ficamos suspensos
    Perdidos no espaço”

  • Melhor cobertura acerca do Coronavírus, sem dúvida!
    Los Hermanos é muito chato mesmo, agora Tim Maia é só amor ❤
    O Filipe "..o programa deve ser curto no dia 26.."
    A duração do programa: 4 HORAS. hehehehe

  • Agostinho Nascimento Pereira

    Houve algum problema com o carregamento do episódio no canal do You Tube?

  • Olá, sou ouvinte recente, parabéns pelos programas! Sobre a recomendação do yoga pelo governo indiano, vi uma análise interessante sobre o contexto político da medida. A prática traz muitos benefícios, sim, mas há também o desafio de não romantizar a Ásia:
    https://www.brasildefato.com.br/2020/06/21/o-que-o-yoga-tem-a-ver-com-o-avanco-da-extrema-direita-na-india

  • O Atila perdeu uma oportunidade de falar sobre método científico quando o Filipe falou nos avanços científicos com a preservação do corpo do Lenin. Poderia ter falado que hipóteses científicas precisam ser testadas antes de novas técnicas de preservação serem aplicadas. Portanto, antes de aplicar essas técnicas no corpo do Lenin, é prudente que elas sejam testadas em outros exemplares.
    Abraços e bons sonhos.

  • PAULO TARSO DE LIMA

    O Djokovic perdeu a chance de batizar o torneio de Corona Open…

  • Vocês criticando Legião Urbana e Los Hermanos… Se criticarem Engenheiros do Hawaii também perderão aqui um ouvinte! KKKKKK Episódio muito bom! Abraço, pessoal!

  • João Vítor Bagattoli Maziero

    Uma breve nota sobre a excelente piada do Atila sobre a CPLP. Existe, na língua portuguesa a palavra “parlar”, possuindo, obviamente a mesma raiz das homólogas de outros idiomas latinos. E tem exatamente o sentido que parece ter. Não retiro o mérito do trocadilho; isso foi só uma nota.

  • Ficou excelente o programa! E o estudo de caso lusófono foi quase um Fronteiras Invisíveis do Coronavírus (teve até ingleses trazendo a novidade)

  • Programa maravilhoso, como sempre!!
    Só uma nota complementando a notícia sobre as carreatas em várias ciudades argentinas: especialmente em Santa Fe e Buenos Aires foram protestos contra o processo de estatização (é assim que se escreve?) da empresa Vicentín, que comentaram no último Xadrez. Mesmo com os protestos e tudo, aparentemente nos próximos días a quarentena vai voltar a ser mais rígida por conta do aumento de casos.
    E para vocês que adoram discutir política e futebol, está tendo uma baita tensão com a volta de treinos dos times a participar da Copa Libertadores porque o presidente da CONMEBOl lançou uma especie de ultimato. Não tem data confirmada nem nada, mas falou que uma vez que se estabeleçam datas e detalhes, não vão deixar de organizar o evento por conta de um ou dois países que não deixem os times treinar. Assim que é isso, o número de casos está crescendo e o povo está falando em redes sociais que é para ir para a rua pedir futebol e abertura de fronteiras.

  • Gostaria de pedir desculpas ao Átila e a vocês Filipe e Matias. Fiz uma brincadeira (no episódio 13 da pandemia) em especial com o Átila, por ele parecer estar bem na quarentena e vi na live com a Cecília Dassi, que isso não é verdade. Tenho dificuldade com a alcunha de herói pois retira a humanidade da pessoa envolvida, mas vocês três prestam um serviço de enorme qualidade e é uma pena que vivamos um país tão bagunçado que recaia sobre vocês a responsabilidade de informar melhor tudo o que estamos passando.
    Parabéns e obrigado

  • Olá Filipe, Matias e Átila. Sobre o uso de máscaras, aqui na Espanha ser mais específico na região de Barcelona, é obrigatório o uso dentro do comércio, já que na rua há pessoas que não a usam, incluso o uso de luvas descartáveis cedidas pela loja. Após o verão veremos como se dará o aumento de casos, abraços e como sempre um podcast de excelente qualidade.

  • Pingback: Notícias de Sofá 004 - Wassef & Queiroz, Ônibus da Morte, e Sufocamentos

  • Daniel Lima de Carvalho Ribeiro

    Faço um pedido, façam um estudo de caso de Paraisópolis!
    Pelo que ouvi parece um pouco com oque ocorreu no Vietnã…

  • Passar p/ elogiar esse trabalho sensacional que vocês estão fazendo com o Atilla, não sou um ouvinte tão antigo, conheci vcs em dezembro de 2019 por meio do nerdcast, mas depois disso não perdi nenhum episódio (acompanho tb o fronteiras e o repertório, porém não com a mesma frequência).

    Definitivamente era uma fonte de informação q estava faltando para mim, sempre gostei de geopolítica, mas confesso que sempre tive dificuldades em fazer o devido link entre o acontecimento atual com fatos históricos e a situação geopolítica na região, e vcs fazem esse link de forma exemplar, sempre com muito conteúdo , contextualização histórica e ligações com outros fatos relevantes que passariam despercebidos por mim. Simplesmente genial. Sem contar que os episódios longos são ótimos para me ajudar na minha faxina semanal =).
    E esses especiais com o Atila são muito importantes para entendermos corretamente a gravidade da situação e quais são as possibilidades de futuro que temos pela frente,

    Por fim, gostaria de sugerir um país para estudos de caso:a Indonésia.
    país com gde população (4ª maior do mundo), com uma densidade populacional relativamente grande , 126 por km2, e mesmo assim está com números bons em relação ao corona, com 11 mortes por milhão de habitantes. Achei bem curioso, e mais ainda q nunca vi nda específico do que está sendo feito lá. è resultado de políticas boas, ou só um sinal de uma testagem falha?

    De qq forma fica os parabéns pelo ótimo trabalho que fazem.

  • Passando só pra pedir:

    1 – Estudo de caso sobre o Canadá;
    2 – Análise sobre o que é considerado “recuperado/curado” em cada país. Vejo que os números variam muito e não vejo muita análise sobre.
    3 – Faroeste Caboclo de música de encerramento. 😀

    Abraço!

    Sidney Alencar

  • Pablo Jean Rozario

    Boa noite MaTias, FIlipe, Átila (vai pra onde?).
    Estou gostando mutio da série especial, compartilhando a ciência para iluminarmos nossas mentes em meio a tantas informações desencontradas e incorretas. Parabéns, ja conhecia o Filipe e o Atila há muito tempo, conheci no Nerdologia.
    E bom, preciso dizer que, vocês deveria fazer a abertura em inglês (risos), seria muito bacana.
    “Good twilight listeners of Central 3,
    This is starting another Verbal Chess […]”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.