Fronteiras Invisíveis do Futebol #62 – Uruguai

Voltando à programação normal, cruzamos a fronteira mais meridional do Brasil. que nem sempre foi visível e em alguns pontos é desnecessária, como na conurbação entre Rivera e Sant’ana do Livramento. A terra dos charruas passou a ser chamada de Banda Oriental com a chegada dos espanhóis – no século XVI – referência a sua posição geográfica em relação ao rio Uruguai, de nome guarani. A região passou a ser disputada pelas coroas ibéricas, sempre que um conflito era deflagrado na Europa.

Esta situação permaneceu até a Guerra da Cisplatina (1825-28), quando os orientales finalmente conseguiram a sua independência. Contudo, o recém-formado país observou uma polaridade política muito forte entre Lavalleja x Rivera e posteriormente Blancos x Colorados, que se refletiu no futebol durante o século XX, já que Nacional e Peñarol construíram uma sólida hegemonia, tal qual os partidos tradicionais.

O quadro só se reverteu com o surgimento da Frente Ampla, no campo político, e os títulos dos cuadros chicos como Bella Vista, Central Español, Progreso e, principalmente, a dupla Danubio e Defensor, que revelaram muitos jogadores que contribuíram para a volta da seleção uruguaia ao cenário mundial, sob o comando do Maestro Tabarez.

Referências no programa

Em breve

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinatura

Filipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

2 Comentários

  • Esse tema é muito bom mas infelizmente esse foi o pior programa que vcs fizemos pq foi 80% do programa o Matias ficou lendo. E considero esse podcast uma ótima aula de história mas uma aula onde o professor só faz lê é uma aula chata e desinteressante. Espero que vcs melhorem.

  • Olá, amigos, já comentei algumas vezes no Xadrez Verbal, mas essa é a primeira vez que comento no Fronteiras. O podcast, como de praxe, é um trabalho incrível que vocês fazem e que, sempre que tenho oportunidade, indico pra amigos.

    No entanto, esse episódio do Uruguai teve o mesmo problema de um episódio antigo sobre a Colômbia (ou Venezuela, não lembro bem). O Grande Matias ficar apenas lendo uma sucessão de fatos além de quebrar totalmente a dinâmica de um podcast, torna o episódio extremamente entediante. Tentei ouvi o episódio quatro vezes e em todas, cinco minutos depois, me via pensando em coisas totalmente diferentes. O jeito tradicional de vocês, contando uma história como se estivéssemos em um bate-papo mesmo, além de muito mais legal, prende a atenção e a informação é recebida de forma bem mais eficaz.

    Essa foi apenas uma sugestão 🙂
    Continuem com o ótimo trabalho de vocês com os dois programas! um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.