Xadrez Verbal Podcast #152 – Venezuela, Oriente Médio e América Latina

Mais uma edição da sua revista semanal de política internacional em formato podcastal! Neste programa, gravado excepcionalmente na quinta-feira, Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até a vizinha Venezuela. Tivemos um atentado contra Maduro, organizado pela oposição, treinada pela Colômbia? Ou é uma farsa para que Maduro consiga centralizar ainda mais poder? Ou foi apenas um botijão de gás que explodiu?

Viajamos também pelo restante da América Latina, da Nicarágua até a Argentina, com notícias desde posses presidenciais até furto de jóias de Estado. Damos um panorama do Oriente Médio, com sanções no Irã, protestos dos drusos e o rompimento entre sauditas e o Canadá. Giramos pelo mundo, uma mudança na semana da História, os peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Filme Cães de Aluguel

Filme O Cidadão Ilustre

Música Express Yourself, do N.W.A.

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

26 Comentários

  • Olá, Matias e Filipe. Também temos uma Adrianópolis aqui no Paraná.
    rsrsrs. Fica no extremo norte da Região Metropolitana de Curitiba (no Vale do Ribeira).

    https://www.google.com.br/maps/place/Adrian%C3%B3polis+-+PR/@-24.7887289,-49.0994168,10z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94c3515e2ceb0c3f:0x71be644db44e1e71!8m2!3d-24.7593123!4d-48.8397403

  • Só um detalhe periférico sobre a data da escaramuça entre a Arábia Saudita e o Canadá (apesar de a Folha ter noticiado que foi na segunda de manhã mesmo): Domingão não é fim de semana na Arábia Saudita, lá eles param sexta e sábado.

  • Juliano Julio (JJ)

    Vai ter especial sobre a história da gloriosa URSAL??

  • Fui chegar na crush perguntando se ela sabia que a 1640 os godos venciam a batalha de Adrianópolis, ela visualizou e não respondeu… A única explicação lógica é que está se derretendo. Apaixonou já, muito obrigado pela dica, Filipe!

  • Oi, Filipe e Matias!
    Sou um ouvinte de longa data e nunca comentei aqui. Primeiramente eu gostaria de agradecer por esse excelente trabalho que vcs fazem. Tenho 25 anos, sou formado em engenharia e era um completo ignorante em história e política internacional. Hoje me sinto muito confortável em debater sobre esses temas com qualquer pessoa. Posso dizer que vcs ajudaram a abrir minha cabeça para muita coisa e a construir a pessoa que sou hoje. Atualmente estou desempregado, mas espero contribuir com o trabalho de vcs assim que passar em um concurso.
    O que me trouxe aqui nos comentários hoje foi a fala do Filipe de que a Colômbia não é um país bolivariano. Para mim, os países bolivarianos eram justamente aqueles que se tornaram independentes graças a Simón Bolívar. Vocês estavam se referindo a Colômbia não ser um país que segue a ideologia bolivariana, como é o caso da Venezuela?
    Obs.: Me desculpem se falei bobagem, sou de exatas hahaha.
    Um abraço!!

    • A estória da Bolívia das jóias presidenciais bolivianas é um pouco mais bizarra porque o responsável pela guarda, quando o avião atrasou, foi matar o tempo num bairro conhecido pela prostituição e tráfico e o seu carro foi assaltado… o que estaria fazendo ?

  • O título é “VENEZUELA, ORIENTE MÉDIO E AMÉRICA LATINA” ou “O ataque dos drones”????

  • Thor Gabriel Martins

    Felipe o Haiti também deveria ser parte da gloriosa nação de URSAL?

  • Olá, Filipe e Matias
    Gostaria de parabenizar a vocês pelo ótimo trabalho que fazem com o podcast, acompanho o programa desde 2015. Agradeço ao Xadrez Verbal por ter me ajudado muito na prova da Olimpíada Brasileira de Geografia, inclusive em uma das questões havia um texto do Filipe tratando da desnuclearização da Coreia. Inclusive aproveitei pra recomendar o programa aos meus colegas de prova! Se puderem, mandem um salve pra minha colega de classe Emily Porto, que começou a assistir ao podcast recentemente, e também para os seus ouvintes das Minas Gerais. Um abraço!!!

  • Primeiramente:
    Parabéns, Jovens!
    Ótimo programa.

    Sobre o símbolo da vergonha sueca: o Vasa, a pronuncia, em portugues, seria algo bem similar a “vóssa”.
    Em absoluto é um puxão de orelha, mas como o nome vem da casa dos regentes, vale dar aquela caprichada na pronuncia.
    😉

  • Olá, caros FElipe e Matias. Há um tempo prometi via twitter que assim que voltasse a trabalhar me tornaria um apoiador desse programa maravilhoso. Como promessa é dívida, vou apadrinhá-los e não faço mais que minha obrigação, já que sou ouvinte assíduo e vocês já me salvaram de horas incontáveis de tédio.

    Programa excelente, diga-se de passagem.

    Grande abraço,

  • Gustavo Meira Menino

    Olá, Filipe e Matias! Acompanho vocês há um tempo e atualmente tenho tido muito tempo para ouvir os podcasts, então acabei escutando praticamente todos. Gostaria de saber se vocês indicam algum outro podcast interessante, não necessariamente parecido.
    Abraços!

  • Olá, Filipe e Matias
    Não sei se alguém já falou isso para o Filipe, mas o cérebro não é um músculo, embora muitas pessoas fazem esta analogia com o cérebro ser um músculo para indicar que ele deve estar sempre em atividade, andei pesquisando sobre isto estes dias porque eu realmente fiquei intrigado com isto e até cheguei a pensar que o cérebro era um músculo e eu não tinha aprendido (ou esquecido).

    Tem um outro assunto interessante para comentar, a revista Fortune fez uma matéria falando sobre a possibilidade de ocorrer uma nova crise, e acabou fazendo um paralelo com a guerra comercial entre o EUA e a China, eles argumentam no artigo que essa guerra comercial pode acelerar o surgimento de uma nova crise, principalmente porque o Trump está sancionando algumas medidas econômicas digamos assim duvidosas.

    http://fortune.com/longform/economic-expansion-end-is-near/ (Aqui o link para quem quiser ler)

    E por último, eu convidei a minha professora de Direito e Globalização Ana para ouvir o Xadrez Verbal, ela mostrou interesse e disse que iria ouvir (falei semana passada), peço que mandem um abraço ai para ela. Aliás, na aula dela eu tive que me conter inúmeras vezes para não falar sobre alguns temas envolvendo geopolítica para não atrapalhar ela.

    Fica o agradecimento pelo podcast que sempre me faz rir e me tornar mais “inteligentão” sobre a política internacional.

  • Saudações, Filipe e Matias. Sou de Uberlândia – MG e conheci o Xadrez Verbal há cerca de um ano e desde então, não perdi nenhum. Sou policial militar e já “doutrinei” vários colegas que viraram ouvintes, especialmente os amigos Cabo Neto e Cabo Rangel.

    Abraaaaaaço!!
    Fábio Zavitoski

  • Olá melhores podcasters (os novos youtubers) do Brasil! Sou de Novo Hamburgo – RS. Parabéns pelo ótimo programa.

    Gostaria de pedir indicações, agora que fiquei sabendo que o Matias é anarquista, de podcasts que tragam essa perspectiva em seus programas. Conheço alguns pocasts de esquerda, mas todos parecem beber principalmente nas fontes marxistas e comunistas. Grato desde já!

    Forte abraço.

  • Olá, primeiramente ótimo podcast. Fiquei surpresa em ouvir o nome do Waldomiro Vergueiro, não lembro minha nota de quadrinhos, mas essa matéria me fez gostar de shoujo mangá. O Vergueiro também é leitura obrigatória para área de biblioteconomia, e era um dos professores mais legais da biblio de SP. Abraço!

  • Grande Filipe e Matías, boa tarde! Como vão?

    Gostaria de sugerir uma pauta, talvez para um programa especial, que aborde as propostas/pensamentos de cada candidato (sim, eleições brasileiras) para a PEB, caso eleitos.

    Apesar de termos uma clara noção de posicionamentos, não parece-me haver algo concreto até agora. Talvez falar com responsáveis de cada legenda sobre o assunto ou algo assim, não sei. Seria um trabalho hercúleo, mas um panorama sensacional para quem ama Política Internacional (e para quem é CACDista).

    No mais, abraços e continuem com o ótimo trabalho.

  • Não sei se foi intencional, mas “Rodrigo Maia do DEMO” foi sensacional! :D:D

  • Filipe, Matias! Boa noite!

    Primeiramente, o Vasco merece mais respeito no programa! Tem time ai que tem muito mais vices em sua história, foi bi-vice ano passado em pleno Maracanã, mas a imprensa (e pelo visto vocês também) faz questão de caluniar a respeito do club com a história mais bonita do Brasil. Se o Tanguy não se manisfesta, eu que não vou me omitir. (hahaha)

    Agora sim! Meu nome é Fernando, tenho 26 anos e sou do Rio. Queria deixar aqui meu agradecimento à vocês.
    Sou formado em Ciências Contábeis por uma faculdade de finanças da minha cidade (tive aula com a prof Vivian, inclusive), porém nunca me achei profissionalmente como gostaria.
    Nos últimos dois anos, comecei a ouvir o podcast e vocês despertaram em mim um interesse muito grande por política e economia global, a ponto de me decidir por mudar o rumo profissional e optar por uma carreira que me pudesse vivenciar isto.
    Há cerca de um ano e meio, venho estudando e me preparando para um processo longo de provas e entrevistas. Finalmente, fui aprovado para cursar um Mestrado Profissional em Negócios Internacionais em San Francisco. Estou indo para lá agora e não podia deixar de agradece-los pelo conteúdo semanal, que me foi de fundamental importância nas entrevistas da faculdade, e me despertaram a focar nesse objetivo.
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

    Gostaria também de dar uma recomendação. Leiam o livro Por Que as Nações Fracassam, de Daron Acemoglu. Ele discute as diferenças entre instituições econômicas inclusivas e extrativistas, usando exemplos na história para ilustrar os motivos que originaram o fracasso e o sucesso econômico das nações. O livro explica muita coisa, principalmente a ligação entre governos autoritários e o atraso econômico gerado por eles no longo prazo.

    Por último, Filipe, tente participar mais do Nerdcast e principalmente, falar mais quando participa! hahaha… Você agrega muito, cara!

    Abraço! Sou fã de vocês!

  • Filipe, sobre aquele trecho do programa em q vc fala sobre filmes com heróis brutamontes da década de 1980 e do período da Guerra Fria, tem o filme que no Brasil se chama INFERNO VERMELHO, com Arnold Schwarzenegger no qual ele interpreta um policial soviético numa cooperação com um policial estadounidense na caçada a um traficante de drogas soviético na cidade de Chicago.

  • Xi Pufing ou Xi Poohing…

  • Julio Cesar Rolemberg Menacho

    Olá Filipe e Matias!
    Primeiramente gostaria de parabenizar-los pelo ótimo programa e por me introduzirem a esse mundo dos podcast. Comecei a ouvir a 1 ano atras e ele serviu como porta de entrada para esse maravilhoso mundo de Podcasts. Gostaria de ter tido a oportunidade de conhecer o trabalho de vocês a mais tempo, visto que ele abriu a minha cabeça para muitos assuntos, despertando uma curiosidade e um pensamento crítico que eu não sabia que tinha.
    Atualmente moro em Natal/RN e sou formado em Eng. Química, porém os ouço no meu trajeto semanal até Guarabira/PB, que é onde trabalho. O trajeto que percorro tem a coincidência de ter o mesmo tempo que a media da maioria dos programas kkkk e como sempre viajo só, vocês são os meus companheiros de viagem.
    Por último, gostaria de fazer um adendo no ultimo programa. A historia do roubo da medalha e faixa presidencial na Bolívia é ainda mais caricata do que foi reportado por vocês. O roubo aconteceu quando o militar que estava a cargo das “joias” entrou em vários prostíbulos da região de El Alto, deixando a mochila com os objetos dentro do carro, que foi roubado. Ele inclusive bateu em algumas das mulheres com as quais estava, achando que elas que tinham realizado o roubo. A noticia completa pode ser observada no jornal EL DEBER, da cidade de Santa Cruz de la Sierra.
    https://www.eldeber.com.bo/bolivia/Medalla-y-banda-presidencial-16-horas-en-vilo-de-un-prostibulo-a-una-iglesia-20180808-9231.html

    Abraço e continuem com o excelente trabalho!

  • Ola filipe e Mathias adoro o programa de vocês e agradeço por terem me interessado ainda mais no tema de geopolítica, como ainda estou no terceiro ano do ensino médio mas, já queria participar de algo que remete-se a esse assusto irei participar de uma simulação da ONU sendo o tema Refugiados e Deslocamentos Internacionais Forçados e no caso representarei a Venezuela,esse programa me ajudou muito principalmente para entender o ”atentado” que ocorreu.Novamente agradeço por sempre trazerem o melhor dos podcast sobre politica internacional e por favor me desejem sorte para o debate

  • Filipe e Matias, mandem um salve pros ouvintes de Marataízes – ES. Vocês são a melhor companhia para o trajeto de ônibus Vitória – Marataízes.
    Ps: Filipe, sobre a UFES, a pronúncia correta é Úfes e não Ufês kkkkkkkk

  • Algumas consideracoes:
    – Quando ouco Suécia, penso em bandas de rock/metaç
    – Cade a secao de comentarios dos ouvintes de cada Estado? Ja passou a vez dos ouvintes do Ceará? rsrs
    – Meu voto vai pra Xi Jin Puff.

    Sidney Alencar
    Cearense radicado em Toronto.

  • Olá Filipe, gostaria de saber por que você usa o termo “presidenta”. Sei que o termo é correto, mas gostaria de saber o motivo da sua escolha por esse termo um tanto incomum.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.