Xadrez Verbal e Atila Iamarino – Especial Coronavírus #12

Nova arte para o décimo segundo programa sobre a pandemia do covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um novo estudo de caso sobre a Índia, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se
Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Ansioso pra conferir se o Átila passou pano pras aglomerações promovidas pelas manifestações pela “democracia” e contra o ” racismo”.
Caramba… Nem uma palavra.
Deve ter ficado com medo do Matias.
Ou então o “Ditador” Átila eh bastante seletivo mesmo na hora de criticar aglomerações.
https://www.dw.com/pt-br/su%C3%A9cia-come%C3%A7a-a-questionar-sua-estrat%C3%A9gia-contra-pandemia/a-53667742
Parece que o primeiro ministro da Suécia levantou a bandeira branca pro Atila.
Hoje a ONU anunciou que seguirá com as pesquisas com a cloroquina, porém não falou nada a respeito da investigação sob a pesquisa.
Gostaria que vocês falassem sobre a utilizam e testes que estão ocorrendo com outros medicamentos, como por exemplo, o vermifugo Nitazoxanida.
Por fim, mas não menos importante, gostaria de dizer que amo a Xadrez Verbal, gostaria de parabenizar-los pelo excelente trabalho, me sinto até mais inteligente depois que comecei a acompanhar-los ❤
Gostaria de agradecer ao pessoal do Xadrez Verbal e ao Atila (sem acento rs) pelo belo trabalho sempre desenvolvido e em especial durante a Pandemia, contrariando a “opinião” da maioria para mostrar o que são fatos concretos e demonstrar todos os lados do período que estamos vivendo.
Acredito que isso aconteceu no Brasil e no mundo em um dos piores momentos possíveis e trouxe atona diversos outros problemas que já enfrentávamos, elevando as consequências da pandemia ao quadrado. Me pergunto quando os brasileiros irão perceber que são tempos de mudança e de reinventar-se e não apenas de “reabertura”.
Força para todos nós e continuem com o ótimo trabalho!
Só queria avisar aqui que não é só o estado da Baixa Saxônia, na Alemanha, que tá seguindo esse negócio dos restaurantes. Pelo menos aqui na Renânia-Palatinado e também em Hessen a regra é exatamente a mesma: tu dá o teu endereço e telefone quando senta na mesa, e em alguns lugares eles até te dão a caneta que tu usa pra preencher o formulário pra evitar contaminar os outros com a caneta lol
Pelo menos aqui (na Renânia Palatinado) a gente tem também uma outra regra (não sei se ela rola em outros lugares): só podem sentar na mesma mesa pessoas de no máximo duas casas. Ou seja, eu posso me reunir no máximo com as pessoas com quem eu moro + pessoas de uma outra casa. Mais que isso, os restaurantes não aceitam.
De fato, aliás, importante: pelo menos aqui até onde eu sei isso não é voluntário. É algo imposto. A não ser que tenha mudado; mas até onde eu sei todo mundo *tem* que preencher.
Impressionante o conhecimento do Matias sobre as oil sands! Vivendo no petro-estado albertano eu não fico surpreso com as declarações da ministra de Energia. E nem com Jason Kenney, primeiro-ministro da província, cujas falas são sempre “mal interpretadas”. Sugiro a seguinte leitura, interessantíssima:
https://www.policyalternatives.ca/publications/monitor/extractive-populism-and-future-canada
Olá tudo bem? Sou fã a muito tempo do programa e tenho gostado muito do acompanhamento que vocês estão fazendo sobre o Coronavirus, só tem um detalhe muito incómodo e estranho, por que vocês até hoje não citaram o caso de Taiwan? Melhor país do mundo na batalha contra o Coronavirus. Mais de 40 milhões de habitantes e tem menos de mil casos de infecção e menos de 10 mortes. Acho um completo falta de desserviço a população esconder essas informações,muito pelo contrário deverião exaltar isso em todo o programa. Isso me lembra de uma entrevista de uma repórter de Hong Kong teve por vídeo com o diretor da OMS e em diversas oportunidades ela pergunta a ele sobre oque ele acha do que Taiwan tem feito sobre a pandemia, por que a OMS não aceita Taiwan como menbro da OMS e em todas as vezes ele se esquiva de responder e chega ao cúmulo de desligar a vídeo chamada. A atitude de vocês me lembram isso. Eu não acredito mas qualquer poderia pensar que é por medo da China, como é suspeito que seja o caso da OMS isolar Taiwan. É o caso de vocês também?
Façam um estudo de caso sobre tawian também por favor. Eles merecem e são exemplo pra todo mundo e não a China que um país que não deixa a doença que nasceu lá ser estudada exaustivamente como deveria deixar. Não é exemplo pra ninguém. Muito Obrigado, peço desculpa por ser duro nas palavras, mas sou um fã de vocês e tenho me decepcionado como essa negligencia propósital de vocês aparentemente.
Esqueceram de fazer a conexão citação absurda da ministra de energia de Alberta com a do Ministro Salles. E a comparação feita de vocês entre a população brasileira e de um país africano (me fugiu da memória) é uma falsa dicotomia. O Brasil tem 5 vezes mais habitantes, mas 80% da população brasileira vive em menos de 1% do território nacional. O Brasil é enorme é fato. Mas a população vive espremida em 1% desse território.
Muito bom o trabalho de vocês!!! Acho mais que necessário esse podcast especial que estão fazendo com o Atila (sem acento, rsrsrs).
Eu gostaria de perguntar ao Atila se é possível que a “tal segunda onda” da covid comece na América, tendo em vista que os 03 mais populosos países, EUA, México e Brasil estão lidando muito mal com a contenção da doença.
Continuem com o trabalho de vocês, ta bom demais!!!
Faz um estudo de caso sobre a gestão da pandemia em Cuba.
Ancioso para ver o Atila se justificando sobre o fato da OMS declarar que assintomaticos não tem potencial de infectar outras pessoas.
Lembrando que, embora o nome desse Átila não incorpore o acento gráfico prescrito pela ortografia portuguesa, não deve ser, por sua aparente estrutura corpórea, alguém desprovido da qualidade homófona: o assento, que não é monopólio da preferência dos homens brasileiros, mas também muito apreciado pelas mulheres!
Parabéns pelo trabalho, pessoal!
Sou apaixonado pelo trabalho do Filipe e do Matias no Fronteiras Invisíveis, mas o Átila tem me ajudado muito no meu trabalho! Sou médico e os trabalhos indicados pelo Átila tem um forte grau de evidência e, na medida do possível, tem ajudado na tomada de várias decisões. Tem alguma referência sobre a análise do trabalho sobre a cloroquina que acabou gerando toda esta confusão na OMS? Só encontrei a carta do NEJM.