Xadrez Verbal Podcast #169 – Armênia, Brexit e casos de espionagem

Chegou no seu feed mais uma edição da sua revista semanal de política internacional em formato podcastal! No programa de hoje recebemos novamente Heitor Loureiro, o expert em assuntos da Armênia da casa, para comentar as eleições no país que consagraram Nikol Pashinyan como premiê do país.

De lá passamos para os casos de espionagem que sacudiram o mundo na última semana; o acordo de Maria Butina, a prisão de dois canadenses pela China e ainda a novela da executiva da Huwaei detida no Canadá. Vamos para o Reino Unido, onde Theresa May sobreviveu ao voto de desconfiança de seu partido, mas só por ninguém querer ter que lidar com o Brexit. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana, dicas culturais e um Menino Neymar cinematográfico fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Filme Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman)

Quadrinho Batman: Noël (adaptação de Um Conto de Natal, do Charles Dickens)

Filme Filadélfia

Música de encerramento Ambush, do Sepultura

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:12:06 – Giro de Notícias #1
  • 00:29:45 – Coluna Aberta: Eleições na Armênia, com Heitor Loureiro
  • 00:39:41 – Efemérides: A Semana na História
  • 00:48:26 – Match: Tretas de espionagem
  • 01:09:49 – Xeque: Brexit, Reino Unido e União Europeia
  • 01:40:13 – Gambito da Dama: Direitos Humanos e viés de gênero
  • 01:51:18 – Giro de Notícias #2
  • 02:04:53 – Menino Neymar
  • 02:09:52 – Peões da Semana
  • 02:11:22 – Sétimo Selo
  • 02:17:39 – Música de encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

31 Comentários

  • Olá! Parabéns pelo programa! Comecei escutar faz uns 2 anos quando mudei para SP (vim de Parauapebas-PA [próximo do maior projeto de exploração mineral do mundo, Carajás] para fazer Filosofia na FFLCH – larguei o Direito na UFPA/UNIFESSPA).
    Aprendi escutar o programa por blocos durante a semana enquanto estou nas minhas rotinas cruspianas. E acabei desenvolvendo um gosto especial por política internacional, chegando a comprar um livro (p.s. quem tá com o livro do José Flávio Sombra Saraiva emprestado da Florestan Fernandes, por favor, devolver)

    Manda um abraço para galera do CAF (Centro acadêmico de Filosofia), tem vários ouvintes lá. Recentemente ganhamos mais um ano de gestão aberta e autônoma com a chapa “ataque da coruja antifascista” (mais de 68% do votos válidos). #AutonomistasWins

    Outro abraço pro Abner. Compartilho com ele a administração da pagina Filosofia Moderna (memes hehehe)

    E um beijo pra minha namorada, Mariana Kurowski. É uma ouvinte (escutamos por muitas vezes o programa juntos), ela também é estudante da Filosofia (saiu da Medicina-UNIFESP hahaha) e membro do CAF.

  • A razão que Raúl Juliá topou em ser o Bison no Street Fighter foi porque seus filhos eram fãs do Street Fighter, e ele estava morrendo de câncer, e mesmo assim ele se preparou para “chutar o traseiro” de Jean Claude Van Daame e interpretar Bison, tudo para ser um presente final a seus filhos.

  • O QUE ACONTECEU COM O AUDIO AS 2HS E 5MIN DO PROGRAMA???

  • Eu escuto o xadrez verbal enquanto estou saqueando e queimando vilas do reino inimigo no Mount & Blade Warband!

  • Gente, a mixagem do podcast no Spotify, em torno dos 127min, tá uma boxta: o volume da musica duplica e nem dá pra ouvir mais o pessoal comentando o quadro “Menino Neymar”.

  • Sobre as subidas e descidas nas Pirâmides, uma curiosidade meio mórbida que acabei encontrando durante meus estudos para o CACD. Durante a primeira experiência histórica das Forças Armadas brasileiras em missões de paz da ONU, a UNEF I (1957-1967), os soldados brasileiros costumavam fazer turismo na região durante seus períodos de folga. Em um desses passeios, no ano de 1964, o soldado Antonio Salvador da Silva caiu da pirâmide Queops (a mais alta) de uma altura de 100 metros e veio a falecer imediatamente. Foi uma das primeiras baixas na nossa história de participação em missões de paz da ONU.

    Para maiores informações segue o link de uma Dissertação que apresenta um documento que referencia o fato (página 112)

    http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/ri/2781/5/A%20história%20do%20Batalhão%20Suez.pdf

  • PABLO RODRIGUES DE CASTRO

    Filipe, pode deixar os links do episódio anterior no programa atual? Pois quando eu entro aqui: https://xadrezverbal.com/tag/podcast/ Não está atualizado em ordem, o último sem ser esse é o programa 146. Aí fica difícil de eu encontrar pelo sites os programas antigos pra ver quais de meu interesse para ouvir (Sou um ouvinte recente)

  • Marcos Zeve Azevedo

    Deixo aqui meu repúdio ao preconceito cinematográfico do Filipe que não foi capaz de reconhecer o valor artístico de Piranha II – Assassinas Voadoras, que é daqueles filmes que vão tão longe que dão a volta e retornam obras primas. 😀

    Também, mesmo que não haja um programa completo até o fim do ano, creio que vale ao menos um especial do caso Cesare Battisti.

  • O melhor programa de geopolítica e dono de boa parte da minha ansiedade pelo final de semana. Gostaria de sugerir um especial com as leis mais estranhas e pífias; por exemplo minha cidade exije que escola que possuam pássaros, especificamente, de estimação contratem um veterinário como funcionário. E recentemente aprovaram a regulamentação de aplicativos de transporte, obrigando o motoristas a ter “curso de formação que abranja às áreas de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica…” e outras pérolas.
    Link: https://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2018/12/noticias/regiao/2353363-vereadores-aprovam-regulamentacao-de-aplicativos-de-transporte-em-sao-leopoldo.html

  • Olá, Filipe (sic) e Matias!

    Sou estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo CEDERJ/UERJ e tenho 20 anos, ouço o Xadrez Verbal desde 2016.

    No final do programa, vocês comentam sobre saneamento básico na Índia e no Brasil. Fiquei surpreso ao saber esses dias que a diarreia causada por falta de saneamento básico adequado mata 2.195 crianças por dia e faz mais vítimas do que a Aids, a malária e o sarampo juntos sendo a segunda causa de morte em meninos e meninas entre 1 mês e 5 anos no mundo (OMS, 2017).

    Convido os ouvintes a pesquisarem sobre a existência do Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB) nos municípios em que vivem. Moro em Nova Friburgo/RJ e a cidade possuía um PLAMSAB pronto desde 2015 sem aprovação pelo poder público, uma realidade de diversos municípios de médio porte principalmente no interior. Um dado alarmante é que menos da metade dos municípios brasileiros possuem um PLAMSAB, contribuindo para superlotação nos postos de saúde, perda de dias letivos e diminuição de produtividade.

    Muito obrigado pelo conteúdo relevante e acessível.

  • Hahaha que isso quem acha que os governos militares tinha corrupção é de ESQUERDA hahaha.

  • Guilherme de Carvalho

    Olá Filipe e Matias

    Em relação aos pobres investirem em bolsa de valores, acho que quem falou isso foi o Donald Glover na serie Atlanta. No programa foi dito Danny Glover (Ator de maquina mortífera). Ou estou enganado?

    Excelente programa, sou fã de vocês.

    Abraços!

  • Finalizar este último podcast com Ambush do Sepultura foi foda demais! Parabéns pelo excelente trabalho!

  • Sobre a prisão da executiva da Huawei, eu ouvi em um episódio (#192) do podcast “Canadaland”, que essa prisão tem motivações políticas, principalmente influenciada pela trade war. Segunda uma convidada do podcast, ela disse que várias empresas, como: HSBC, JP Morgan, TD bank e Bank of America, já desrespeitaram sanções, e não tiveram nenhum executivo preso.

  • Escutando xadrez vrebal enquanto mato gregos e espartanos no assassins creed odisseia!

  • Sobre o Chico Mendes, deixo uma curiosidade. O mandante de seu assassinato foi o fazendeiro Darly Alves. Ele era natural de Nova Jerusalém, uma cidadezinha do noroeste do Paraná que tinha muitas madeireiras devido a grande quantidade de Peroba na região (e que fica próxima a minha cidade natal). Nova Jerusalém passou pela Grande Geada de 1975 que arrasou as plantações de café e hoje é conhecida como uma cidade que foi engolida pelo tempo.

  • Sobre o Chico Mendes, estava esperando como dica cultural a música Cuando Los Angeles Lloran, da banda mexicana Maná, excelente por sinal.
    Por favor, mandem um abraço para a minha esposa Patrícia e minha filhinha Helena que sempre me acompanham na audição do programa nas nossas viagens semanais. Abraço a todos.

  • Gurizada
    Acho que tivemos uma canelada aqui
    Nas dicas culturais, o Filipe diz que o Conto de Dickens é o do Grinch. Mas o grinch é do Dr. Seuss
    Abraço.

  • Bom dia a todos!
    No comentário do atentado terrorista ao mercado de Strasbourg faltou informar que o assassino Chérif Chekatt tinha ascendência marroquina, também era conhecido por frequentar os círculos radicais do Islã na cidade e era identificado como “fiché S” pela Direção-Geral de Segurança Interna (DGSI) devido à sua alegada radicalização.
    Forte Abraço!

  • Uma pergunta (nada a ver com o episódio):
    Eu estava pensando, e pensando, e pensando; sobre o Brasil reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
    Minha pergunta: numa futura mudança de governo (democracia é isso), apesar de não voltar para TelAviv, um presidente poderia colocar essa embaixada em Jerusalém como embaixada mista em Israel e Palestina, declarando que reconhece a cidade como corpus separatum (acho que escrevi errado) e como capital dos dois países? Não pergunto quanto a repercussão com Israel, mas a possibilidade legal disso.
    Um beijo no ângulo de Treitz.

  • Menino neymar para esse o bloco do menino neymar. A música cobriu a voz de vocês!

  • Olá Matias e Filipe!!
    Conheci o Xadrez Verbal através da Priscila Zillo, em uma preparação para o concurso da ABIN, É difícil encontrar sites, podcasts ou veículos de imprensa que tratam com tanta riqueza o tema de política internacional. O trabalho de vocês é nota 1000…
    Vocês são o meu Almanaque Abril 84, 85, 86, 87, 88 …
    Ainda não ouvi ainda o Fronteiras Invisíveis, mas acredito que também seja sensacional.
    Desejo muito sucesso para vocês.
    Um grade abraço!

    André Luís
    Gama/DF

  • Sobre o Sepultura ser a banda que mais mistura elementos indígenas nas músicas. Não é mais. Sugiro ouvir a banda Arandu Arakuaa.

  • Oi, gente. Acho que teve uma barrigada quando vocês comentaram sobre as medidas do Senado dos EUA em relação ao assassinato do Khashoggi. O Filipe diz que o Congresso não pode pegar o Jamal Khashoggi e julgá-lo, mas acho que ele quis dizer pegar o MBS.

    Um beijo, um queijo e um saco de caranguejo.

  • Por curiosidade, o Maná (banda mexicana) também tem uma música em homenagem ao Chico Mendes, “cuando los angeles lloran”.

  • Sheilla Andrade Bertolini

    Olá Filipe e Matias! Eu e meu amado esposo Luiz Felipe ouvimos o Xadrez Verbal juntos nos finais de semana. E isso está meio que virando uma tradição de família inclusive, pois nossos filhos (Manuela de 12 anos, e Samuel de 9 anos) ouvem por tabela. Registro aqui nosso “Ahhhhh” de decepção pelo recesso que vocês darão: estávamos contando com o próximo episódio para ouvirmos juntos no sábado dia 22/12, quando estaremos viajando de Cianorte/PR para BH para passar o natal com a família. A Manuela inclusive pediu para ouvirmos podcasts na viagem, e o Xadrez seria o primeiro da nossa lista. Mas, vocês tem moral e merecem descanso! Detalhe histórico: dia 23/12 faz um ano que ouvimos nosso primeiro podcast (AntiCast sobre Decolonialismo), também na viagem para BH. Conhecer o Xadrez e o Fronteiras veio na sequência, e grudamos em vocês desde então! Parabéns pelo trabalho! Como professora e coordenadora de escola, divulgo veementemente a produção de vocês! Já conhecia o Nerdologia e amei esse negócio de podcast: academia sem podcast é um suplício!! Desculpa o textão e, se rolar, manda um abraço aí pra gente, especialmente para os filhotes! Obrigada por tudo!

  • Filipe, Mathias como retrospectiva do ano seria interressante vcs comentarem os peões promovidos e os rebaixados e o que aconteceu de lá para cá, acredito que não será realizado, pois são muitos programas e demanda muita pesquisa,mas não custa sonhar, abraços e bom 2019

  • Filipe, Mathias, por favor, explanem essa dúvida cruel deixada pelo Paulo Ghiraldelli nesta cabeça: Anti-Sionismo leva de fato e necessariamente ao Anti-Semitismo?

    Vídeo em questão: https://www.youtube.com/watch?v=OGuoXa8xzkQ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.