Xadrez Verbal Podcast #164 – Bolsonaro no Brasil, sul da Ásia e EUA

Chegou no seu feed mais uma edição da sua revista semanal de política internacional em formato podcastal! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até os Estados Unidos, falar das últimas notícias em relação ao país. Caravana de imigrantes, atentado em sinagoga, eleições de midterm, mudanças na lei de nacionalidade, tudo isso! Passamos pelo sul da Ásia, onde tem crise constitucional no Sri Lanka, estátua gigante na Índia, acordo em Myanmar e blasfêmia.

E, principalmente, ficamos aqui no Brasil, avaliando o que já saiu sobre a política externa do presidente eleito Jair Bolsonaro, os riscos e ganhos possíveis. Além, é claro, da recepção internacional ao resultado. Giramos pelo mundo, economia com a professora Vivian Almeida, a semana na História, peões da semana, dicas culturais e um Menino Neymar com a professora Ana Luisa Demoraes Campos fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Filme Os Gritos do Silêncio

Filme A Outra História Americana

Documentário Chicago Boys

Música Presente, do Fracasso

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

00:14:32 – Giro de notícias #1
00:27:51 – Coluna aberta: Sul da Ásia e crise do Sri Lanka
00:51:03 – Efemérides: A Semana na História
00:56:15 – Match: Estados Unidos
01:35:06 – Xeque: eleições no Brasil e América Latina
03:05:32 – Gambito da dama: Reservas internacionais
03:22:31 – Giro de notícias #2
03:31:29 – Menino Neymar especial
03:38:38 – Peões da semana
03:40:51 – Sétimo selo

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

72 Comentários

  • Igor Coura de Mendonça

    Excel é vida, paz e serenidade. Word é caos e anarquia. Power Point é terceira via.

    (comentando enquanto ouço)

  • Pessoal, como sempre, ótimo programa.
    De forma bem breve, esterilização é a emissão de título com o objetivo de “enxugar” excesso de moeda estrangeira. Isso se fez necessario durante o período Mantega, quando o excesso de liquidez global pós quantitative easing inundou os BRICS. O que o Paulo Guedes diz é o balanço do BC ta excessivamente ativo em dolar e passivo em real, por causa dessa esterilização, e o dolar a 5 é uma boa oportunidade pra desfazer esse cenário: vender dolar e recomprar essa dívida.
    Sabendo disso, nenhum maluco vai comprar dolar a 5 agora, porque essa reversão vai fazer o dolar despencar. Afinal, eh uma venda de 100 Bi de dolar!
    Tentei ser sucinto, me avisem se não ficou claro.

  • Em relação a visita do Bolsonaro ao Chile primeiro, talvez seja em razão de uma estratégia político-partidária em romper com a tradição petista. Isto porque, tanto Dilma quanto Lula visitaram a Argentina em suas primeiras viagens após eleitos. Entretanto, Bolsonaro não é nenhum pioneiro, já que Fernando Henrique, amigo pessoal do presidente chileno à época Ricardo Lagos, visitou o Chile antes da Argentina em 1995.
    No mais, agradeço pelo ótimo programa e peço que vocês mandem um abraço para a minha mãe (ouvinte do xadrez), para a turma do 6° período de Direito da Puc Minas – campus Barreiro e especialmente para a Iara.

  • Filipe e Matias,
    Ótimo programa, análise racional sem propaganda. O Xadrez Verbal dá um pau no AntiCast graças a essa postura de vocês. Se der, mandem um salve pra Antonioni e Amanda, de Paudalho-PE.

  • Tenho muita esperança que este governo vai tirar do PCC, CV e FdN o monopólio da maconha.
    Trabalho com isso faz 5 anos na California e nos tempos em que trabalho no processamento pós colheita é podcast 8 horas por dia.
    Vcs so um dos melhores. Parabens e obrigado.

  • Caro Filipe e Matias, sou estudante de Relações internacionais pela Unip e ouço o podcast desde o inicio do ano, desde então venho tentando convencer meu amigo Guilherme a ouvi-los e ele sempre diz que vai mas nunca ouve.
    Peço que mandem um salve para ele e assim ele com certeza irá querer ouvir e assim como eu será um daqueles que os prestigiam.

    Continuem com o trabalho incrível que fazem, um beijo no Ílio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.