Xadrez Verbal Podcast #178 – Oriente Médio, Brexit e Bolsonaro nos EUA

Óia o acordo do Brexit! É mentira! Mais um acordo entre o governo de Theresa May e a União Europeia, mais uma rejeição no Parlamento, mais uma vez o Parlamento não querendo assumir nada, mais uma vez a bomba ficando no colo da May, mais uma vez incógnitas e saída de empresas do Reino Unido, mais uma vez a gente explicando tudo isso, mais uma vez aproveitando para girar pela Europa.

Passamos pelo Brasil, com os preparativos e as expectativas da visita de Bolsonaro aos EUA na semana que vem. O que pode ser discutido, os possíveis resultados, além de um giro pelos rumos do Itamaraty e pela América Latina. Voltamos ao Oriente Médio, explicando tudo que você precisa saber sobre as relações entre Irã e Iraque e sobre o novo governo na Argélia. Além disso tudo nós giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Filme 22 de julho

Filme O Fotógrafo de Mauthausen

Curta Carolina (sobre Carolina Maria de Jesus)

Livro Sertão-mar: Glauber Rocha e a Estética da Fome, de Ismael Xavier

Música de Encerramento Amor Prohibido, de Selena

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:10:17 – Giro de Notícias #1
  • 00:28:15 – Coluna Aberta: Oriente Médio
  • 01:07:00 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:13:10 – Match: Notícias Panamericanas
  • 02:19:00 – Xeque: Mais um capítulo dessa novela sem graça chamada “Brexit”
  • 03:00:55 – Giro de Notícias #2
  • 03:23:15 – Peões da Semana
  • 03:24:47 – Sétimo Selo
  • 03:28:41 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

47 Comentários

  • Luís André Gomes

    Salve pessoal!

    Teclo de Maringá, interiorrrrrr do Paraná, sempre escutando o Xadrez Verbal junto com a namorada, Maria Carolina, ambos pegando CINCO HORAS DE ESTRADA para São José do Rio Preto (SP) para visitar os pais dela…

    Que dureza!

    No trecho de volta (VINDO EMBORA) já estou bem mais ALEGRE, então escutamos um Nerdcast e aceito até um funk proibidão, que ela adora.

    Brincadeiras à parte, mandem uma saudação para os sogros Inês e Lúcio!

    Um abraço e parabéns pela sempre altíssima qualidade do podcast!

  • Olá Filipe e Matias!

    Assisti recentemente o documentário Duas Catalunhas daquele serviço de streaming e fiquei mais confuso doãoque estava antes de decidir assistir. Se a pessoa não tem uma boa base sobre as questões e atores envolvidos antes de ver menos ainda terá depois. Por isso queria saber se tem (e qual é) episódio sobre a a questão Catalã. Sou novato por aqui e por isso não sei bem como estava o podcast no calor dos fatos.
    Queria também que mandassem um abraço especial o meu amigo João Kaio, fã do podcast e quem me sugeriu escutá-los e também para a galera do curso de História da UFCG de Cajazeiras – PB, pois sei que muitos escutam o programa.

    Abraços fraternos!

  • Alexis Petri Costa

    A brincadeira aqui é que esse esquema de suborno para acesso a essas universidades é para quem tem dinheiro o suficiente p fazer doações de milhões de dolares para as universidades, mas é mesquinho demais pra fazer doações de milhões de dolares para universidades.

    • Alexis Petri Costa

      Brincadeiras a parte, abre espaço para uma discussão muito maior sobre a forma com que os alunos são selecionados, o custo que educação superior representa para os americanos, e a composição do financiamento das universidades americanas. Recomendo um artigo da The Economist que saiu, se não me engano, em 2010 (nesse instante eu não vou conseguir procurar no google), que endereça todas essas questões.

  • Henrique Molletta Juliatto

    Alô Matias e Filipe!

    Sou ouvinte de vocês a aproximadamente dois meses mas só agora consegui escutar o podcast em dia com o lançamento! Comecei a escutar tanto o Xadrez Verbal quanto o Fronteiras pelas recomendações do meu amigo João Perelló, formado em História aqui pela PUCPR e que fez um TCC muito bacana sobre a relação das músicas da banda Sabaton e a história.

    Sou de São José dos Pinhais, faço Física na UFPR e é bacana poder me atualizar dos acontecimentos no mundo enquanto me desloco pro serviço ou para a faculdade. Queria parabenizar vocês pelo excelente trabalho de não só informar, mas de transformar um podcast tão longo em algo nada cansativo de ouvir.

    Além disso gostaria de comentar que invejo mortalmente o Matias e sua incrível capacidade de memorizar nomes e datas!

    Aquele abraço forte,

    Henrique Molletta Juliatto

  • Aos coleguinhas que por ventura tenham interesse na história do 14° Dalai Lama, em 2015 foi lançado um mangá (!) sobre a biografia do líder espiritual, contando desde o processo da reencarnação, da procura e a treta com a China no século XX. A autoria do mangá é de Tetsu Saiwai e foi lançado no Brasil em 2015 pela Tambor Digital em parceria com a Case Editorial. Junto com o 14° Dalai Lama, as empresas citadas também lançaram uma biografia do Gandhi também em mangá, ambos são bem legais e fáceis de ler, além de serem bem baratos (menos de 12 reais cada).

  • Grande Matias e Felipi!

    Sou mineiro e estudante de mestrado em Engenharia Civil na UTFPR em Pato Branco/PR. Ouço vocês desde 2016 sempre que vou caminhar ou lavar louça. Vocês são fera!

    No início do ano, junto do meu irmão, minha namorada e meu sogro, fomos visitar a cidade da Lapa/PR, que possui uma importância muito grande na Revolução Federalista. Até conhecer a cidade, eu não conhecia a história da Revolução. Fiquei espantado com a quantidade de memoriais, monumentos e museus na cidade, e todos muito bem preservados. A Casa Lacerda, que é museu nacional, não pude visitar pois estava passando por reforma. Gostaria que você em algum momento comentasse um pouco desse evento e seu contexto histórico.

    Fomos conhecer também o exército, 15º Grupo de Artilharia de Campanha, onde meu sogro serviu por 5 anos a mais de 30 anos atrás.

    Meu sogro e minha namorada são de São Mateus do Sul/PR. Meu sogro é neto de imigrantes poloneses e a mãe dele foi alfabetizada em polonês, mas obrigada a aprender o que ela chama de brasileiro quando tinha 12 anos e teve de ir pra escola. Ela diz que se a polícia pegassem as pessoas falando polonês, elas eram repreendidas e podiam parar presas. Os seus pais ganharam terras em São Mateus do Sul/PR no final do século XIX, onde moravam em uma comunidade com imigrantes poloneses. Uma curiosidade é que meu sogro aprendeu o polonês em casa, quando era criança com seus pais e em 2010, quando foi para a Polônia, teve muita dificuldade de se expressar, pois o seu polonês é um polonês arcaico, não passou pelas mudanças naturais que ocorreram naquele país (além de não conhecer palavras como televisão, rádio, etc). É incrível ver esse outro lado do nosso país, da nossa cultura. Se à 80 ou 90 anos atrás o governo repreendia essas outras culturas, hoje nós temos que mostrar e reforçar essa nossa diversidade cultural, como acontece todo mês de agosto em São Mateus do Sul, com o chamado Tradycje Polskie.

    No mais, um grande abraço!

  • Olá pessoal,

    Pelo que eu entendi sobre as medidas do Reino Unido em caso de hard brexit, não seria exatamente o tesouro cobrindo as tarifas que vão ser retiradas. Na verdade são tarifas que hoje não existem por conta da união alfandegária com a UE, que em tese deveriam ser cobradas com o fim da União, mas que em um primeiro momento o Reino Unido vai abrir mão. Não é mais ou menos isso?
    Se for, aí é mais uma acochambração do brexit, uma vez que o Reino Unido sai mas fica quase tudo como está, do que de fato um subsídio por parte do Estado.

    Abraços e parabéns pelo trabalho!

  • Guilherme Zacarias

    Por um acaso trombei com a série “Patriot Act with Hasan Minhaj” uma série a là John Oliver naquela rede de streaming (Netlfix) e o episódio disponibilizado dia 17/03 no YouTube cobrindo as eleições Indianas:

  • Por curiosidade, gostaria de saber para qual embaixada brasileira o Filipe e o Matias gostariam de ir se eles pudessem escolher qualquer uma… Obrigado pelos podcasts, os programas são ótimos!!

  • Sobre o massacre na Nova Zelândia, pra quem gosta de relacionar política com esporte:
    Tem um time neozelandês de Rugby (una franquia) que tem o nome de Crusaders.

    Depois do massacre já saiu na imprensa que eles pensam em mudar de nome.

  • Só um detalhe
    O matias falou que o beto o’rourke tinha concorrido ao governo do Texas, mas na verdade ele concorreu ao senado.Parece meio irrelevante, mas muda muito:o alto percentual de votos do Beto foi em grande parte pela reputação queimada que o Ted cruz ficou depois do fracasso (e das surras argumentativas) de 2016.Por isso, ele tava muito impopular.Se o Beto tivesse concorrido ao governo, ele teria ido muito pior, tanto é que a diferença na eleição de governador foi de 13.3%, e na do senado foi de apenas 2.6%.

  • Olá pessoal!

    O shutdown nos EUA pode ser um dos fatores contribuintes para o acidente da Ethiopian! Explicando resumidamente: após o acidente com o Boeing 737MAX na Indonésia, a Boeing desenvolveu uma atualização do software que está relacionado com ambos os acidentes, porém, devido ao shutdown a aprovação da atualização por parte do governo americano foi atrasada. Lembrando que as causas dos acidentes ainda não foram definidas, só após os relatórios finais serão esclarecidas!

    Para quem quiser ler mais sobre o assunto seguem alguns links:

    Sobre a relação shutdown e o acidente:
    https://www.businessinsider.com/boeing-ethiopian-crash-government-shutdown-delayed-plane-software-fix-2019-3

    Informações sobre os acidentes da Ethiopian e Lionair:
    http://avherald.com/h?article=4c534c4a&opt=0
    http://avherald.com/h?article=4bf90724/0009&opt=0

    Abraços!

    Matheus

  • Filipe, seu rage sobre a estação não estar dentro do próprio aeroporto deve se voltar para o GF da época da concessão e também a concessionária GruAIPORT, pois era sim pra ter uma estação dentro do aeroporto, mas o GF o concedeu sem essa obrigação e a concessionária alegou que o espaço onde a estação seria construida deveria virar um shopping. Desde a inauguração do aeroporto havia um espaço reservadinho pra essa estação (há foto da placa inclusive, mas não consegui encontrar). Agora no momento atual a concessionária não vai bem das pernas e enrola pra construir um people mover entre a estação e os terminais de embarque, enquanto isso o João Acelerador® sugere uma passarela de 1,2km entre a estação e os terminais. Já que o projeto original foi totalmente desprezado, a CPTM agora planeja levar a linha ao norte do sítio aeroportuário, até Bonsucesso, atendendo a esta região adensada de Guarulhos, inclusive respeitando um futuro piscinão e uma possível terceira pista ao norte do aeroporto atual e também dessa via.

    Agora, o aeroporto de Congonhas sim terá um acesso direto de dentro de sua área para a futura estação adjacente, que está prometida para pelo menos 2020, e é importante ressaltar que o ramal inteiro (Linha 17 Ouro Est. São Paulo Morumbi – dividindo-se em ramal para Estação Jabaquara ao sul e Estação São Judas ao norte.) para a copa de 2014, a essa altura do campeonato, até a empresa fabricante do material rodante já pulou fora (já havia até produzido uma unidade), e salvo engano uma chinesa entrou no lugar. Sim, estamos falando da mesma linha cuja qual uma viga esmagou um operário justamente em frente do aeroporto de Congonhas.

    Manda um abraço pra minha namorada Sabrina naquela voz que ninguém resiste.
    Essas infos acima eu devo aos foristas do SkyScraperCity brasileiro (https://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=157402436 – Linha 13 Jade / https://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=157418394 – Linha 17 Ouro), um abraço pra eles também. Guaianases é o poder.

  • Igor Coura de Mendonça

    Um assunto off-topic do podcast dessa semana, mas que poderia ser incrível tanto para os dois da equipe como para alguns leitores que tenham momentos históricos (especialmente conflitos) para contar. O canal de Youtube Vox está produzindo uma série sobre evento históricos com pouca repercussão, mas que mereceriam sim destaque. Veja o anúncio deles:

    <>

    É preciso preencher um formulário no Google: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfMPcO4jSUd20Nf4taZCQD16MWLX5J5Xj-WpQ8hV7oc4uoclA/viewform

    Falowz!

  • Para ilustrar bem essa saga do Brexit:
    A Ministra da França para Assuntos Europeus, Nathalie Loiseau, chama o gato dela de Brexit, porque ele “Fica miando alto para sair, mas fica parado quando abrem a porta”

    https://www.independent.co.uk/news/world/europe/brexit-france-theresa-may-deal-nathalie-loiseau-cat-a8828026.html

  • Daniel Maciel - Sul de Minas Gerais

    Sobre Alcântara, acabou de sair que o controle dos equipamentos será gerido pelos brasileiros.
    Ainda sobre soberania nacional, o quê vocês podem comentar sobre o acordo entre a justiça brasileira e a justiça americana prevendo um fundo gerido pelo MPF e, CONTRAPARTIDA, a Petrobrás ficaria obrigada a liberar relatórios e informações aos EUA. Confere? Tais relatórios não seriam consideradas segredo industrial/comercial?
    Mais fácil que espionagem, grampos presidenciais…?
    Mais fácil que tirar doce de criança?

  • Rafael Sales Goncalves

    Só comento aqui quando o celular está quebrado, devido ouvir pelo agregador, e como não tenho muito cuidado com o dispositivo e o quebrei novamente. Estou aqui para deixar aquele abraço à vocês, pois reparei que nos comentários antigos nunca o fiz. Qualidade dos programas e dos textos é indiscutível.

  • Marcus Vinícius Félix

    Olá Filipe e Matias!
    Olha, rato eu não sei, mas CASSACO causa apagão sim! Essa notícia quentinha não me deixa mentir: https://www.tnh1.com.br/amp/nid/apagao-em-maceio-foi-causado-por-cassaco-diz-equatorial-energia/

    Eu amo meu país Alagoas hahaahahha abraço desde Arapiraca!

  • Felipe Peters Berchielli

    Filipe Matias, salve!

    Muita gente tem argumentado que a liberação dos vistos de cidadãos canadenses, americanos e japoneses no Brasil faz sentido pois teoricamente aumenta o turismo, não sou especialista e não sei dizer se o ganho turistico compensaria a perda politica de barganha. A quem defende essa medida costumo fazer uma analogia com a UE, na Europa somos liberados de visto e eles vice versa, acordo firmado em 2012(muita gente diz que voltou agora mas isso não procede, como voce mesmo comentou neste programa) , se repentinamente a Europa decidir cancelar esse acordo, me pergunto baseado nos mesmos principios de economia e turismo, se o presidente liberaria europeus da obrigatoriedade do visto no Brasil.

    Um abraço para voces!

  • Uma notícia interessante: um refugiado, morador de rua em New York City, Tanitoluwa Adewumi, 8 anos; tornou-se campeão estadual de xadrez. Ele mora num abrigo comunitário e aprendeu a jogar há um ano, ele que é refugiado nigeriano.
    Notícia no G1

    • Ainda com notícias pequenas, porém curiosas.
      Um político italiano na Liga Nord, Massimiliano Fedriga, que é abertamente antivacinas (ele classificou o projeto de vacinação obrigatória de Stalinista), foi internado com Varicela (catapora).
      Sem mais, a piada é essa.

  • Alex Julio Barbosa

    Saudações Filipe e Matias. Sou da cidade de Apucarana (PR),professor de Filosofia (área na qual sou formado) e atualmente faço mestrado em História Política na Universidade Estadual de Maringá. Escuto os podcasts há algum tempo (tanto o Xadrez Verbal como o Fronteiras Invisíveis). Acabei adquirindo o gosto por isso,tanto que passei a escutar cada vez mais podcasts produzidos no Brasil. Quero agradecer,sobretudo,por somarem em minha vida e por terem ajudado (também através do canal de Youtube) no ingresso no mestrado que atualmente faço e,ainda mais,por me auxiliarem em uma reflexão teórica sobre as relações de poder,a qual pretendo um dia escrever.
    Meu muito obrigado e,aproveitando o ensejo,mandem um abraço para minha namorado Camila,doutorando em Filosofia na Universidade Estadual de Londrina,que tem ouvido e gostado do Xadrez Verbal.

    P.S.: observando superficialmente a atuação do governo brasileiro na visita aos Estados Unidos não pude deixar de lembrar de uma infame comparação com um parecer técnico realizado por uma certa prefeitura de Goiás: a parceria Caracu,onde aqui os Estados Unidos entrariam com a cara e nós com o restante.

    Link da notícia: https://oglobo.globo.com/brasil/parecer-tecnico-de-prefeitura-em-goias-chama-de-caracu-proposta-de-obra-22670193+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    Abraços desde o Paraná.

  • Saudações meus fados!

    Dúvida: se as eleições na Venezuela aconteceram em 2018, Maduro obviamente só tomou posso em 2019, pq só começou a balbúrdia depois da cerimonia de posse? Pq essa discussão da oposição não veio antes? (alerta de dúvida da conspiração) Pode ser que os opositores estivessem articulando o apoio dos demais países?

    Forte abraços pra Filipe e Matias!

  • Saudações pessoas.
    Gostaria de uma informação.
    No programa, o Filipe Figueiredo, citou que Aécio Neves faz parte da comitiva presidencial que visitou os EUA.
    Qual a fonte dessa informação?

    • Anderson Nascimento Guilherme

      Não citou que ele faz parte da comitiva.
      Falou que ele faz parte da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.
      Eu também fiquei confuso no início, aí voltei o podcast e entendi…

  • Great podcast.
    One of my coworkers from the Consulate where we work has introduced me to it, and now we are a group of people discussing topics from your weekly podcasts.
    Some very interesting discussions have occurred, I must say.
    It also helps me to practice my Portuguese…
    If you could send a shout out to my colleague, I am sure she would love it, her name is Julia.
    ps: Love the soundtrack of the podcast! Great tracks.

  • Ai eu postei o comment no podcast errado. Vou reproduzir aqui.
    Oi, meninos. Eu adoro vocês, se der mandem um beijo na orelha do meu namorado João (Juba) que tô convencendo a ouvir o podcast semanalmente, como eu faço. Eu queria fazer um pedido pro próximo podcast: por favor deem atenção a essa tal de OCDE porque ainda tô pra entender a relevância de se entrar pra esse grupo dos ricos… me soa mais como um preciosismo desse ocidentalismo alucinante do que algo realmente importante pra economia. Obrigada, beijos!!!

  • A bomba do Brexit vai explodir, não dá mais tempo de jogar para mais ninguém. A única coisa que a Theresa May pode fazer é abraçar o mais forte possível essa granada para que o partido conservador talvez sobreviva.

  • É meio perigoso essa turnê da Joss Stone, ela pode causar alguns incidentes internacionais.
    Se ele fizer um show em Taiwan ou no Tibet, ela estaria reconhecendo essas regiões como países e assim batendo de frente com a China?
    Se ela fizer um show na Palestina, como o governo de Israel vai reagir?
    Ela pode virar uma ativista internacional e fazer um show no Curdistão.
    Também pode ser considerada uma terrorista se fizer um show no auto entitulado “estado” islâmico.
    Complicado.

  • Caros Filipe e Matias,

    Vivo em viagens de negócio constantes Brasil-China e, como prometido em um comentário antigo, acabo de enviar por correio uma pequena coleção de snacks chineses paradigmáticos: partes estranhas de criaturas incomuns, curtidas em temperos alienígenas ao nosso paladar, apimentadas de forma praticamente hostil e fabricadas em escalas industriais inimagináves. Comer essas coisas passa uma boa indicação da distância cultural entre a China e as não-Chinas – e do perigo do choque de civilizações que se aproxima.

    Aproveito para reforçar a dica do Sinica, um grande podcast sobre assuntos atuais chineses, e mandar um salve para minha noiva 黄旋, para o Bruno de Florianópolis (que me apresentou o Xadrez Verbal) e para o bom povo de Sumaré-SP!

    Abraços,

  • Hola Felipe e Matias! Vocês me fizeram companhia durante meu vôo para Buenos Aires na madrugada do dia 20. Tenho extrema dificuldade para dormir em avião então foi ótimo ter um programa para preencher o tempo. É minha primeira vez na capital argentina, vim para um evento de cinema de animação chamado Our Fest no qual tem acontecido o 1o. Encontro de Animadoras Latinoamericanas. Estou bastante empolgada e achei legal comentar a título de curiosidade. Vai que tem mais animadorxs ou profissionais da área ouvindo o Xadrez. 🙂 Sobre a ladainha do Brexit, em outro programa vcs comentaram sobre a possibilidade de um novo referendo. Sob quais condições isso seria possível, tendo em vista o deadline do dia 29? Abraços!

    • ” Vai que tem mais animadorxs ou profissionais da área ouvindo o Xadrez” : Tem sim Pam! Rs

    • Rosana van der Meer

      Tem sim! Se o plano for fácil, ouço xadrez verbal até animando!
      Queria ter ido no ourfest, mas o orçamento não permitiu. Acompanhei a distância, e pelo visto foi incrível! 😊😘

      Ah, por acaso vc trabalha com a Camila Rumpf?

  • fabiano nascimento

    Ola Srs, sou ouvinte novo por aqui, me tornei assiduo nos ultimos 2 meses e tenho gostado bastante. Estou maratonando o fronteiras invisiveis do futebol tbm, alem de tentar convencer meu namorado luciano a ouvir comigo. Matias que alegria em saber que eu nao sou o unico que lembra do filme “admiradora secreta” (hahahahha)
    obrigado pelo otimo programa/serviço quem têm feito.
    um abraço
    Fabiano Nascimento

  • Fala galera!

    Com relação ao visto eletrônico que a Europa está impondo aos cidadãos americanos, vale lembrar que isto também se deve ao fato de que há anos os EUA obrigam qualquer Europeu a fazer o mesmo quando viaja para a terra do Tio Sam. O cidadão europeu que venha de um país que faz parte do Programa de Isenção de Visto americano (Visa Waiver Program) deve preencher o Eletronic System for Travel Authorization (ESTA) e pagar a taxa de 14 trumps. O ESTA é normalmente válido por 2 anos sendo que o turista pode ficar um máximo de 90 dias consecutivos no país.
    Essa foi uma medida adotada a partir de 2007 como consequência das discussões internas dos EUA sobre vistos para turistas após o atentado de 11 de setembro de 2001.
    Lembrando ainda que esse programa não é praticado pelos EUA apenas com relação aos países europeus, mas também com alguns outros para os quais oa EUA não exisgem vistos formais, como por exemplo Japão, Coréia do Sul e até mesmo nosso vizinho Chile.
    Quem tem inclusive um programa parecido com este também é a Austrália para uma lista de países bastante parecida com a lista americana.

    Um abraço gélido das terras vikings Suecas!!

    ps.: Ainda aguardando um fronteiras sobre os nórdicos

  • fala filipe e matias!! aqui é luiz do rio de janeiro!!
    poxa meus parabens e muito obrigado pelos programas que vcs fazem!! Acho que são uma oportunidade maravilhosa de adquirir conhecimento enquanto dirijo voltando pra casa do trabalho. Os engarrafamentos na avenida brasil nem me estressam mais!!! um abraço pra vcs e mandem um abraço para os meus amigos da barizon, em especial Aladin, Montanha e Comédia que são meus companheiros de discussão dos assuntos dos programas. E um beijo pra minha esposa cris que volta ouvindo comigo todo dia! E vc tem razão Filipe. Doce de leite Conaprole é o melhor!!
    Saudaçoes

  • Notícia boa para lembrar a todos que não importa se vc é um FDP alemão, um coxinha brasileiro ou um Lega Norde italiano, TEM QUE TOMAR A VACINA P…ARCEIRO
    https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/03/19/politico-antivacinas-da-extrema-direita-italiana-e-internado-com-catapora.ghtml

  • Fala Filipe, Fala Matias!

    Gostaria de parabenizar o Xadrez Verbal. Conheci a página ano passado, através do amigo Fernando Moura aqui de Recife (manda um salve pra ele, por favor) e o podcast tem me ajudado/ensinado muito, como professor e como curioso hahaha. Além, claro, de me ajudar (como tem ajudado muitos ouvintes pelo que vejo nos relatos) a enfrentar o trânsito diário recifense. Vocês deveriam ganhar um Nobel do Trânsito brasileiro, por ajudar tanta gente com esse momento outrora estressante. Tem dias que torço para ficar mais tempo no congestionamento e ouvir mais hahaha. Como historiador, fico muito admirado com o trabalho desenvolvido tanto aqui quanto no Nerdologia (que conheci por causa daqui). Eu era meio desligado desses canais, agora estou viciado. Aproveito para divulgar o 30º Simpósio Nacional de História da ANPUH, que este ano, ocorrerá no Recife no mês de julho (venham simbora! hahaha). Haverá um Simpósio sobre Política Externa e Relações Internacionais, coordenado pelos professores Rodrigo Perla Martins e Américo Alves de Lyra Júnior, entre outras tantas atividades. Abração! E salve, salve!!!

  • Oi Felipe e matias, comecei a ouvir seu podcast semana passada e já escutei 5 episódios e estou no sexto, sinceramente apaixonado. quero saber se eventualmente vocês podem comentar sobre o acordo assinado em São Luís entre os estados nordestinos…
    Grande abraço, já recomendei para 3 amigos, meus professores de história, sociologia e redação. também para o meu pai, que é professor de geografia mas tem um amor pela geopolítica

  • Olá, Filipe e Matias,
    Sou ouvinte assídua há bastante tempo, aluna do Filipe em cursos nas internets e fiquei feliz que vocês citaram o Glauber Rocha. Sou nascida e criada em Vitória da Conquista-BA, cidade natal do cineasta, e por aqui está acontecendo desde o dia 14/03, a data de nascimento, até o dia 24/03 um evento comemorativo bastante interessante com exibição de filmes, debates, apresentações teatrais e musicais.
    Gostei também de o Matias ter lembrado da Selena. Só gostaria de precisar que ela foi morta pela não por um ex-sócio, mas pela sócia, administradora financeira da sua linha de roupas e presidente de seu fã-clube, Yolanda Saldívar, a quem Selena considerava uma irmã.
    Grande abraço!

  • Filipe a um erro no nome do arquivo do fronteiras camarões, eles está como
    “Fronteiras_75*_Camaroes.mp3” mas o correto não seria “Fronteiras_74*_Camaroes.mp3”!??

  • Fala Felipe e Matias. Aqui é Guilherme, desenvolvedor de softwares. Nasci em BH e moro em Campinas.

    Fico meio que com crise de abstinência quando vocês inventam de não postar programa alguma semana. Gosto muito de xadrez e mais ainda que a temática do podcasts de vocês é esse maravilhoso jogo de tabuleiro.

    Tenho uma sugestão para um peão promovido para o próximo programa:

    Tanitoluwa Adewumi, que é um refugiado nigeriano, de 8 anos que venceu com 5,5 de 6 pontos a sua categoria no campeonato estadual de xadrez em New York.
    Ele estava morando com sua família, sem dinheiro, em um abrigo para sem-teto. Depois da sua vitória, fizeram uma vaquinha na internet pra comprar uma casa pra sua família, e arrecadou 200 mil doletas (https://www.gofundme.com/f/just-tani).

    Link original da divulgação do jogo e resultado no campeonato: https://new.uschess.org/news/2019-nys-scholastic-championship/
    Vídeo de um canal que sigo com análise de um pedaço de uma partida do Tani: https://www.youtube.com/watch?v=i3QMrf-Rfeo

    Um abraço de um cara que vos admira, tolera, ouve, compartilha, …

  • Olá Felipe e Matias.
    Não tenho nada especifico sobre o programa para comentar mas gostaria de agradecer por esse podcast maravilhoso, vocês são sempre meus companheiros durante os trabalhos de sábado, sou arquiteta e viciada em podcast. Eu acompanho vocês a muito tempo, quem me apresentou o Xadrez Verbal (em 2016, eu acho) foi meu namorado, por isso, gostaria de pedir que vocês deem um puxão de orelha no meu namorado Guilherme pois ele está muitos programas atrasados, sendo assim, não tenho com quem comentar os acontecimentos mundiais.
    Obrigada pelas aulas de história (no Fronteiras) e pelas de política internacional aqui.
    Grande beijo, qualquer dia mando um doce de leite de Minas para vocês!

  • JACKSON VIZA SIQUEIRA

    Comecei a escutar o xadrez recente, me cativou. A expectativa da análise da visita do Bolsonaro, após as conjecturas do que seria no programa da semana passada, estão altas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.