Fronteiras Invisíveis do Futebol #75 – Jamaica

Fomos ao Caribe, infelizmente, apenas nas palavras. Falamos um pouco da História de um dos primeiros territórios com presença europeia no continente americano. Dos espanhóis aos britânicos, que usaram a escravidão de africanos em larga escala, com legados até hoje. E você sabia que algumas palavras que você usa vêm de lá?

Falamos dos piratas, da progressiva emancipação jamaicana, dos movimentos negros e trabalhistas, que culminaram na independência em 1962. E, claro, tudo isso temperado pelo futebol, que não é o primeiro, nem o segundo, esporte mais popular do país, embora a ilha seja um celeiro de craques, que você conhece vestindo a camisa da seleção inglesa. Então dê play com todos aqueles clichês sobre reggae, paz e Bob Marley!

Referências no programa

Em breve

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinatura

Filipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

10 Comentários

  • Excelente programa. Aproveito para salientar uma figura importantíssima, o teórico cultural Stuart Hall, Jamaicano de Kingston, foi um dos responsáveis pelo centro de estudos culturais de Birminghan e outras universidades britânicas. É um dos pais dos Estudos culturais e pós-coloniais na contemporaneidade, sendo que seu livro, “A Identidade Cultural na pós-modernidade”, é referência para discutir a questão das culturas metropolitanas e as periféricas.

  • Victor Domingues Ventura Pires

    Olá Filipe, olá Matias
    Sou aluno do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Ritter dos Reis em Porto Alegre.
    Preciso admitir que no toda vez que vocês falavam do Fronteiras no Xadrez eu torcia o nariz por causa do futebol, contudo, após ouvir o Fronteiras sobre o as possessões ultramarinas francesas venci qualquer preconceito e escuto direto today as edições.
    Parabéns pelo incrivel trabalho.

  • Olá, Felipe! Não ouvi ainda este podcast (mas já baixei e passei pro celular. risos) mas quero fazer um pedido e uma ressalva ao mesmo tempo: No programa anterior você falou que João Goulart tinha sido o único presidente jogador profissional, mas caso vocês tivessem feito um Fronteiras sobre o RN, saberiam que Café Filho já foi goleiro do glorioso Alecrim Futebol Clube, que já foi um dos “grandes” do estado mas recentemente foi rebaixado no estadual pela primeira vez.

    Um abraço, adoro os podcasts da casa, principalmente o FIF!

  • ótimo programa (como sempre). Queria apenas dar uma ideia. Não vejo vocês explicando as bandeiras dos países ou estados (lembro de alguns apenas, como Suíça, MG, SP, etc). Acho que seria bem legal.

  • Mais um excelente episódio, como de costume. Apenas uma pequena ressalva: o suposto casamento entre Salomão e a rainha de Sabá é mais lenda do que fato. O episódio relatado pela Bíblia mostra um encontro entre dois chefes de Estado. Tem gente que tenta encaixar a rainha de Sabá no relato de Cantares de Salomão (outro livro bíblico), mas isto também está incorreto.

    Quem defendia muito essa visão do casamento entre Salomão e Bilqis (um dos prováveis nomes da rainha) era a própria monarquia etíope, que defendia uma linha sucessória originada do romance entre os dois e que terminou com Ras Tafari. Esse relacionamento tbm foi romantizado no cinema, tendo até mesmo um filme de 1995 estrelado pela Halle Berry.

  • Acho q vcs esqueceram do pontto mais importante da história do futebol Jamaicano, o amistoso preparatório da Jamaica para a copa de 98 contra o Corinthians em Serra-Negra. Acho que isso nao foi lembrado por motivos clubistas pois o Palmeiras ou São Paulo nunca ganharam da Jamaica de 4 a 0.

  • Aí galera, na parte de jogadores ingleses com origem jamaicana, queria dizer que vocês se esqueceram dos também campeões ingleses Ashley Young pelo Manchester United em 2012/13 e Danny Simpsom em 2015/16 com o LCFC, filho de pai jamaicano e mãe inglesa branca, como é o caso de Ox-Chamberlain (craque do Liverpool que vai salvar nossa temporada), Kyle Walker e Theo Walcott.
    E também quero deixar meu sentimento, como torcedor do Liverpool há uns 13 anos (quase 3/4 da minha vida) de divisão em relação a Sterling, também conhecido como judas, que apesar de ser um traíra e mercenário (sem clubismo) e que saiu do clube da pior maneira possível, é um cara que acaba por vezes sendo ativo em causas relacionadas a caridade e luta contra o racismo.

  • Fronteiras sobre Portugal, por favor!
    Moro em Lisboa. Posso ajudar em algo caso seja necessário.

  • Ótimo programa!
    Façam um sobre as Malvinas, por favor!

  • Rafael Marzall Zanotto

    o campeonato jamaicano deve ser inspirado no Scottish Premiership…

    São 3 fases com 12 equipes:

    1ª fase:
    todos contra todos em ida e volta…
    22 jogos por equipe

    2ª fase:
    todos contra todos em 1 turno…
    11 jogos por equipe

    3ª fase:
    6 primeiros jogam em 1 turno…
    6 últimos jogam em 1 turno…
    5 jogos por equipe…

    total de 38 jogos por equipe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.