Xadrez Verbal Podcast #171 – O mundo inteiro na volta das férias!

Acabaram as férias! Estamos de volta! Saiu da jaula o monstro! Um programa com um mês de conteúdo, passando pelo mundo inteiro. São quatro giros de notícias, mais os três blocos principais, que serão temáticos. Ou seja, um grande giro pelo mundo inteiro. Tem Macedônia, Israel, surra no Brexit, Japão, protesto na França, Colômbia, shutdown nos EUA, Odebrechquistão no Peru, eleições no Congo, orçamento do México, terrorismo na África Oriental, hackers na Alemanha, Netanyahu no Brasil, golpe no Gabão, Kim na China, protestos no Sudão, posse de Bolsonaro, etc. Além disso tudo, uma quinzena na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais abrem o ano de 2019 do podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Livro Como Curar um Fanático, de Amós Oz

Livro La Patagonia Rebelde, de Osvaldo Bayer

Livro Un Viaje Por el Infierno, de Alberto (Gato) Gamboa Soto

Música Kemarin, da banda Seventeen

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

67 Comentários

  • Bom do calor é que precisei tomar vários banhos ao longo da semana, e em cada um eu ouvia um pedaço do podcast. Comprei uma daquelas caixinhas de som bluetooth à prova d’água. Então tenham em mente que enquanto escuto suas vozes estou nu e molhado.

  • Excelente programa! Quanto mais longo melhor. Só queria comentar que, em realidade, Laurent Gbago e Charles Blé Goudé não chegaram a ser condenados pelo TPI. Eles foram absolvidos por maioria pela respectiva câmara de julgamento de primeira instância. Eles estavam custodiados a título de prisão cautelar, e a mesma câmara havia decidido pela soltura deles, mas a câmara de apelações decidiu por mantê-los presos. A tendência é que a absolvição seja ainda analisada em grau recursal. Lembrando também que na mesma situação – possíveis crimes cometidos na Costa do Marfim – foi indiciada a esposa do Laurent, a Simone Gbago, que o governo marfinense nunca entregou ao TPI, apesar das solicitações do mesmo. Abraço!

  • Salve,

    ainda estou na primeira hora e meia do programa, mas já queria comentar duas coisas:

    1) Não sei se vcs fizeram de propósito e chegam a comentar isso em algum momento, mas ficou linda a relação entre o título do programa lá no Castbox, mas que infelizmente não se repete aqui na postagem — “Acabou a mamata” — e o número do programa — 171 –, que aqui no Rio pelo menos, mas acho que também em outras partes do país, em referência ao artigo sobre estelionato no código penal, significa mentira, caô. Acabou a mamata? Caô!

    2) Final paulista da Copinha que nada, Vascão na final. O Matias que me perdoe, mas vamos repetir 92. E creio que Filipe, torcedor do nosso co-irmão Palmeiras, vai concordar comigo.

    Se rolar, mandem um abraço para mim, para minha companheira Elaine e para meu filho Heitor.

    Abração!

  • Vi de onde vcs aprenderam sobre essa moeda, doleta: https://doleta.gov/OA/usmap.cfm
    Daqui a pouco vão falar da petrodoleta: a moeda do trabalho dos petroleiros, plataformas oceânicas, refino… rsrs

  • Muito Feliz ter sido sorteado no CONACD com as aulas do Filipe. Já fico com vocês a semana toda nos dois podcasts… estarei com o Filipe por mais algum tempo! #Grato!

  • Filipe, quando você falou dos uniformed services (que incluem as três forças armadas e outros serviços organizados por patente), ficou faltando o mais bizarro, que é o Public Health Service, que é um corpo de médicos liderado pelo surgeon genera”, que costuma aparecer em séries como The West Wing. O engraçado é que costumam traduzir “surgeon general” como “cirurgião-geral”, mas como é uma patente, deve ser “General-Cirurgião”.

  • Leonardo de Morais Salviato

    Olá Filipe e Matias,
    só queria agradecer pela companhia e pela maravilhosa fonte de informação que vocês foram para mim, nos últimos 2 anos. Hoje, dia 24/01/2018, recebi o resultado que passei no vestibular da Fuvest e vou estudar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, (Serei um “parceiro” de USP de vocês heheh).

    Enfim, obrigado mesmo, vocês foram e são muito importantes para mim!!!

  • Escutei tudo de uma vez!!!

  • GRADE PROGRAMA agora gostei como todos os outros mas já que seria inviavel todos der mais de 4 horas fica aqui o meu abraso !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.